Portal Making Of

25 ANOS DO FAM

25 ANOS DO FAM

Está chegando mais um Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM). Só que não é mais um, é a 25ª quinta edição do festival, que resiste há duas décadas e meia, enfrentando os desafios financeiros e agora a pandemia, que praticamente paralisou a indústria da produção audiovisual.  E para marcar os 25 anos, o FAM traz pela primeira vez um tema que vai estar no foco em todo o evento, REFLEXÃO, sobre tudo o que está acontecendo no mundo, em especial a pandemia.

Além da exibição de dezenas de filmes, longas e curtas, o festival terá a participação de produtores de 15 países no Encontro de Coprodução, com a presença de indústrias do cinema como Disney, Amazon, Paramount e Telecine, numa lista de 31 players de produção e distribuição.

Para o público, uma infinidade de histórias em documentários, dramas, comédias e uma ampla diversidade de conteúdos audiovisuais. O diretor geral do FAM, Celso dos Santos, um dos criadores do festival, celebra os 25 anos falando da maturidade e do papel do evento. Diz ele, “O FAM está entre os festivais mais antigos de cinema do Brasil. Oportuniza muitas atividades, debates e conexões. Lança coproduções, abrangendo produção, exibição e mercado. E para público em geral, cultura e lazer através do cinema”.

O FAM 2021 será mais uma vez todo online, devido à Covid, de 23 a 29 de setembro. Informações em @famdetodos e www.famdetodos.com.br.


foto DIVULGAÇÃO – CELSO DOS SANTOS – diretor geral do FAM

 

ESTADO  MULHER

A presença feminina e seus direitos no trabalho, e na vida como um todo, são o foco da advogada catarinense Rejane Sánches, líder de várias iniciativas que procuram consolidar o papel da mulher na cultura do empreendedorismo, da democracia, presença na vida política, nos movimentos civis e na igualdade de gênero.

Rejane é presidente da Comissão Estadual da Mulher da OAB/SC, entre outras entidades, onde exerce a função de impulsionar as vozes femininas.  Recentemente coordenou a Conferência da Mulher Advogada de SC e representa a OAB no Observatório de Violência contra a Mulher.

“A advocacia mobiliza discussões, tem forte potencial de transformação social, fundamental à justiça. As advogadas e os advogados podem atuar com olhar analítico, crítico e intransigente em relação à igualdade de gênero”, defende Rejane Sánchez.


foto DIVULGAÇÃO – advogada  REJANE SÁNCHEZ 

 

LIDE COM A RETOMADA

Uma grande mobilização para estimular a retomada durante e pós pandemia dos negócios em Santa Catarina. A iniciativa da campanha é do LIDE SC, Grupo de Líderes Empresariais, e foca no associativismo, com destaque em ações de mídia e no papel das lideranças empenhadas em superar os problemas.

Uma série de eventos regionais vai debater a situação e oferecer perspectivas para a retomada de muitos negócios que ainda sofrem o impacto da Covid.

O primeiro evento trouxe a Florianópolis os sócios e o economista chefe da XP Investimentos.  Em um painel debate, cercado pelos protocolos sanitários, foi feita a análise sobre o atual panorama da economia mundial e nacional, os impactos no mercado regional e as perspectivas de retomada a médio e longo prazos.


Economista-chefe da XP CAIO MEGALE e CEO da empresa, RAFAEL FURLANETTI, com o presidente LIDE SC, DELTON BATISTA – foto JOSE SOMENSI

 

MARCENEIRO DAS ANTIGAS                                                                


marceneiro e artista plástico SALESIO DA CRUZ GAIA – fotos GUILHERME CÂNDIDO

No lugar de bola, carrinho de mão ou qualquer outro brinquedo, ele pedia de presente aos pais serrote e martelo. Não deu outra, o menino que gostava de brincar com madeira virou um marceneiro que há 40 anos demonstra profundo respeito pela natureza e a arte.

O manezinho Salesio da Cruz Gaia, encontrou sua motivação de vida na madeira de demolição, criando obras intuitivas e únicas. Avesso ao que vem pronto e em série da indústria, não se cansa de falar da sua paixão pela marcenaria artesanal. Trabalhou muitos anos na UFSC, ensinando aos alunos de arquitetura como lidar com madeira bruta. Hoje, na sua oficina, no Canto do Lamim, no Norte da Ilha, aumenta ainda mais o seu legado, ensinando jovens a manter a marcenaria artesanal.  E no ensina e faz, Salesio vai juntando restos de ipê, peroba, cedro, angelim, canela e outras madeiras nobres que estão largadas por aí para esculpir obras que vão ficar na memória dele para sempre. Mas vão ficar também em fotografias, galerias, casas e qualquer ambiente que possa preservar a história e a beleza da arte. Conversando algumas horas com o Salesio, percebi que o veio da madeira corria certo em busca das mãos habilidosas do artista artesão.  


Obra feita com restos de várias madeiras
@gsalesio

 

EM AÇÃO

+  Já está no ar a websérie “Sob a Lua Cigana”, do Consonante Duo, uma homenagem à cultura e tradição ciganas. Os músicos do dueto, Lieza Neves e Marcio Bicaco, resgataram traços dos povos ciganos para compor quatro vídeos com músicas, contos e poemas. Cada episódio faz uma referência com as quatro fases da Lua e com os quatro elementos da natureza. A série está disponível no www.youtube.com/c/ConsonanteDuo. O Projeto foi realizado através do edital de apoio à cultura da Prefeitura de Florianópolis.

+  Aliança Francesa de Florianópolis abriu as inscrições para o Prêmio de Arte Contemporânea, que chega a sua oitava edição. Além da participação na mostra, o vencedor do prêmio ganha uma residência artística de três meses no Cité Internationale des Arts de Paris, com tudo pago. informações em www.affloripa.com.br.

+ Escola do Teatro Balé Bolshoi de Joinville iniciou a formação de bailarinos na comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. O projeto, além de estimular a dança clássica na própria comunidade, vai selecionar alunos para a escola. Os selecionados serão trazidos para Joinville com tudo pago e vão ter a mesma formação que os demais alunos já recebem no Balé Bolshoi. A parceria é com o Instituto Arteiro da Cidade de Deus, que já tem outras iniciativas para jovens em situação de risco na comunidade. 

+ Feliz com os jovens brasileiros entre 20 e 24 anos. Estão dando show nas redes sociais com publicações de posts muito criativos sobre a importância da vacina contra o coronavírus. As criações são divertidas, do jeito que essa galera gosta de se comunicar, passando uma mensagem muito positiva. Eles que ficaram por último, estão dando ainda mais valor a vacina, afinal são os que mais sentem a falta de estarem juntos. A turma deu um novo tom ao ritmo da vacinação.

+ Neste sábado, 28/08, a população de Imaruí, Sul do estado, terá a oportunidade de assistir pela primeira vez o longa-metragem Albertina, que ganhou diversos prêmios em festivais internacionais. O filme conta a história da menina Albertina Berkenbrock, que vivia na comunidade de São Luíz, em Imaruí. Aos 12 anos, sofreu uma tentativa de estupro, mas lutou até a morte. São atribuídos milagres à Abertina e ela foi declarada beata pela igreja católica em 2007. A estreia será numa exibição ao ar livre, às 18:30 horas, na Praça Coronel Serafim da Silva Matos. Faz parte das festividades de comemoração de aniversário da cidade.

Até a próxima quarta, lembrando que estamos na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla, com o tema direitos e inclusão.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: