Fevereiro 12, 2020

Tum-tum, Tum-tum... Tum Cult - coração na cultura!

Tum-tum, Tum-tum... Tum Cult - coração na cultura!
Fotos Jorge Scherer

A produtora Ivanna Tolotti sabe por onde vai. E só vai!

Por isso hoje a coluna da destaque à trajetória da TUM Cult, que terá pré-lançamento do novo espaço amanhã, em um evento muito massa para convidados.

É que a Tum Cult está de nome e cara nova, mas a empresa possui uma longa trajetória na cena cultural do Estado. Com 10 anos de atuação como É Show Produtora, promoveu grandes eventos com artistas nacionais como João Bosco, Maria Rita, Ana Carolina, Alceu Valença, Ed Motta, Mart’nália, Diogo Nogueira, Thiaguinho, Hamilton de Holanda, Yamandu Costa, entre outros.

E com mais de 20 anos de experiência em eventos e produções nacionais e internacionais a CEO da Tum Cult, Ivanna Tolotti, conta que a empresa precisou crescer e evoluir junto com o mercado: “Nesse mundão globalizado é preciso saber se reinventar. Foram anos de elaboração e pesquisa, em inúmeras feiras e festivais do Brasil e do exterior, bem como o contato com grandes players do mercado mundial", conta Ivanna

 

Equipe afinada!

Tudo isso somado a uma equipe, literalmente, cheia de harmonia e à localização da sede matriz em Florianópolis, "que nos inspira muito, nos motiva e faz com que possamos dar esse passo tão importante ao mundo da inovação”, afima.

Ivanna explica ainda que a causa da Tum Cult “consiste em contribuir para o mapeamento e o empreendedorismo do ecossistema cultural. O Brasil é um dos maiores mercados de música do mundo, é uma grande indústria, e é isso que vamos mostrar: a riqueza e o poder das mentes e da economia criativa”.  

Com a realização anual do Tum Sound Festival, o mais importante festival de música, inovação e empreendedorismo do sul do Brasil, a Tum movimenta Florianópolis. Em 2019, a 3ª edição do evento reuniu cerca de 10 mil pessoas, teve 512 bandas inscritas para os showcases e 150 participantes para as Rodadas de Negócios em parceria com o SEBRAE.

Esse resultado somado impulsionou uma mudança no modelo de negócios da empresa, e assim surgiu a startup, que será lançada nesta quinta-feira na capital.

 

Vamos aos números

Florianópolis tem atraído a atenção mundial pela rede de empreendedores que impulsiona o ambiente da economia criativa e inovação por meio da tecnologia. O setor já representa 5,8% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina, com um faturamento de R$ 15,8 bilhões, segundo a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

Já em âmbito nacional a economia criativa é responsável por 2,64% do PIB, o equivalente a R$ 155,6 bilhões ao ano, conforme dados do Mapeamento da Indústria Criativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

É nesse cenário propício para as novas empresas que chega a Tum Cult, a startup que vai potencializar os negócios e o empreendedorismo na cultura.

O objetivo é transformar ideias em projetos inovadores, estimular parcerias, gerar negócios que ampliem o ecossistema criativo e agregar valor à vida das pessoas, promovendo experiências incríveis.

Entre as ações previstas para os próximos meses, está um portal online de economia criativa, que pretende levar conteúdo, música, dança, moda, design, games e aproximar consumidores engajados na cultura empreendedora.

Com essa ideia a empresa foi aprovada no edital Cocreation Lab ACI (Associação Catarinense de Imprensa) para compor o time de projetos inovadores.

 

Casa nova

A empresa agora tem essa nova sede, onde fica o primeiro hub de música, arte e cultura de Florianópolis. Além de ser o coração da Tum Cult, o local possui infraestrutura e base tecnológica necessária para o desenvolvimento de projetos e está situada no bairro João Paulo, na capital.

A proposta é integrar saberes em um universo multicultural ocupado pela produtora, coworking de economia criativa, estúdio de produção musical, estúdio fotográfico, quartos temáticos para residência artística, atividades de capacitação, palestras, workshops e eventos culturais.

O pré-lançamento do espaço será nesse dia 13 de fevereiro em um evento especial e, claro, estaremos la pra sabermos sobre tudo em primeira mão e divulgar aqui pra vocês!

 

Siga a @tumcult. Juntos pela cultura, música e arte! Orgulho de você, Ivanna! Parabéns.

*****

 

Pela Grécia

Andreza Cordeiro acaba de voltar da Europa, onde curtiu seu presente de aniversário desfrutando algumas semanas em terras gregas. O tempo não passa pra essa minha amiga, que completa hoje 47 anos mais gata que nunca! Happy birthday!

*****

 

Artesanato e criatividade

Depois de revelar mais de 400 marcas autorais em 34ª edições em outras cidades, o projeto Le Marché Chic, idealizado por Luciana Alberti, chega pela primeira vez a Florianópolis neste sábado, dia 15, no Multi Open Shopping, no sul da Ilha.

Com entrada gratuita, o evento destaca o trabalho "handmade" (feito à mão) de artistas e designers de diferentes áreas. Mais de 40 marcas já confirmaram presença nesta edição, que também conta com um show do Trio Brasilidades, que traz no repertório rock, reggae, baião e bossa nova. O evento será das 17h às 23h.

*****

 

Parasita em cartaz 

Parasita, que conquistou o prêmio de melhor filme no Oscar 2020, e outras três estatuetas nas categorias de melhor diretor, melhor filme estrangeiro e melhor roteiro original, está em cartaz no em dois horários na semana de 13 a 19 de fevereiro no CINEMULTI. O filme sul-coreano pode ser assistido às 17h10 e às 21h45.

Ainda na programação estão o drama de guerra, 1917, que estava indicado em 10 categorias e levou a melhor em três – melhor fotografia, mixagem de som e efeitos especiais, no horário das 19h30. Judy – Muito Além do Arco-Íris, que rendeu a premiação de melhor atriz para Renée Zellweger, está em cartaz às 15h. E no primeiro horário da programação, às 13h, está em cartaz Um Dia Lindo na Vizinhança.

*****

 

Las Brujas

Hoje é dia de Confraria das Bruxas, promovida pelo Franklin Bar, bar muito legal no Centro de Floripa. As mulheres ganham um segundo drink de graça e a promoção é válida só para "elas", que vão poder aproveitar mais de 20 opções em uma carta criada exclusivamente para o evento, que acontece sempre às quartas-feiras, das 18h às 21h.

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Rancho Açoriano

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!