Setembro 23, 2019

'Vocês roubaram meus sonhos e infância', afirma Greta Thunberg na ONU

'Vocês roubaram meus sonhos e infância', afirma Greta Thunberg na ONU
Reprodução

A ativista sueca Greta Thunberg afirmou hoje, 23, aos líderes mundiais na abertura de uma conferência de clima da Organização das Nações Unidas (ONU) que eles roubaram a infância dela com "palavras vazias".

"Está tudo errado. Eu não deveria estar aqui em cima. Eu deveria estar de volta à escola do outro lado do oceano", iniciou a adolescente de 16 anos. "Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias", afirmou, para em seguida acrescentar: "Mas os jovens estão começando a entender a traição de vocês".

Ela, e um grupo de 15 jovens ativistas, apresentaram uma denúncia contra o Brasil e mais quatro potências – Alemanha, Argentina, França e Turquia – ao Comitê das Nações Unidas (ONU) para os Direitos das Crianças.   

Os signatários sustentam que a incapacidade desses Estados de enfrentar a crise climática constitui uma "violação dos direitos" dos menores de idade. Além disso, exortam o comitê a ordenar que os cinco países atuem para proteger as crianças dos efeitos "devastadores" das mudanças no clima.   

"Faço isso porque os líderes do mundo estão fracassando em proteger os direitos dos menores, continuando a ignorar a crise climática", disse Thunberg.

O evento antecede a abertura da sessão de debates da Assembleia Geral das Nações Unidas, que ocorre amanhã, 24, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Com informações de Reuters e ANSA.

Tags:
Radar MakingOf
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!