Março 22, 2018

Zuckerberg admite erros em escândalo de dados do Facebook

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, quebrou ontem, 21, o silêncio sobre o escândalo do roubo de 50 milhões de dados de usuários da rede social pela Cambridge Analytica, empresa que atuou na eleição de Donald Trump. O CEO admitiu erros na plataforma e avisou sobre providências, entre elas, auditoria em apps suspeitos e mudança nos dados que são fornecidos para aplicativos. 

"Temos a responsabilidade de proteger os dados dos nossos usuários e, se não pudermos fazer isso, não merecemos prestar esse serviço. Estive trabalhando para entender exatamente o que ocorreu e como garantir que não ocorrerá de novo", escreveu Zuckerberg em um longo texto na rede social.

O executivo afirmou que houve “uma quebra de confiança” não somente entre o Facebook e a Cambridge Analytica, mas também entre a rede social e “as pessoas que compartilham seus dados conosco e confiam em nós para protegê-los”. No intuito de consertar o problema e restaurar a confiança dos internautas, a empresa afirmou que adotará algumas medidas drásticas.

O CEO anunciou que todos os apps que possuem acesso a “grandes quantidades de dados” antes de a rede social ter mudado as políticas de privacidade (em 2014) passarão por uma investigação organizada pela própria companhia. Além disso, a plataforma vai restringir ainda mais o acesso a informações sigilosas por parte de desenvolvedores, impedindo que eles usem dados de internautas que não abriram seus aplicativos por mais de três meses.

Especificamente a respeito da Cambridge Analytica, Zuckerberg lembrou que o Facebook requisitou à empresa que apagasse os dados recolhidos em 2015, e a agência mentiu para a rede social, afirmando que tal pedido havia sido cumprido. A companhia não pode mais publicar apps na plataforma desde o dia 16 de março, quando foi terminantemente vetada do espaço de desenvolvedores do site.

Tags:
web
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Jacqueline Assing

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!