Junho 10, 2019

Tactography - uma mostra para os olhos e dedos

Tactography - uma mostra para os olhos e dedos
Fotos Hermes Bezerra

Uma exposição que possibilita à pessoa com deficiência adentrar em um mundo até então desconhecido. Assim é "Tactography: para os olhos, para os dedos", de Gabriel Bonfim (foto), que teve sua abertura marcada por performance de dança da ACIC e a experiência inédita para os deficientes visuais ao identificar uma fotografia.

 

 

O vernissage da mostra, que chega pela primeira vez ao Estado, aconteceu no Museu Histórico de Santa Catarina com apresentação de dança da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) da Capital e a presença de artistas, autoridades, comunicadores e convidados.

 

O evento foi marcado pela experiência dos deficientes visuais e pela empatia do público ao "enxergar" a fotografia artística por meio do tato.

 

"O que é fotografia para um deficiente? Nada. Mas, com esta técnica, ele consegue contar e identificar o que tem na foto, isso é uma libertação, é devolver a sua cidadania, é a verdadeira inclusão", afirma Henrique Sales Rosica, presidente da ACIC Florianópolis.

 

Para Claudia Losso, diretora da Escola de Governo ENA, a exposição "é uma forma de acesso social que nunca existiu no Estado, revela uma iniciativa muito importante pois traz novidades para quem não é deficiente também. Confesso que foi bem difícil compreender como eles se sentem, pela pouca prática que temos de usar outro sentido para entender a fotografia desta forma. É uma experiência que todos deveriam passar".

A mostra, já consagrada pelo público na Europa e no Brasil, no eixo Rio-SP, ficará em exposição no Palácio até 28 de julho. 

*****

 

Viva as cores     Foto divulgação

Designers, decoradores, arquitetos e estudantes da área são esperados nesta quinta-feira, 13 de junho, para um bate papo com a especialista Ana Kreutzer, que falará sobre as cores de 2019 e a influência delas na vida das pessoas. A profissional é pesquisadora, consultora e educadora de cores no Estúdio Prisma.

O encontro é promovido pela Associação Brasileira de Designers de Interiores, Regional Santa Catarina (ABD SC) e ocorrerá a partir das 10h, na Sierra AB Home. Inscrições gratuitas no site da entidade: abd.org.br

***** 

 
 
Makeup artist   Foto divulgação
 
 
Monique Helena é quem celebra hoje mais uma volta em torno do astro rei. Parabéns, gata!
 
*****
 

APP prático

Aliando tecnologia e praticidade, a Rede Hippo lançou recentemente o inédito aplicativo Você Bem +, que coloca na palma da mão do usuário uma série de produtos diferenciados e experiências gastronômicas imperdíveis.

Inédito no varejo catarinense, o sistema utiliza a tecnologia de mapeamento de informações conhecida por "big data" para apurar preferências dos usuários, o que na prática garante promoções exclusivas e personalizadas para cada um. Quem instalar a novidade pela primeira vez ganha uma raspadinha com prêmios como vinhos, chocolates e cervejas especiais, que devem ser retirados na loja indicada na hora do cadastro.

Com o aplicativo ainda é possível criar uma lista e fazer suas compras pelo celular, com apenas alguns cliques. Ou ainda conferir dicas dos chefs e profissionais que atuam da Rede, pois o APP também oferece uma gama de conteúdos gastronômicos exclusivos ao seu público.

O APP está disponível para iPhone e Android e também pode ser acessado em totens instalados nas quatro lojas do Hippo na Grande Florianópolis.

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de legal em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários