19.1 C
fpolis
19.1 C
fpolis
terça-feira, 16 agosto, 2022

5 dicas de solução em TI para otimizar custos dos pequenos e médios empresários

Reprodução/Freepik
Últimas notícias
Hoje é praticamente inimaginável uma empresa fazer qualquer tipo de negócio sem o apoio da tecnologia. Do trivial aos complexos sistemas destinados a departamentos específicos, as soluções de TI exercem importância cada vez maior no ambiente corporativo. Diante da grande quantidade de ferramentas, muitos processos podem se perder, ou ainda as ferramentas não serem utilizadas de forma adequada.
O gerenciamento da TI é tão importante quanto se ter as soluções mais atuais e inovadoras do mercado, e isso independe do porte da sua empresa. Os pequenos e médios negócios também precisam de ferramentas para administrar suas empresas.
Acompanhando esse mercado, vi o Estudo de Maturidade Digital das Pequenas Empresas realizado pela IDC e encomendado pela Cisco, apontando que a crise sanitária acarretada pela covid-19 foi um divisor de águas para a mudança das PMEs em relação à tecnologia, pois, sem ela, as empresas não sobreviveriam.
Os resultados da pesquisa mostram que durante as medidas restritivas de isolamento social, a digitalização dos processos e o trabalho remoto deixaram 96% das companhias dependentes da tecnologia. O levantamento ainda mostra que 62% das empresas entrevistadas no país acreditam que a digitalização de negócios é fundamental para se solidificarem e se manterem em pé no futuro, estando mais preparadas para eventuais cenários negativos.
As PMEs precisam acelerar a transformação digital e estão abertas para soluções tecnológicas. Isso se torna uma oportunidade para as empresas que ofertam esses serviços e podem atender às necessidades de cada companhia, tornando-se um parceiro estratégico para elas, e não uma fonte de despesas – afinal essas corporações naturalmente têm um orçamento reduzido.
Inovação e acessibilidade são palavras de ordem para as PMEs. Por isso pensei em 5 soluções em TI que podem ajudar sua empresa a reduzir os custos:
  • Nuvem: o armazenamento em nuvem poupa o investimento em aparelhos como HD externos e pen drives, além de ser acessível a quem de direito em qualquer momento e de qualquer lugar.
  • Softwares de gestão: tornam possível centralizar as tarefas e os departamentos, trazendo mais agilidade para o dia a dia das empresas. Além disso, há ferramentas que controlam desde o fluxo de caixa até o gerenciamento de estoque – muitas delas com acesso na nuvem.
  • Inteligência artificial: esta ferramenta automatiza as tarefas e torna as empresas mais produtivas, visto que muitos dos erros e falhas são oriundos de pessoas. Ao automatizar uma tarefa, você minimiza os erros/falhas, o retrabalho e consequentemente as despesas.
  • Terceirização da TI: muitas das PMEs não têm recursos para contratar uma equipe própria e do tamanho necessário para atender às demandas, por isso, a terceirização torna-se uma alternativa, visto que a corporação consegue ter profissionais sempre à disposição por um custo bem menor.
  • IOT (internet das coisas): em alta em diversos segmentos, por meio da comunicação e integração de dispositivos que acessam a internet, é possível mensurar e assegurar o melhor desempenho de seu negócio, evitando desperdícios.
Digitalizar-se e adotar soluções tecnológicas é necessário para todas as companhias. A boa notícia é que as de menor porte não precisam se onerar com isso para manter a qualidade do atendimento aos seus clientes – que estão cada vez mais exigentes. Espero que minhas dicas ajudem o seu negócio!
*Por Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Pavan sai do ninho tucano e sobe o morro da Casa D´Agronômica para confirmar o 10

O governador Carlos Moisés sabe a força que tem e não mede esforços para trazer partidos e políticos para...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }