Dezembro 14, 2019

UM REALITY SHOW PARA CADA GOSTO

UM REALITY SHOW PARA CADA GOSTO

Hoje vamos mudar de assunto. Nos últimos anos surgiu um tipo de programa de TV chamado genericamente de reality show, ou seja,  aqueles que mostram pessoas reais fazendo alguma coisa. Poderia se chamar competition show porque os participantes estão sempre disputando ser o melhor em algo. Acho que a primeira vez que se ouviu a expressão foi para designar o que era o BB(B)-Big Brother (Brasil), o programa produzido em vários países onde um grupo de pessoas fica confinado numa casa e vão sendo eliminados pelo público. Mas hoje há muitos outros sobre vários assuntos, alguns bem interessantes. Basta escolher o tema que mais lhe interessa e o encontrará nos canais fechados e até nos abertos.

Nesta edição vou apontar alguns deles, mas a lista fica à disposição para quem quiser acrescentar os seus realities de preferência. Vamos lá?

___________________________________________________________

 

ARTE NA FOTOGRAFIA – 2 temporadas - Canal Arte 1 - Brasil

Comecei por este porque acho muito bem produzido e conduzido. Embora eu não seja fotógrafa e nem pretenda ser, Arte na Fotografia me agrada sobremaneira. Um grupo de seis jovens fotógrafos recebe um tema para fotografar. Eles são orientados por dois grandes profissionais: Eder Chiodetto e Cláudio Feijó. Na primeira temporada a apresentadora foi a cantora e atriz Thalma de Freitas, fazendo a costura de forma elegante e discreta. Na segunda, a apresentação é de Marina Person, um pouco over para o meu gosto. Bem, mas o que é importa é que os fotógrafos saem às ruas para um ensaio de seis fotos e depois são avaliados por Eder, Cláudio e um convidado. É muito interessante ver como cada um olhou para a mesma coisa e fez imagens diferentes, criativas, uma beleza. Outra coisa boa é que não são eliminados a cada episódio, mas avaliados a cada ensaio, o que é muito mais justo. Só no final é que ficam três para disputar o prêmio principal. A gente acaba aprendendo muito sobre fotografia. Uma beleza! Ah, e qualquer fotógrafo amador pode se inscrever para participar do programa.

 

SE ESSA ROUPA FOSSE MINHA – 1 temporada – GNT

Moda é um assunto recorrente em realities, mas esse se destaca pela preocupação com o consumo consciente em prol do meio ambiente e do bolso também! Aqui a disputa se dá entre três apresentadoras que amam brechós: Ana Paula Xongani, Giovanna Nader, Marina Franco, com comentários de André Carvalhal sobre consumo de moda consciente. As moças visitam um brechó e cada uma escolhe uma peça. Elas decidem entre si qual a melhor para ser costumizada por Ana Paula. Depois, Marina Franco monta três looks diferentes com a roupa e elas escolhem o que ficou mais interessante. Para quem gosta de reformar e customizar as próprias roupas é uma aula com ótimas dicas.

 

QUE SEJA DOCE -  5 temporadas – Canal GNT – Brasil

O que não falta na televisão são realities de gastronomia. Cada dia surge um. Até a TV aberta se rendeu ao sucesso do arrasa-quarteirão Masterchef, franquia exibida em vários países, incluindo o Brasil (Band). Entre tantos, gosto especialmente de Que seja doce não apenas porque sou da "família das formigas", mas pelo capricho da produção. Cenário, vinhetas, ilustrações, locução, tudo é muito caprichado. O apresentador é o famoso chef Felipe Bronze, que tem outros programas de gastronomia também. O júri é formado pelos profissionais Carole Crema, Roberto Strongoli e Lucas Corazza. Às vezes um deles é um pouco chato, com piadinhas nada a ver, mas ok, não chega a estragar o resto que é tão bom.  Normalmente três competidores disputam as provas apresentadas pelo programa e a cada temporada a produção inova em algum aspecto. Que seja doce só tem um defeito : dá uma vontade danada de provar aqueles doces maravilhosos! Ah, sim, porque diferentemente de outros como Batalha dos Confeiteiros ( com o famoso Buddy Valastro) ou Bake Off ( inglesa, adaptada no Brasil) os confeiteiros que vão ao programa da GNT são ótimos profissionais e mandam muito bem.

