Novembro 08, 2017

220 cartas de amor

O ator Renato Farias, gaúcho de Santa Maria, contracena com Gaby Haviaras, de Florianópolis. Eles se apropriaram da correspondência entre Maria de Lourdes Lang e Lourenço Renato Medeiros de Farias, e atuam no espetáulo de amor da Companhia de Teatro Íntimo, que tem a direção de Rafael Sieg.

 

"Optamos por um caminho mais documental, mas com liberdade para algumas licenças poéticas. A dramaturgia se dá a partir da relação de amor construída através das cartas. A distância entre eles acabou nos parecendo fundamental para que o amor perdurasse.", comenta o diretor do espetáculo.

 

Ele morava em Porto Alegre. Ela, em Santa Maria. Mesmo cinco décadas depois, ao abrir e ler as cartas, é possível perceber que o amor segue lá, vivo e turbulento como costuma ser. E traz consigo outras histórias. Histórias de uma época em que as distâncias pareciam maiores e o tempo era realmente outro.

Criado a partir das cartas trocadas pelos pais do ator Renato Farias quando eram namorados, entre 1956 e 1962, o espetáculo "220 Cartas de Amor" chega aqui em Floripa dia 10, no Teatro Pedro Ivo em Florianópolis às 21h.

 

Os atores Renato Farias e Gaby Haviaras encenam essa real história de amor que vem do material encontrado por Renato após o falecimento de seu pai, em 1998,e que ficou guardado por quase 20 anos. "Eram mais de 300 cartas, e pensamos sobre a possibilidade de transformá-las em um espetáculo pela primeira vez há uns quatro anos, tendo em vista o nosso deslumbre frente ao potencial literário destes documentos."

*****
 

 

Falando em escritas de amor...

Fernando Martins, o "Poeta do Povo", celebra hoje seus 45 anos de vida em meio a poesias e alegrias! Feliz aniversário, Fernando!

*****

 

 

Noite mágica             Foto divulgação

Uma noite cheia de amor e emoção. Assim foi o segundo encontro da Confraria P.Q. nos Gestos... Que como o nome já diz: vem para agregar em cada "pequeno detalhe". Minha querida amiga e jornalista Karem Fabiani e o grupo Fantasy Entretenimento transformaram esse momento em algo ainda mais especial. Ah, a loja está um encantamento só! Vale a pena conferir.

*****

 

 

Rincon Sapiência na área

Depois de imergir no universo da música africana, Rincon Sapiência traz para Floripa o "Galanga Livre", álbum de estreia bastante aguardado pelo público do rapper. O show vai rolar no sábado, 11 de novembro, às 21h na Life Club. Os ingressos antecipados estão disponíveis na Blueticket a partir de R$ 40.

 

African style                      Foto Renato Stockler

Por lá, influências da negritude, que vão da capoeira até o blues, passando pelo coco e pela tropicália, até o afrobeat, permeadas pela veia rock and roll que caracteriza a obra de Rincon. Entre as músicas, destaque para a exaltação da afrodescendência, a exemplo do título do disco, uma referência ao personagem mítico Galanga, monarca africano que, ao ser escravizado e trazido ao Brasil, conseguiu libertar a si e a outros escravos, ficando conhecido como Chico Rei. Imperdível!

*****

 

 

Niver Jivago

Na festa de sexta-feira (10) todos serão recebidos com red carpet na entrada, os 150 primeiros ganharão Welcome Skol Beats e juntos cantaremos Parabéns com um bolo de dez andares. Thiago Fabiani, Ana Herber, Maria Eduarda Silva e Cristina Souza serão os DJs da noite. Já no sábado (11) rola a retrospectiva dos hits dos últimos 10 anos na pista Social Club, e Funk&Pop na pista principal. Haverá Skol Beats em dobro, novos drinques em promoção e roleta de prêmios. Savanna Foster, Ravenna Hudson, Fernanda Moretti, Rafa Weingartner, Diego Berto, Angelina Capella, Isaac Varzim e Manú Bez comandam as cabines.

 

Celebrando       Foto Adriano Debortoli

Comemorando uma decada de sucesso, os sócios do Jivag, Eduardo Albani e Giselle Von Stockert

*****

 

 

Estrela     Foto NProduções/Divulgação

A cantora e compositora Claudia Passos (de branco) protagoniza como intérprete a montagem "Será que É de Éter?" - novo trabalho da Companhia de Dança Lápis de Seda, que estreia no próximo dia 24, no Teatro Ademir Rosa. Carioca, moradora da Ilha, aqui ela aparece com o primo Stephan Ellwanger, as irmãs Márcia e Lília e o filho Pedro Karam.

A montagem une dança e música para homenagear a carreira do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda.

*****

 

 

Corrida Kids

A Corrida KNN Kids, a prova para crianças de um a 11 anos, acontece no sábado (11) na avenida Beiramar Norte, em Florianópolis. A prova será disputada na categoria individual - masculino e feminino - e cada criança correrá de acordo com a categoria especificada no regulamento, disponível no site www.crossfitfour.com. O evento acontecerá no bolsão do trapiche e as inscrições estão abertas no site da Crossfit Four.

 
Fofos!     Foto divulgação

O objetivo, segundo Marlon Jacques, da organização, é gerar confraternização entre as famílias e chamar atenção para a importância da prática esportiva ainda na infância.

*****

 

 

Homenagem ao Daza      Foto divulgação

O Vereador Gabrielzinho (PSB) protocolou uma moção de aplausos para o Dazaranha, em homenagem aos 25 anos de estrada da banda. O objetivo, além de parabenizá-los pelos anos de história no mundo da música e também pela gravação do DVD com a Camerata Florianópolis no último mês, foi valorizar o grupo que enaltece tanto a cultura Ilhéu e pode ser considerado um patrimônio cultural.

*****

 

 

Cirurgia humanitária

Depois da remoção da sobra de pele em ex-obesos mórbidos em agosto e da reconstrução de mamas em mulheres mastectomizadas por causa do câncer durante o Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica de Santa Catarina entra em sua terceira ação social do ano nestes dias 13 e 14.

Dezenas de médicos pelo Estado irão operar gratuitamente pacientes com orelhas de abano, malformação que pode acarretar problemas emocionais e bullying. A iniciativa antecede o 54º Congresso Brasileiro da especialidade, que ocorrerá de 15 a 18 seguintes, no CentroSul, em Florianópolis.

*****

 

 

Feira de estágios e empregos 

A Estácio São José realiza hoje (8), das 10h às 20h30, a 3ª Feira de Estágios e Empregos do centro universitário. A empresa PCD em Foco, de Florianópolis, especializada em aproximar pessoas com deficiência e empresas que investem na inclusão desses trabalhadores, também estará no local para ajudar a população nesse processo.

Quem ainda não sabe qual é a melhor forma de preparar o currículo ou como se comportar durante entrevistas para aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho pode tirar suas dúvidas durante a palestra "Mercado de trabalho: você  esta preparado?!", que será ministrada por Leilane Mattos Perini, profissional de Recursos Humanos.

De acordo com Emanuelle Mello, coordenadora da feira, o objetivo é estreitar o contato dos  alunos com profissionais e orientá-los para a vida profissional.  "A feira pretende proporcionar aos nossos alunos um ambiente real para que possam interagir e serem estimulados em suas percepções em relação às suas carreiras e o mercado de trabalho", afirma. O evento é gratuito. Mais informações pelo telefone 3381- 8009.

 

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários