Agosto 02, 2019

Vi o jogo pelo Facebook Watch e gostei

Vi o jogo pelo Facebook Watch e gostei

Há uma semana convivo com três netos de sete a dez anos. Um deles gosta muito de futebol, sabe tudo de escalações, horários, chaveamentos, classificação e muito mais, sem nunca ligar TV ou rádio. Tudo pelo YouTube.

Ontem à noite, no coroamento dessa relação, assistimos o segundo jogo entre Libertad e Grêmio, pela Libertadores, pelo Facebook Watch. Tirando pequenos problemas devido a má qualidade da internet brasileira, foi bem aceitável a transmissão. Plugamos o notebook na TV e voilá: som e vídeo na tela grande, com narração ótima de Nivaldo Prieto, comentarista e repórter.

Não havia outra solução, já que o Facebook comprou parte dos direitos da Libertadores, disputando com canais abertos e fechados.  Mostrou a prova do que se fala há tempos da integração dos meios e da força e capacidade das empresas de internet.

Foi um bom começo, já que a Globo, por exemplo, prefere acompanhar os jogos dos times de São Paulo e Rio em busca de maior audiência. Dentro dessa estratégia equivocada, perdeu quase 750 mil torcedores do Grêmio que chegaram a assistir simultaneamente. 

A interação foi outro ponto alto da transmissão. As mensagens rolavam pelo lado direito da tela, sem cessar. Ou contrário dos chatíssimos informes dos locutores tradicionais dizendo que alguém está vendo ou ouvindo pelo WhatsApp. 

Enfim, Facebook Watch veio para ficar, assim como outras iniciativas que estão em preparação. Eu e meus três netos agradecemos.

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!