Setembro 18, 2020

Há 70 anos, a TV chegava ao Brasil

Há 70 anos, a TV chegava ao Brasil
70 anos da TV no Brasil — Foto: TV Globo

Há exatos 70 anos, aconteceu a primeira transmissão de televisão aqui no Brasil. Naquele 18 de setembro de 1950, o jornalista Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, criava a pioneira "TV Tupi".

A estreia foi marcada por improvisos, como a falta de aparelhos para transmissão e sem programação para os dias seguintes. Aparelhos foram instaladas em São Paulo para as pessoas acompanharem a novidade.

À noite, o ator Walter Forster fez o anúncio definitivo: "Está no ar a PRF-3, TV Tupi de São Paulo, a primeira estação de televisão da América Latina".

Mas 18 de setembro foi só o primeiro passo. Em 1951, a indústria brasileira começou a fabricar aparelhos de TV, que já somavam 6.000 em São Paulo e no Rio no fim daquele ano. Hoje, após tantas transformações estéticas e tecnológicas na forma de se fazer televisão, estima-se que 97% dos domicílios do país (aproximadamente 71 milhões de imóveis, ou cerca de 200 milhões de telespectadores) tenham, pelo menos, um aparelho.

A primeira década da televisão no Brasil foi feita ao vivo, por pessoas que vieram do rádio, e por isso não há registros do período. Nos anos 1960, veio a revolução do videotape, tornando possível a gravação de novelas, programas de auditório e teleteatros.

Como não havia capacidade técnica para implantar o conceito de rede, um programa que era exibido em São Paulo poderia ser visto no Rio de Janeiro só depois que a fita chegasse à capital fluminense.

O padrão de programação uniforme para todas as afiliadas foi criado pela TV Globo, na gestão de Boni e Walter Clark. A estreia do Jornal Nacional, em 1969, foi um passo importante nesse sentido, com o Brasil todo assistindo ao mesmo programa. Algo que foi possível porque a Embratel inaugurara um sistema de micro-ondas que possibilitava a exibição simultânea.

A emissora de Roberto Marinho alcançou a liderança em audiência a partir daí, com uma linha sólida de jornalismo, teledramaturgia e programas de auditório.

Com informações de TV Brasil.

Tags:
comunicacao
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!