Março 17, 2020

Uma luz suspensa atrás das cortinas

Uma luz suspensa atrás das cortinas
Foto Jorge Daux Neto

Se essa luz vem da internet, se a aposta é no online, como meio de disseminação da cultura, podendo amenizar os cancelamentos de espetáculos, vamos saber logo. O fato é que em tempos de pandemia, um dos setores mais atingidos com as decisões que suspenderam a realização de eventos e espetáculos, a classe artística, tem muita gente que decidiu não ficar parada.

Ontem à tarde conteceu a primeira reunião do projeto coletivo e independente, com doze pessoas representando diferentes segmentos da cadeia musical de Florianópolis e região. O objetivo principal do projeto, criado durante o final de semana, é claro: desenvolver alternativas para os cancelamentos de eventos "e de receita" para a cadeia musical e artística em geral.

O encontro foi realizado na sala de concertos da Camerata Florianópolis, no bairro Santa Mônica, e durou cerca de duas horas. Atento às orientações das autoridades da saúde de evitar aglomeração, a reunião foi acompanhada por 110 participantes, que assistiram e participaram do encontro por um canal do Youtube.

"Foi o primeiro encontro de uma série que iremos realizar. E foi muito positivo. A classe está unida e quer, junto, encontrar saídas", ressaltou o maestro – e um dos anfitriões da reunião – Jeferson Della Rocca.

O grupo já começou um levantamento do prejuízo que a categoria está tendo com cancelamento de todos os tipos de evento: de grandes shows a apresentações reservadas para pequenos públicos. Criada para colher essas informações, a plataforma no Google já tinha mais de 100 respostas em menos de duas horas. A proposta é levar os dados ao público e entidades governamentais para propor sugestões e alternativas para o setor.

Além de desenvolver alternativas para os cancelamentos, o projeto visa levar entretenimento para o público, através de novos meios e novos formatos de apresentação, promover eventos online, com engajamento e bilhetagem espontânea.

Para atingir as metas, a reunião de ontem tirou comissões para trabalhar em todas as frentes: marketing, produção audiovisual, programas musicais, comunicação etc.

"Essa foi a primeira reunião e terá muitas outras. O projeto está apenas começando e estamos seguros que muitos profissionais que atuam no mundo artístico entrarão nesse movimento, que é coletivo e visa unir esforços para vencermos juntos esta fase difícil na qual estamos apenas entrando, mas que tende a ser longa", finalizou Antonio Rossa, filmmaker e compositor.

*****

 

Uma tela pra Lourena 

O artista plástico da ilha Jhozfer presenteou Lourena, um fenômeno do hip hop nacional que aos 20 anos, e apenas 2 anos de carreira, tem mais de 220 milhões de visualizações no youtube, com uma tela retratando a imagem da cantora numa técnica de pintura que brilha no escuro.

Lourena passou pela ilha no último final de semana quando fez show na festa de um ano do selo de cultura de rua In Black, no LIC.

*****

 

Vindima

No final de semana, a galeria de arte da Villa Francioni abriu suas portas para a primeira exposição da temporada 2020, intitulada "Imensidão", de autoria do pintor e designer, Marcos Bento. Na inauguração, diversos interessados nas obras, que são uma homenagem do artista à memória de seu filho. Além da presença do pintor, o evento reuniu o curador da galeria, Edson Machado, e o conselho administrativo da vinícola. A exposição vai até maio.

*****

 

Conectar para Transformar - Nota de adiamento

O Sebrae/SC assume o compromisso de definir ações para reduzir e prevenir a propagação do Coronavírus (Covid 19), colaborando com a mitigação e superação dos impactos da doença entre colaboradores, parceiros e clientes.

Para isso, visando acelerar o enfrentamento do problema e possibilitar a retomada da agenda de desenvolvimento da economia o mais rápido possível, o evento WE - Conectar para Transformar,  promovido pelo Sebrae/SC por meio do Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios e do projeto Entre Contrastes, em parceria com a jornalista Mariana Paniz e a empreendedora Verônica Carniel, que seria realizado no dia 28 de março, está suspenso.

*****

 

Sobre a coluna de ontem

"Desde já, foi uma honra estrearmos em Florianópolis o nosso novo projeto de Imersão Premium com o objetivo de oferecer na prática, formas inteligentes de prosperar e atuar no mercado financeiro.

Como sabem, nesta segunda-feira, iniciamos a agenda de lançamentos com evento no Hotel Majestic, respeitando todas as orientações dos órgãos responsáveis por conta da chegada do COVID-19 em Santa Catarina. 

Nossa ideia era manter as regras e seguir com a programação, que contaria com mais dois eventos de lançamento nesta quarta e quinta-feira, além do curso em si no fim de semana, nos dias 21, 22 e 23 de março, também no Majestic. 

Porém, com a evolução da pandemia, resolvermos na manhã desta terça-feira, 17, adiar o projeto como um todo, já que nosso propósito, além de despertar novas práticas e oferecer estudo e conhecimento, é recebê-los em um ambiente confortável, seguro e sem qualquer risco. 

Logo, avisaremos sobre a nova data, torcendo para que seja em breve. Esperamos que entendam e agradecemos desde já o carinho e a vontade de estarem conosco."

Luiza Hota e equipe

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Rancho Açoriano

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!