 

PROVA DE NOIVA – 1 temporada – 8 episódios - Canal Discovery Home & Health

Outro assunto com uma infinidade de programas é vestido de noiva. Incrível como isso atrai o público feminino. Tem a franquia Meu Vestido Ideal (uma grande loja nos EUA, Canadá, Inglaterra...onde as noivas escolhem seu vestido),  Com este eu caso ( uma boutique de pontas de estoque) e Novo ou usado ? ( onde a pobre filha tem escolher entre o vestido da loja ou o reformado da própria mãe), todos internacionais. No Brasil, estreou este ano o Prova de Noiva, apresentado por Arlindo Grund e a estilista Emmanuele Junqueira. O formato também foi importado, mas funciona bem porque mistura noivas com moda e confecção. Dois concorrentes precisam desenhar e costurar o "vestido de casamento dos sonhos" seguindo um briefing às escuras ( eles não vêem a noiva antes da primeira prova) e com um prazo super apertado. Emmanuele, prestigiada estilista no ramo de noivas, é a orientadora das concorrentes. Ao final, a noiva escolhe um dos dois vestidos, casa e é feliz para sempre...rsrs...

 

PROJECT RUNWAY – 18 TEMPORADAS

Um dos pioneiros e em cartaz há 18 temporadas, Project Runway trazia a top model Heidi Klum na apresentação. Com o escândalo envolvendo o mega executivo Harvey Weinstein, acusado de abuso sexual por várias atrizes, o programa ficou dois anos fora do ar. Agora voltou com outros apresentadores. No Brasil o canal E! continua reprisando a 12ª temporada sem parar. Ainda não conhecemos o novo formato. Mas a produção cuidada, estilistas ousados, provas criativas fazem de PR ainda o melhor no gênero. No Brasil, a Band comprou o formato e produziu uma versão bem cuidada, seguindo o original nos detalhes. Apesar de tudo, o programa não emplacou, talvez pelo problema de mudanças de horário na grade da emissora. Uma pena porque, eles foram muito fiéis ao Project Runaway.

No mesmo segmento, o canal GNT fez apenas uma temporada de Caixa de Costura, apresentado pela Patrícia Poeta, com os estilistas Isabela Capeto e André Lima como jurados da competição entre três costureiros. Tinha um formato interessante e era bem editado, mas também  não retornou mais à grade. A única temporada pode ser vista no Now/Net/OD.

 

THE VOICE – 17 temporadas - USA  - Canal Sony

Saindo da moda e indo para a música: não há melhor reality musical que o The Voice americano. American Idol decaiu muito e o britânico X-Factor seleciona cantores bens ruins. O The Voice foi comprado por diversos países, inclusive pela Globo no Brasil, mas a melhor versão é a dos EUA. Ô, gente pra cantar bem !! Além da qualidade dos participantes, o TV USA conta com artistas de primeira linha como jurados: Blake Shelton ( agora sem seu amigo-inimigo Adam Levine do Maroon5), John Legend, Gwen Stefani ( agora, casada com Blake) e Kelly Clarkson. A cada temporada muda um ou dois, mas sempre gente muito famosa. Para cada apresentação, um cenário diferente. Os figurinos também são bem cuidados. Enfim, investem uma grana enorme na produção. A versão brasileira é bem "pobrinha" comparado com o original.

 

REFORMAS E COMPRAS DE CASAS – Discovery Home&Health e HGTV

Outro filão são os programas sobre decoração, reformas e compras de casa, que vão desde residências simples até casas exuberantes, onde o box do banheiro é revestido de ouro ( sim, existe!!!). Os gêmeos canadenses Drew e Jonathan Scott ficaram super famosos com Irmãos à obra, onde um reforma e o outro agencia compra de um novo imóvel para os participantes. Há pouco tempo vieram ao Brasil e as fãs fizeram um tumulto. Viraram celebridade no mundo todo.

Agora o Now/Net tem o canal HGTV que só traz programas nessa categoria: Reforma Relâmpago,  batalha dos decoradores, Casas exóticas, Piscinas espetaculares...Para quem gosta de ficar "namorando" casas que possivelmente nunca poderá comprar tem o Vida no paraíso: Havaí. Vale pelas paisagens! Outro bem simpático é Ame-a ou Deixe-a: Vancouver, onde a dupla Jillian Harris e Todd Talbot disputa se os moradores vão manter a casa depois de reformada ( ela é a arquiteta) ou comprar uma das casas oferecidas pelo corretor ( Todd). O programa já está  na 7ª temporada.

***

 

PARA QUEM GOSTA

*Tem um tipo de reality que não me agrada, mas muita gente curte. Aqueles do tipo Largados e Pelados, onde uma dupla fica sem roupa no meio do mato, sendo devorada por mosquitos e tendo que se alimentar com o que encontra no lugar, como larvas. No Brasil, o precursor dos realities foi No Limite, baseado no original Survivor ,lembram? A versão tupiniquim era apresentada pelo Zeca Camargo na TV Globo, após o Fantástico.

