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sábado, 28 maio, 2022

A conexão entre realities e o Twitter

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A conexão entre realities e o Twitter

Reprodução/BBB/Globo

Com a pandemia, os reality shows ganharam ainda mais força, engajamento e audiência nos últimos anos. A relevância do tema na vida do brasileiro movimenta conversas no Twitter e faz uma combinação de telas com a TV.

Dados de um estudo, realizado pelo Twitter no Brasil, mostram que a rede social é a plataforma de maior afinidade com o tema: 91% das pessoas que usam o serviço no país afirmam que ela é uma extensão da experiência de assistir a um reality show.

De acordo com o levantamento, 91% dos brasileiros que usam o Twitter acompanham os momentos mais marcantes dos programas pela plataforma e 94% concordam que é lá que encontram informações e curiosidades sobre o que está acontecendo nos reality shows.

Não por acaso, quatro dos cinco programas de TV mais comentados no Twitter no Brasil em 2021 foram reality shows ou programas em torno do tema, estando Big Brother Brasil em primeiro lugar, seguido de A Fazenda 13, Rede BBB , A Fazenda 12 e Fantástico.

O estudo aponta que a correlação e causalidade entre Tweets e audiência televisiva de reality shows mostra que as emissoras e produtoras de conteúdo têm aproveitado o Twitter para fidelizar ainda mais os espectadores, alcançar uma audiência incremental e encontrar novas formas de monetização ou engajamento em torno de suas produções.

Segundo levantamento em parceria com a Kantar IBOPE Media, a plataforma gerou audiência para os maiores realities em 2021: cerca de um quarto das exibições analisadas mostraram indícios de que parte da audiência dos programas foi gerada por meio do Twitter.

O Big Brother Brasil é um grande exemplo desta complementaridade entre Twitter e TV, já que o programa é assistido por 84% das pessoas que usam a plataforma no Brasil e está em primeiro lugar na lista de reality shows mais comentados no país e no mundo. 

Neste cenário, as conversas sobre os programas de TV oferecem aos anunciantes uma extensão da mensagem. De acordo com o estudo, grande parte das pessoas (71%) declara que a plataforma é a melhor para as marcas falarem sobre reality shows e 72% das pessoas que usam o Twitter se lembram de ações de marcas em reality shows.

A maioria gosta de consumir conteúdos relacionados ao programa que incluam memes (57%), produtos (55%), comentários (51%), vídeos (49%) e ações especiais (48%). As pessoas também acreditam que as marcas deveriam contar com mais ofertas de cupons de desconto para quem assistir ou comentar (66%), trazer mais ofertas exclusivas (65%), sorteios (58%) e produtos personalizados (38%) e fazer mais comentários (31%).

O levantamento foi realizado pelo time de pesquisa do Twitter no Brasil em parceria com a Mind Miners com dados de novembro de 2021. Foram entrevistadas 1.000 pessoas maiores de 18 anos, pertencentes às classes ABC de todas as regiões do Brasil. Dentre os entrevistados, 700 usam o Twitter e 300 não usam.

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