Maio 08, 2020

Semana chega ao fim sem a verdade sobre os respiradores

Semana chega ao fim sem a verdade sobre os respiradores

Até agora não sabemos quem fala a verdade na compra frustrada dos respiradores para Santa Catarina: o atual secretário da Casa Civil, Douglas Borba, ou o ex-secretário da Saúde, Helton Zeferino. As versões conflitantes não motivaram suficientemente o governador Carlos Moisés a neutralizar a crise de bastidores, identificando quem errou ou se aproveitou da situação. Prefere esperar a burocracia das várias investigações em curso e mesmo a CPI da Assembleia, que começa na próxima terça-feira, 12.

 

Chega ou não chega?

O governador está isolado em sua trincheira e espera que pelo menos amanhã, 9, cheguem os primeiros respiradores do pacote. Qual modelo? Ninguém sabe. O que parece correto é que a empresa Veigamed vendeu 200 de um modelo, por 33 milhões adiantados, e depois o trocou por um de menor capacidade e pelo mesmo valor. 

 

Veigamed

 

 

Aliás, essa Veigamed não foi devidamente investigada pela imprensa. Alguém já deveria ter ido à "sede" e batido à porta da casa do dono.

 

 

Problemas

Outros municípios enfrentam problemas dos respiradores. São Paulo teve compra bloqueada pelos chineses e também espera para amanhã a chegada de um pacote insuficiente para as necessidades. No Rio, o ex-subsecretário da Saúde e mais três pessoas foram presas pela compra superfaturada de respiradores e também por negociatas com hospital de campanha.

 

Epicentro

A Folha divulgou no início da semana. Ontem, 7, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta corroborou, junto com um professor pesquisador da USC, ouvido pela NSC. Santa Catarina pode ser o novo epicentro do país da Covid-19.

O governador Moisés desmentiu essa suposição na coletiva de quarta-feira, 6, e atribuiu a subida de casos à mudanças nas plataformas de computação.

Um aumento abrupto da pandemia e a crise dos respiradores seria algo de dimensões inimagináveis por aqui. E a torcida é para que as previsões errem totalmente. E que em nenhum caso falte respirador.

 

NYC

A CNN americana apresentou ontem à noite um vídeo editado pelo cineasta Spike Lee. Um hino de amor à Nova York, tremendamente atingida pelo vírus. Muito bonito, uma espécie de alívio na crise.

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!