Dezembro 31, 2019

Tendências para 2020 - Por Jefferson Douglas da Silva

Tendências para 2020 - Por Jefferson Douglas da Silva

A última coluna de 2019 tem o desafio de tentar antecipar tendências para o próximo ano. Um desafio tremendo em se tratando de um mercado global, com players muito ágeis e criativos. Mas a coluna acredita que conseguiu pelo menos quatro indicadores do que vem por aí.

1 - Meio ambiente

Preocupadas com um público atento às noções de sustentabilidade, muitas empresas tem adotado um posicionamento ecologicamente correto.

São ações como do bar espanhol que oferece cerveja de graça a quem recolher bitucas de cigarro na praia. A ação pretende ajudar a limpar a faixa de areia e além de sensibilizar os banhistas sobre o impacto que esse tipo de resíduo.

Outras iniciativas, como a da startup norte-americana E6PR, tem procurado minimizar o efeito do plástico na vida marinha. A empresa desenvolveu uma liga biodegradável e inofensiva a peixes ou tartarugas. O material tem sido usado em anéis de packs de cerveja em lata. 

Na mesma linha a Cervejaria Corona vem fazendo um esforço para substituir o plástico por material biodegradável. Mas, com certeza, a sacada mais bacana da empresa foi o desenvolvimento de um sistema que encaixa uma lata nas outras, dispensando a necessidade de embalagens para o transporte.

Outras iniciativas nessa linha:

A dinamarquesa Carlsberg criou uma garrafa com uma textura que parece um papelão. A embalagem chamada Green Fiber Bottle é feita com uma fibra maleável de madeira.

E as grandes cervejarias estão investindo em equipamentos para coleta e destinação das garrafas de vidro. A Ambev instalou centenas de máquinas em supermercados de grandes cidades brasileiras. Já a Heineken está realizando um projeto piloto, que usa máquinas que trituram as garrafas, independentemente de marca ou tamanho.  

________

2 - Saúde

Outro movimento percebido é uma mudança no perfil do consumidor, cada vez mais preocupado com a saúde. Isso provoca um aumento no consumo de bebidas com baixo ou nenhum teor alcoólico. Alguns indícios desse comportamento:

Uma das principais destilarias inglesas lançou uma bebida que tem cara de gin, cheiro de gin, gosto de gin. Mas que não é gin. A Temperance tem teor alcoólico que mais lembra uma cerveja pilsen – 4,2% contra os 40 ou 50% de um gin tradicional.

No setor de cervejarias, um bom indicativo é o comportamento do mercado alemão, o maior produtor e consumidor mundial da bebida. Pesquisa mostra que o consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens com até 17 anos, caiu de 21,2% para 8,7% em quinze anos. Esse comportamento explicaria o aumento crescente no consumo de cervejas sem álcool. Em um ano as vendas aumentaram 6,5%.

O Brasil parece seguir na mesma linha. Prova disso é que a holandesa Heineken acaba de lançar uma puro malte sem nada de álcool. Segundo a cervejaria, a Lager tem sabor idêntico à original. Outras empresas, estão atentas a esse público. A paulista Dádiva, por exemplo, lançou uma Golden Ale com 0% de teor alcoólico.

Esse comportamento também incentiva a criação de espaços como o bar português que serve apenas água mineral. A carta tem 60 águas com as mais diversas características e vindas das mais diversas fontes: icebergs da Groenlândia, montanhas da Áustria, e até lagos profundos na Rússia.

________

3 - Experiências e propósito

As áreas de marketing das empresas estão percebendo que para fidelizar o consumidor é preciso surpreendê-lo e criar experiências únicas. Prova disso é um estudo, da Kantar, que indica um movimento forte de abertura de “lojas pop-up, também conhecidas como ´lojas temporárias´”.

São ações como da Hendrick´s que criou um bar “secreto” em que o acesso é feito por uma lavanderia cenográfica. Ou da Goose Island, que também desafiou os consumidores a encontrar um bar temporário que seria a rara Bourbon County Stout.

O relatório divulgado pela Glenfiddich, William Grant & Sons, aponta outra tendência: o engajamento dos clientes a marcas orientadas a propósitos”.

É por isso que ações como a de uma cervejaria norte-americana repercutem tanto. A Fargo Brewing acatou a sugestão de uma ONG de proteção animal e adesivou a tradicional pilsen da empresa com fotos de bichinhos à espera de um lar.

Por aqui, grandes cervejarias como a Ambev tem feito ações de orientação sobre o consumo responsável de álcool e bares como o Beermad, de Curitiba incentivado a doação de sangue. Ou investido em causas como a proteção das abelhas e valorização de méis nativos do Brasil. A campanha é da Colorado, que criou séries de cervejas temáticas, com adição de mel de Mandaçaia, Jataí, Uruçu e Tiúba.

________

4 - Praticidade

Por fim, vale lembrar que todas essas tendências combinam com outra muito forte: a preocupação cada vez maior da da indústria em facilitar a vida do consumidor, proporcionando – principalmente – economia de tempo (como comentado na Retrospectiva 2019).

É por isso que muitas empresas tem produzido drinks em lata. Seja um modesto e simples Gin Tônica... Seja drinks mais elaborados, prontos para serem servidos.

É isso...

Agora é aguardar 2020 para conferir quais tendências se confirmam de fato. Um brinde e um excelente ano pra você!

Tags:
vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Jefferson Douglas da Silva

Jefferson Douglas da Silva

Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, atuou por mais de 25 anos em jornais e emissoras de televisão de Chapecó, Blumenau, Joinville e Florianópolis. Foi repórter, editor, apresentador e gestor de equipes de TV, entre elas a chefia de redação da RBS TV. Tem experiência em assessoria de comunicação e relações públicas nas áreas governamental e privada. Conhece em detalhes a rotina de cantinas que produzem vinho colonial no Oeste do estado e alambiques do Vale do Itajaí. Fez cursos de coquetelaria (Senac) e produção artesanal de cerveja (Escola Superior de Cerveja e Malte). Apaixonado por vinhos, estuda o assunto desde 2001.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!