Julho 25, 2018

Ubuntu – Eu sou porque nós somos

Ubuntu – Eu sou porque nós somos
Fotos Victor Hugo

A fotografia como ferramenta de desconstrução do preconceito estético e social. Essa é a proposta de “Ubuntu – Eu sou porque nós somos”, temática do “18º Encontro com o autor”, evento promovido pela Escola Câmera Criativa no dia 4 de agosto, às 15h, na sede da escola.

 

 

Esta edição será um bate-papo descontraído com o fotógrafo Victor Hugo Silva, autor dos retratos das mais de 40 pessoas da Grande Florianópolis que integram o projeto. “A ideia foi provocar uma reflexão sobre as individualidades e as essências humanas, mostrando que somos todos parte de um coletivo e por isso não devemos julgar nem excluir”, afirma o fotógrafo.

 

Todas as tribos

Durante o encontro, os apaixonados por fotografia e o público em geral terão a oportunidade de conhecer a carreira do fotógrafo e os bastidores do projeto, incluindo a escolha de personagens com perfis tão distintos, como o refugiado sírio da foto.

“O maior desafio foi interpretar a palavra Ubuntu e trazer esse conceito para a fotografia, analisar cada pessoa e expor o melhor dela”, conta Victor. A expressão africana exprime uma crença que conecta toda a humanidade de forma solidária. “Esse trabalho me ensinou a respeitar mais as diferenças e a ajudar mais. Cada pessoa tem uma história em seu universo particular que a faz ser, agir e viver de uma forma”, relata.

O evento também contará com a presença dos arquitetos Fábio Pereira, Leandro Sumar e Tauan Zanetta, autores do “Espaço Ubuntu”, ambiente da Casa Cor Santa Catarina onde as fotografias foram expostas.

 

Sobre o autor

Victor Hugo Silva, mineiro, é um fotógrafo criativo com mais de dez anos de mercado. Adquiriu grande experiência em direção de pessoas em Portugal, onde atuou na formação de centenas de alunos, preparando modelos para o mercado de trabalho internacional com cursos na área de direção, fotografia de moda e editorial.

Atua em diversas áreas da fotografia, como casamentos, aniversários de 15 anos, books, editoriais de moda, still de produto, newborn, gestante, plus size e catálogos de moda. Tem trabalhos publicados de fotografia e pós-produção em vários meios de comunicação, como as revistas ISTOÉ Gente e Elle.

*****

 

Do samba     Foto divulgação

Quem sopra as velinhas hoje é a queridona Anna Lúcia, que comanda o tradicional Canto do Noel, reduto de grandes sambistas da cidade. Feliz aniversário, Anna!

*****

 

Alta performance nos negócios

Identificar o modelo de administração ideal para a empresa, mapear os possíveis concorrentes, ter alta performance executiva e entender, na prática, o que é realmente liderança e inteligência emocional. Estas são algumas das propostas do Business High Performance que a Febracis Florianópolis oferece entre os dias 26 e 28 de julho.

 

Sucesso no mercado  Foto divulgação

O curso, que tem a participação de André Minucci, é voltado para empresários, executivos e profissionais liberais, e indica os caminhos para melhores resultados no mercado e na gestão de pessoas.

*****

 

Café em Sachê     Foto Michel Teo

 

O Café Cultura não para de surpreender os coffee lovers e acaba de lançar o Café em Sachê, uma versão para consumo individual e preparo mais prático, perfeita para quem quer levar o seu café preferido para tomar em qualquer lugar.

O produto é ideal também para quem gosta de sentir o aroma da tradicional bebida passada no coador. A marca é a primeira de Santa Catarina no setor de grãos especiais a lançar o modelo.

*****

 

Campeonato de xadrez

Excelente para estimular a memória e o raciocínio rápido, o xadrez é considerado, segundo a Unesco, uma prática produtiva para as escolas. Pensando nisso, recentemente o Colégio Energia Florianópolis promoveu um campeonato interno organizado pelo professor Kaiser Mafra, expoente do esporte em Santa Catarina.

 

Concentrados  Foto divulgação Energia

Estudantes das primeiras séries do ensino fundamental participaram da competição, que teve direito a prêmios, medalhas e troféu para os vencedores em cada categoria.

*****

 

Catharina Sour

Fruto da iniciativa de diversas cervejarias artesanais de Santa Catarina, o Catharina Sour, estilo caracterizado pela base de trigo e aroma frutado, acaba de ser reconhecido pelo Beer Judge Certification Program (BJCP). Agora, Catharina Sour tem seu nome firmado, tal qual uma IPA (Indian Pale Ale) ou uma Witbier. Esta é a primeira vez que a instituição internacional certifica um estilo de cerveja brasileiro. 

Para comemorar a conquista, o Beer and Pork, em Florianópolis, vai dedicar uma das suas 16 torneiras à Catharina Sour, que já conta com muitos rótulos do território catarinense. Será a única "tap" fixa da cervejaria, sucesso nas movimentadas noites do bairro Coqueiros. Reconhecimento e espaço mais do que merecidos!

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Rancho Açoriano

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!