Julho 08, 2019

RIC e NSC disputam espaço de notícias à noite

RIC e NSC disputam espaço de notícias à noite

Um olhar sobre os dois principais noticiários locais noturnos de TV, NSC Notícias e RIC Notícias, mostra que eles se diferenciam nos detalhes e que cumprem a missão de informar os catarinenses adequadamente. O noticiário da afiliada da Record tem mais tempo, mas se for comparado ao mesmo tempo de exibição, os dois tratam dos principais fatos do dia.

Na sexta-feira passada, a NSC apresentou três reportagens, duas intervenções ao vivo mais o meteorologista. A RIC somou também três reportagens, com um vivo a mais. Em número de assuntos a RIC foi mais abrangente com oito, ante cinco da concorrente.

As estratégias foram diferentes: enquanto a NSC explorou longamente o episódio da maré alta e a segunda parte da reportagem/denúncia da Marcha dos Prefeitos à Brasília, a RIC tratou de mais temas.

No terceiro bloco, quando a NSC já havia terminado o noticiário, a RIC apresentou mais três assuntos, com novas imagens ao vivo do trânsito. Os dois canais trataram também de falar de si mesmos, a NSC chamando o projeto comercial/editorial "SC que dá certo” e RIC o portal ND+.  

 

Crise sobre crise

A Rádio Guarujá perdeu um dos dois narradores: Clodoaldo Pereira pediu demissão. Ele e outros profissionais da emissora estão sem receber salários há seis meses. Alguns tem a ver, ainda, dinheiro de dezembro do ano passado.

Internamente, a pessoal sabe que a situação está difícil. Uma fonte "alternativa” de receita foi cortada pela Justiça: a Guarujá estava sacando adiantamentos de imóveis que recebeu em troca de um negócio com terreno em rua central.

Penhora de bem é outra realidade dura da Guarujá.

 

Marqueteiro

As sequelas da última campanha ao governo do Estado ainda estão bem visíveis. A derrota do candidato Gelson Merísio mexeu com as carreiras e o bolso de muita gente. Consta que há contas não pagas na praça, inclusive com o marqueteiro Fábio Veiga.

O ex-guru, no entanto, já atua nos bastidores pensando na eleição municipal do ano que vem, orientando informalmente um provável candidato.   

 

Fake News

Em pleno período da Vaza Jato, as gravações hackeadas que são publicadas pelo site "The Inteercept", surgiu no fim-de-semana o Pavão Misterioso, perfil de internet que transcreve o que seriam gravaçoes do jornalista Glen Greenwal, do marido David Miranda e do ex-deputado Jean Willys.

Óbvio que ninguém sabe oficialmente quem está por trás dessa operação, mas mereceu aprovação da direita brasileira, incluindo o filho presidenciável, Carlos Bolsonaro.

 

Merkel

Enquanto isso, na Alemanha, os tremores em público e uma possível doença da chanceler Angela Merkel são tratados com absoluta discrição pela imprensa alemã, uma das mais democráticas do mundo. É porque existe um código editorial tácito entre os veículos de que há uma separação do que é público - no caso o cargo - e a vida privada de Angela - uma possível doença.

O principal telejornal nacional dedicou apenas poucos segundos ao assunto. O acesso de 300 mil usuários ao YouTube para ver a tremedeira da chanceler de 66 anos foram criticadas. "Será isso diferente de pessoas que observam e filmam acidentes em estradas?", escreveu o jornal Trgerszeitung.

Realmente nada a ver com o que acontece abaixo da linha do Equador.

 

(*)Fotos/reprodução

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!