Julho 22, 2019

Smarketing, conceito que veio para conectar marketing e vendas

Smarketing, conceito que veio para conectar marketing e vendas

Quando o assunto são equipes de marketing e vendas, a cena que comumente encontramos é o de cada uma atuando em lados opostos, a despeito da boa e velha cartilha que prega que, para o faturamento de uma empresa aumentar, é preciso os dois times jogando juntos. É mais fácil — e produtivo — colocar em prática estratégias que beneficiem a ambos. O motivo do "racha" não é apenas o pensamento ultrapassado de que marketing e vendas são "coisas separadas". Ocorre também porque ninguém quer assumir a responsabilidade de conectar um ao outro.

De acordo com uma análise da HubSpot, 87% dos profissionais das duas áreas classificam a outra como negativa. Traduzindo: dois importantes setores da empresa simplesmente não estão alinhados. O grande desafio é, portanto, promover a integração entre os departamentos para trazer resultados muito melhores. Essa integração chama-se Smarketing.

 

A lógica matemática explica melhor essa nova ferramenta.
Veja equação: sales (vendas) + marketing = Smarketing.

 

Quando as áreas de marketing e vendas de uma empresa atuam juntas e de forma colaborativa para alcançar resultados, está se exercendo o Smarketing. O conceito direciona as equipes para o mesmo caminho e mostra que jogam no mesmo time, ou seja, ambas têm o objetivo de ajudar a empresa a crescer e expandir o faturamento. Dessa forma, tornam-se mais assertivas e alinhadas, o que é fundamental para alavancar resultados.

Criar um processo que não só valorize o esforço das duas equipes, mas também permita medir o trabalho de cada um em toda jornada do cliente (funil), melhora a visibilidade dos esforços de marketing em todo o setor de vendas. Quando os objetivos se encontram bem alinhados, é mais fácil colocar em prática ações estratégicas que beneficiam os setores.

Com um propósito compartilhado, as duas equipes podem se concentrar em aumentar o faturamento e, por consequência, os lucros.  De acordo com um estudo da Aberdeem Group, quando alinhadas, as equipes de marketing e vendas conseguem aumentar em 20% o crescimento anual de uma empresa.

 

Com esse envolvimento todos ganham vantagens uma vez que:

- Vendas e marketing passam a falar a mesma língua;

- Promove-se a comunicação entre os setores, deixando claro o papel de cada um;

- As ações se alinham de acordo com o funil de vendas da empresa;

- Metas e prazos ficam definidos;

- Garante-se que os objetivos sejam alcançados.

 

É possível fazer do Smarketing a jogada certeira. Entenda que não se trata apenas de uma ferramenta para melhorar as vendas; ela ajuda os dois times a se entenderem, dialogarem e atacarem em conjunto na busca pelo crescimento. Muitas organizações já perceberam essa necessidade e trabalham para derrubar as barreiras entre os dois departamentos. Por intermédio de pequenas ações é possível estreitar os laços entre os times e contribuir para o cumprimento de seus objetivos de forma mais fácil. É simples definir as jogadas e colocar o time em campo com essa estratégia:

- Crie um ambiente agradável, mostrando a importância da integração entre ambos;

- Deixe a comunicação aberta;

- Identifique falhas de processo;

- Descubra novas oportunidades e comemore vitórias.

 

Agora, é "bola pra frente". Coloque os dois grandes times da empresa para atacar do mesmo lado!

 

*Por Beto Harger, CEO da Mega.

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Redação Making Of

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