Agosto 15, 2019

Reino Unido bane comerciais da Philadelphia e Volkswagen

Reino Unido bane comerciais da Philadelphia e Volkswagen
Reprodução

O Reino Unido baniu anúncios de duas grandes empresas por considerar que eles perpetuam estereótipos de gêneros. Os comerciais da Philadelphia e da Volkswagen foram autuados pela Advertising Standards Authority (ASA), órgão regulador de publicidade no Reino Unido.

Segundo a ASA, as campanhas infringem regras de estereótipos de gênero, que se tornaram mais rigorosas desde dezembro de 2018. As medidas funcionam para impedir que anúncios incluam "estereótipos de gênero que possam causar danos ou ofensas graves ou generalizadas".

O primeiro anúncio a ser investigado foi o da Philadelphia, que recebeu 128 queixas depois de ir ao ar na TV. O filme mostra dois pais atrapalhados que acidentalmente deixam os filhos em uma esteira rolante e trocam os bebês. As reclamações apontam para um reforço da ideia de que "homens não conseguem cuidar (bem) dos filhos sozinhos".

Em defesa, a Mondelez afiirmou que o objetivo do comercial era destacar o produto numa situação humorística em que os pais acharam tão delicioso que se distraíram momentaneamente enquanto cuidavam dos filhos.

Já no caso da Volkswagen, a ASA afirma ter recebido três reclamações do público, alegando que, mais uma vez, a representação de atividades de aventura e superação é feita por intermédio de homens, enquanto as mulheres aparecem em papéis mais "fofos".

A Volkswagen argumentou que a mensagem central de seu anúncio do eGolf é "a capacidade do espírito humano de se adaptar aos desafios e mudanças trazidos pelas circunstâncias", e também argumentou que os personagens foram mostrados realizando ações que não eram estereotipadas para um gênero.

As informações são do site Promoview.

Tags:
marketing
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!