Julho 14, 2020

Uma homenagem a Cruz e Sousa

Uma homenagem a Cruz e Sousa
Fotos Victor Moraes | Street Art Tour

 

Um ano depois da inauguração do mural Cisne Negro, aquela obra maravilhosa de grandes dimensões no Centro de Florianópolis em homenagem a Cruz Sousa (1861 – 1898), o Street Art Tour lança documentário homônimo que mostra detalhes e bastidores da pintura, assinada pelo artista Rodrigo Rizo.

 

 

Além de registros do trabalho do artista, o doc também traz depoimentos de historiadores e pesquisadores sobre a vida e obra do autor: da resistência e combate ao racismo à genialidade como poeta e expoente do simbolismo no Brasil. Passado um ano, o mural se transformou num marco para Florianópolis e também para a cena de arte da Capital.

Com imagens e direção de Victor Moraes, o doc é uma obra complementar e com o propósito de contextualizar o público sobre a homenagem: quem foi o poeta, sua relevância literária e social na Desterro do século passado e cujos versos ainda ecoam.

 

 

 

"De fato o mural se tornou um grande ícone e isso se deve também pela relevância monumental do tema. Hoje a discussão sobre o racismo foi amplificada pelos recentes casos de violência policial contra jovens negros periféricos e parte da sociedade reagiu e se posicionou com o movimento Vidas Negras Importam.

Como reação, iniciou-se um movimento de revisionismo histórico importante que derrubou monumentos de homenagem a homens que contribuíram para esse sistema racista que perdura até hoje. Acho que o mural tem uma importância nesse processo, pois é um monumento que se ergue em homenagem a um homem negro ilustre que pode e deve ser referência para todos", afirma Rodrigo Rizo.

 

O mural de 900 metros quadrados começou a ser feito no começo de junho de 2019 no paredão do edifício João Moritz, localizado ao lado do jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. O artista contou com o apoio de um elevador externo, que o levou a uma altura de até 30 metros para executar a pintura.

 

 

Com pouco mais de 17 minutos, o doc tem depoimentos de Rodrigo Rizo; da pesquisadora, professora e militante Jeruse Romão; do historiador e biógrafo de Cruz e Sousa Fabio Garcia; e da educadora, professora e pesquisadora Maria Aparecida Rita Moreira. Tem ainda a participação do ator João Batista Costa, o JB, com leitura de um poema.

O mural e o documentário Cisne Negro - Uma homenagem ao Poeta Cruz e Sousa foram viabilizados por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis e tiveram apoio cultural da Floripa Airport  e Corporate Park.

O lançamento será nesta quinta (16), às 20h, nos canais do Street Art Tour no Instagram (@streetarttourfloripa) e Facebook: facebook.com/streetarttourfloripa

*****

 

Mudanças positivas

Apesar de tudo, o ano de 2020 tem sido produtivo para alguns setores na Grande Florianópolis, incluindo na gastronomia, onde muitos estabelecimentos de sobressaem mesmo com a queda do atendimento presencial.

O querido chef Chico Honorato aproveitou o momento para alterar o nome de seu negócio: a "Bella Pizza" agora é a italianíssima "Bella Pizzeria", e de acordo com a atual situação, Chico substituiu o rodízio por sequências especiais para evitar aglomeração que o rodízio provocava. Aproveitou o momento também e fez da mudança o novo modelo da casa. Dizem que tem cada delícia por lá... que Mama Mia!

*****

 

20 aninhos     Foto Mayara Rodrigues

Embelezando a coluna de hoje a linda canceriana Camila Cristini, aniversariante desta terça-feira. Parabéns, querida!

*****

 

 

Expansão para São Paulo

Os advogados Alberto Gonçalves de Souza Júnior e Arno Rocha realizam as primeiras reuniões que marcam a expansão para São Paulo, do trabalho que o escritório realiza em Florianópolis. Bem localizados na Av. Brigadeiro Faria Lima, um dos mais importantes centros comerciais e financeiros da capital paulista, atuarão ao lado do outro sócio, Ismael Carvalho, nas áreas do direito do trabalho, propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

*****

 

Solidariedade e Chopp Artesanal

Essa é para você que curte aquele chopp artesanal e tem um coração gigante. Devido a situação que nos encontramos hoje muitas famílias estão precisando de alimentos. Por meio de uma parceria entre ABECELESC-AC e a Cervejaria BERTOL CRAFT BEER nasceu a Blitz Solidára, onde vai rolar a de chopp por alimentos não perecíveis.

Cada 5kg de alimentos (sortidos) pode ser trocado por 1 litro de chopp (já engarrafado), tudo no modelo drive-thru, para seu conforto e segurança.

 

A ação será no proximo final de semana:

No sábado, 18, em frente ao portão principal da CELESC no bairro Itacorubi em Florianópolis

No dominfo, 19, na frente da cervejaria BERTOL CRAFT BEER – Rua Moisés Manoel Mel, 70 – Forquilhinhas, São José.

Qualquer dúvida  no whatsapp da Bertol Craft Beer (48) 9 8447-9090

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Rancho Açoriano

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!