14.3 C
fpolis
14.3 C
fpolis
quarta-feira, 29 junho, 2022

Você sabia que os elefantes tocam blues?

Foto Guto Campos
Últimas notícias

Duas pessoas que eu adoro se uniram em uma parceira que só podia resultar em uma ´locuraji`! E ontem, dia 2, foi lançado nas plataformas digitais e YouTube o primeiro single dessa “deliragem” entre o músico Marcoliva e o poeta Cláudio Schuster.

“A sanidade cansa/ e no silêncio ouço o delírio”. Foi inspirado nas imagens delirantes da poesia de Cláudio Schuster que o músico Marcoliva fez a canção para Os elefantes tocam blues, que ele também interpreta.

O resultado pode ser conferido nas principais plataformas digitais e no YouTube, com um clipe dirigido por Claudia Aguiyrre e colaboração do artista plástico Maurício Muniz. A gravação tem a participação do guitarrista Cris Ferreira, um dos principais nomes do blues no país.

O single é a primeira gravação de oito parcerias entre Schuster e Marcoliva, que estarão no álbum Há um blues no fim do túnel, com lançamento no segundo semestre. Para viabilizar a produção, teve início neste dia 2 a campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse.

Entre as recompensas para quem contribuir está o livro inédito beba poesia volume III (Editora Mondrongo), sétima publicação de Schuster, que dispara: “Um trecho da letra diz: ‘ela canta/ e é sua carícia lenta/ na imagem do impossível’. Os elefantes tocam blues é a imagem do impossível, a forma que encontrei para transmitir a sensação de ouvir um puta blues e querer que todo mundo estivesse ali naquele momento, pra celebrar a vida, os amores e dançar”.

Já Marcoliva confessa que foi tomado pelo clima do poema e a música fluiu de cara: “Quando a letra fala que ‘há um blues no fim do túnel’, é um pouco o que nos resta, que é cantar a própria dor e a dor desse momento. Olhando a realidade do país e a solidão desses tempos, me vem o que já disse o Chico Buarque: ‘sem a cachaça, ninguém segura esse rojão’. E o delírio dessa música é a nossa cachaça pra segurar a onda e também dizer que ‘se você vem para pouco, pouco faz sentido’… É preciso vir para muito”, ressalta.

Assista no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=pSZMjm-Csao

Contribua com a campanha de financiamento coletivo: https://www.catarse.me/ha_um_blues

*****

Sunset

Mamãe Samantha Brose e a linda Cecília se esquentando num ´solzim` gostoso que brilhou nesses dias de pré inverno. Fofura master!

*****

Mais uma pro Faial   Foto Thiago Jasper

Adriano Palma, CEO do Faial Prime Suítes, foi um dos homenageados durante as comemorações dos 107 anos da Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) realizada em Florianópolis. O empresário recebeu a Medalha Carl Hoepcke, pela gestão mais arrojada e inovadora que elevou a ocupação do empreendimento. Na foto, está ao lado da sua irmã e parceira de negócios, a Chef Roberta Scheer.

*****

Holofote no Mesc     Foto Néri Pedroso

 

O artista Alexandre Freire movimentou a sala expositiva do Museu da Escola Catarinense (Mesc) na noite de quinta-feira. A mostra “Elo” reúne 14 trabalhos apresentados sob a curadoria de Francine Goudel que ajuda o artista a dar uma reviravolta em suas representações.

Arquiteto por profissão, ele incorpora o gosto pelo geométrico em favor de uma poética carregada de subjetividade. O seu ponto de partida é a imagem de um barco e sua sombra. Nos desdobramentos, uma investigação sensível.

“Elo”, de acordo com a curadora, contém o essencial à criação, surge da captação do presente, emanada em frequência fabular.  “A série materializa uma investigação compositiva das relações contemporâneas entre indivíduos e problematiza a densidade dos tempos líquidos, como trata o filósofo Zygmunt Bauman”, indica Goudel. Montagem impecável, bem limpa, pintura de qualidade que põe a pensar sobre a arte e a vida. Em Florianópolis, o artista é representado pela Galeria Mamute, que está instalada no Armazém Rita Maria.

*****

Meio ambiente em pauta

No próximo domingo, dia 05, é o Dia Mundial do Meio Ambiente e para comemorar a data, o município de São José, por meio da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realiza uma programação especial que conta com doação de mudas e plantio de árvores.

Entre os eventos, comandado pela superintendente Gabriela Brasil dos Anjos, ocorre também o 1º Seminário de Meio Ambiente, em 07 de junho, com palestra sobre a Alteração do Código Ambiental Catarinense com o advogado Alexandre Waltrick Rates.

O encontro, que será a partir das 14h no auditório da GRANDFPOLIS,  poderá ser acompanhado também de forma on-line, no canal do YouTube da Prefeitura de São José.

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa e Santa Catarina: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Morre apresentadora inglesa Deborah James após luta contra câncer

A jornalista Deborah James morreu ontem, 28, aos 40 anos, no Reino Unido, em decorrência do câncer de intestino,...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }