Maio 06, 2021

73% dos brasileiros com smartphone já fizeram um Pix

73% dos brasileiros com smartphone já fizeram um Pix
Reprodução

Na primeira vez que a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Pagamentos Móveis e Comércio Móvel no Brasil buscou descobrir como os internautas brasileiros com smartphone estão usando o Pix nas transações entre contas, os resultados apontam que 73% dos pesquisados já utilizam este tipo de serviço.

Desde o lançamento, em novembro do ano passado, até março, mês em que foi realizada a pesquisa, o Pix já acumula mais de 1 bilhão de transações e uma movimentação de quase R$ 800 bilhões, de acordo com dados do Banco Central.

Esta edição da pesquisa, um oferecimento da Dynatrace, também apurou que a popularidade do Pix é maior entre os jovens de 16 a 29 anos (78% deles já enviaram um Pix) do que entre as pessoas com 50 anos ou mais (55% deste público já mandou um Pix).

A proporção que já experimentou a novidade é maior também entre pessoas das classes A e B (81%) do que entre aquelas das classes C, D e E (71%). A diferença por renda mensal se expressa ainda mais claramente quando segmentado pelo sistema operacional do smartphone: 89% dos usuários de iOS já enviaram um Pix, contra 72% daqueles com Android.

Não há diferenças expressivas no uso do Pix por região do País, segundo esta pesquisa.

Por sua vez, os pagamentos com QR code já foram experimentados por 53% dos internautas com smartphone. Os números da pesquisa também apontam proporção dos internautas brasileiros com smartphone que já pagou por QR code é maior entre homens (56%) que entre mulheres (50%); e maior entre pessoas das classes A e B (59%) do que entre aquelas das classes C, D e E (51%).

Os pagamentos por aproximação (NFC - Contactless) também estão se popularizando, embora mais lentamente que o Pix. A pesquisa apurou que 34% dos entrevistados já utilizaram este recurso, o que representa um aumento de 11 pontos percentuais em um ano.

Considerando a utilização por classes sociais e o fato que esta tecnologia nem sempre está presente em smartphone populares, a pesquisa constatou que o iOS (sistema operacional dos smartphones mais avançados e mais caros) é 47% do total, contra 33% do Android.

Os organizadores da pesquisa também queriam apurar qual seria a proporção dos brasileiros que já solicitaram um empréstimo pelo celular e descobriram que 25% deles já contrataram este tipo de serviço. A proporção é maior entre pessoas das classes C, D e E (26%) do que entre aquelas das classes A e B (19%). Quando questionados sobre o valor do empréstimo mais recente que contrataram pelo smartphone, a maioria (90%) informa que foi abaixo de R$ 10 mil.

Foram entrevistados, de forma online, 2.028 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, entre os dias 10 e 19 de março de 2021. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.

Tags:
web
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Onze 8

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!