17.3 C
fpolis
17.3 C
fpolis
terça-feira, 16 agosto, 2022

5G estreia no Brasil na quarta-feira

Pixabay
Últimas notícias

A quinta geração de internet móvel — o 5G — será ativada no Brasil na quarta-feira, 6. Brasília, a capital federal será a primeira cidade do país a contar com a tecnologia. A informação foi confirmada ao g1 pelo conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira.

Ele preside e coordena o Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da implantação da internet 5G no país na faixa de 3,5 gigahertz, a principal leiloada em novembro do ano passado.

“Hoje [segunda-feira] haverá uma reunião extraordinária do Gaispi, às 17h, e na pauta está a ativação do 5G em Brasília para o dia 6 agora, quarta-feira”, afirmou Moreira ao portal de notícias. “A EAF [entidade administradora de faixa] implantou todos os filtros necessários, fez testes o fim de semana todo, está tudo certo. Será aprovado, não há motivo para não aprovar”, completou.

A tecnologia 5G permite o tráfego de dados até 100 vezes mais rápido que o padrão de quarta geração (4G). Vale destacar que o 5G oferecido hoje por algumas operadoras utiliza frequências de 4G e antenas 5G, ou seja, não é o 5G puro. Por isso, não é tão rápido quanto será a nova tecnologia.

De acordo com cronograma aprovado pela Anatel, a liberação da faixa de 3,5 GHZ para o 5G nas capitais deve acontecer até o fim de agosto, e a tecnologia precisa ser ativada até 29 de setembro. Para as demais cidades do país, o cronograma vai até 2029.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Órgãos da atriz Anne Heche são doados para oito pessoas

Os órgãos da atriz Anne Heche, que morreu na última sexta-feira, 12, aos 53 anos, após sofrer um grave...