Junho 26, 2019

The Washington Post lança guia para identificar manipulação em vídeos

The Washington Post lança guia para identificar manipulação em vídeos
Reprodução

A proliferação de vídeos falsos criados com o auxílio de inteligência artificial e tecnologia de fácil acesso nas redes sociais levou o jornal The Washington Post a criar um guia de referência para que os jornalistas possam identificar e rotular diferentes formas de manipulação de vídeo on-line.

"A Internet está cada vez mais povoada de vídeos falsos e enganosos que são divulgados por políticos, grupos de defesa e outros e vistos por milhões de pessoas", afirma Glenn Kessler, editor e redator-chefe do The Fact Checker. "Com base no contexto e na análise que fornecemos em nossas verificações de fatos escritas e em vídeo, queremos que esse sistema de rotulagem de vídeos se torne o padrão para os jornalistas ajudarem as pessoas a serem mais informadas enquanto navegam no cenário da informação."

O guia consistirá em três categorias: Contexto Ausente, que indica se um vídeo não apresenta ou apresenta erros de digitação no contexto em que os eventos ocorreram; Edição enganosa, que se refere ao vídeo que foi editado ou reorganizado; e Malicious Transformation, que descreve quando parte ou todo o vídeo foi manipulado para transformar a filmagem em si.

"Quando começamos a experimentar novos métodos de checagem de vídeo online, descobrimos que não havia uma linguagem comum para capturar como os vídeos online estão sendo manipulados ou, em alguns casos, fabricados", afirmou Nadine Ajaka, produtora sênior de vídeo do The Washington Post. "Com isso em mente, decidimos responsabilizar os criadores de vídeos e parceiros. Essa terminologia compartilhada destina-se a iniciar uma conversa e pode ser expandida à medida que nós e outras organizações de notícias identificamos outros casos".

O guia será acessível em uma página interativa apresentando um catálogo atualizado de exemplos de vídeo e explicadores gráficos do motivo pelo qual o vídeo se enquadra em uma categoria específica.

Tags:
comunicacao
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!