*Os apaixonados por carros têm várias opções. Já existe até um canal exclusivo na NET, o Discovery Turbo. Entre os programas estão Fantom Works, Oficina de Super Clássicos, Os reis da sucata. Muitos têm foco na reforma ou customização de carros.

*Não está entre minhas preferências ver bisturis abrindo mamas disformes por causa do silicone mal implantado ou rasgando o nariz de alguém...mas tem quem goste. Creio que o mais famoso é o Botched ( Canal E!), onde os médicos Paul Nassif e Terry Dubrow consertam plásticas que deram errado. A dupla é carismática e já garantiu 5 temporadas do reality. Agora surgiu um ainda mais " eca !!": Dra. Sandra Lee, a rainha dos cravos. E não estamos falando de flores, mas de ... cravos e espinhas. Não posso dar maiores detalhes porque nunca quis assistir. Sorry!

___________________________________________________________

 

DICAS – CANDIDATOS AO GLOBO DE OURO ( DISPONÍVEIS NA TV)

Dois candidatos ao Globo de Ouro, divulgados esta semana, são produções da Netflix e estão disponíveis para quem é assinante. O Irlandês, de Martin Scorsese, com o diretor, Al Pacino e Joe Pesci ( melhores atores coadjuvantes) concorrendo também.  O outro é História de um casamento que concorre a seis indicacões: Melhor Filme de Drama, Melhor Atriz em Filme de Drama, para Scarlett Johansson, Melhor Ator em Filme de Drama, para Adam Driver, Melhor Atriz Coadjuvante, para Laura Dern, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora Original.

No Now/Net estão disponíveis outros dois indicados. Dor e Glória, de Pedro Almodóvar, concorre a Melhor Filme em Língua Estrangeira e Antonio Banderas a Melhor Ator. Quentin Tarantino concorre com Era uma vez em...Hollywood ao Melhor Filme em Comédia ou Musical.

Todos filmaços !

___________________________________________________________

 

EM CARTAZ : O CINEMA BRASILEIRO

Preciso falar...É lamentável o desmonte que o cinema nacional vem sofrendo, justamente no ano em que os filmes brasileiros estão recebendo tantos prêmios internacionais: Bacurau (Prêmio do Júri do Festival de Cannes; Melhor na mostra do Festival de Cinema de Munique; Melhor filme direção e Crítica Internacional no Festival de Cine de Lima,Peru), A vida invisível ( Prêmio Um certo olhar no Festival de Cannes; prêmio "Espiga de Prata", o segundo mais importante da Semana Internacional de Cinema , realizado na cidade de Valladolid, na Espanha); Democracia em Vertigem, está na lista dos melhores do ano do The New York Times; na lista de pré-selecionados para o Oscar de documentários)...só para citar alguns exemplos.

A cada semana, lemos uma má notícia envolvendo a ANCINE –Agência Nacional do Cinema. A mais recente é esta: (...) Agência Nacional do Cinema (Ancine) decidiu retirar quadros com pôsteres dos filmes brasileiros em cartaz, que estavam desde 2002 expostos nos corredores e nas salas da agência, localizada no centro do Rio de Janeiro. 

Entre os filmes expostos, estavam clássicos como Deus e o diabo na Terra do Sol ( 1964), de Glauber Rocha, e Cabra marcado para morrer (1984), de Eduardo Coutinho. Além de novas produções, que eram trocadas periodicamente. 

Além dos quadros, os filmes também foram retirados do site oficial – havia uma aba fixa mostrando os cartazes das novas produções brasileiras. (...) Atores estrangeiros como Tilda Swinton e Chiara Mastroianni participaram do protesto contra a medida durante o Festival de Cinema de Marrakech, vestindo camisetas com cartazes de filmes brasileiros, ao lado de Kleber Mendonça, diretor de Bacurau.

Sem mais comentários, a não ser em imagens.

___________________________________________________________

O FIM

(*)Fotosdivulgação/reprodução

Tags:
cinema séries beijos de cinema arte cultura séries de TV netflix
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

O SOM AO REDOR

Junho 26, 2020
Exclusivo

APRENDENDO A SE VIRAR

Junho 12, 2020

Brígida Poli

Brígida Poli

Jornalista, cinéfila desde criancinha e maníaca por séries de TV desde "Os Sopranos". Não se considera crítica de cinema, pois não consegue deixar o coração de lado na hora de avaliar um filme. Adora falar e escrever sobre o assunto e tenta chamar a atenção para as grandes obras cinematográficas que as novas gerações desconhecem. Concorda com o mestre Federico Fellini quando ele disse que "o cinema é um modo divino de contar a vida".

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!