Outubro 01, 2019

Sincronização em transmissões esportivas: a grande aposta do mercado publicitário

Sincronização em transmissões esportivas: a grande aposta do mercado publicitário
Reprodução

Você está assistindo à final do seu esporte preferido e, de repente, se depara com promoções relacionadas à partida. Sabe como a mágica acontece? Por meio de uma ferramenta de sincronização chamada TV SYNC. Nas transmissões esportivas, principalmente nos jogos de futebol - alvo dos grandes pacotes publicitários de mídia por serem considerados paixão nacional -, a utilização da ferramenta é garantia de sucesso, já que vem engajando e chamando a atenção de consumidores.

 

Mas como funciona a tecnologia?

Imagine uma ação de envio de mensagens em smartphones, no intervalo da final de um jogo, convidando os telespectadores a buscar uma bebida ou um snack para curtir ainda mais o segundo tempo. A ferramenta TV SYNC permite, justamente, sincronizar as mensagens on e off-line durante a transmissão de inúmeras modalidades esportivas, sejam elas basquete, vôlei, automobilismo, tênis, ou quaisquer outras.

Com uma estratégia planejada na utilização da sincronização dos universos on e off, é possível enviar mensagens para potenciais consumidores quando a partida começa, ao apito final do juiz, ou em outro momento marcante destacado pelo narrador, comentarista e repórteres de campo.

O diferencial das campanhas impulsionadas pelo moment marketing é a associação entre produtos ou serviços às necessidades circunstanciais. Apesar da ativação ser muito rápida, aparecendo nos ambientes digitais em questão de segundos após uma propaganda de TV, por exemplo, o impacto no consumidor é mais duradouro e dá abertura para que outras ofertas, dentro da expertise da mesma empresa, despertem o interesse dos potenciais compradores.

 

Por que o engajamento via sincronização é tão forte?

O aproveitamento dos momentos em que torcedores estão bastante envolvidos, como a confirmação da vitória de uma equipe ou um atleta, o início e o fim do evento, é infalível. E as mensagens nos mais diversos formatos (posts em redes sociais, e-mails, vídeos, ofertas de mídia programática, SMS, ajustes imediatos nos sistemas de busca, entre outros) reforçam ainda mais isso por gerar forte engajamento.

Um dos cases mais atuais do moment marketing que desenvolvemos para esportes foi a parceria entre Coca-Cola e Dominós para a venda de combos com códigos promocionais no Panamá, durante jogos da Copa Ouro CONCACAF 2019. A ação gerou conversões de vendas de 44% via televisão, 44% digital e os 12% restantes em out of home.

 

A vantagem competitiva do moment marketing

A sincronização, como já mencionado, só é possível porque uma plataforma de moment marketing monitora continuamente a programação televisiva, identificando temas e momentos relevantes e, a partir daí, ativa campanhas online nos momentos mais propícios, contando, também, com a análise dos retornos dessas ativações. A escolha dessas grandes possibilidades de marketing traz vantagens competitivas capazes de colocar uma marca no topo do ranking de envolvimento e engajamento.

*Ricardo Monteiro é CSO e COO da TunAd.

Tags:
artigos opinião especialistas
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!