Fevereiro 18, 2021

A criatividade em tempos de pandemia

A criatividade em tempos de pandemia
Reprodução

Muitas coisas no mundo, e no nosso dia a dia, sofreram com a pandemia. O distanciamento, a compra e venda de produtos online, o consumo por meio de telas e tantos outros costumes passaram a ditar a vida durante esse período. Para vencer esses obstáculos, nós tivemos que ser muito mais criativos do que antes para encontrar as soluções ideais. Mas não é toda hora que a gente consegue ter uma ideia brilhante na cartola. Então, como melhorar a nossa criatividade? Bem, vamos tentar pensar nisso juntos. 

Apesar de boa parte das pessoas acreditarem que ser criativo é ter um dom, as coisas não funcionam desta forma. Cada um de nós tem um estilo, um jeito, um negócio e algumas outras diferenças, mas todos podemos nos tornar seres bem criativos. Gosto de pensar que a criatividade é união de diferentes fatores, como por exemplo: o nosso cérebro, as nossas experiências de vida, os lugares que visitamos, aquilo que lemos e assistimos, etc. Tudo isso pode ser misturado para gerar algo novo, ou, adaptar o que já existe. Sim, ser criativo não é só inventar, mas transformar e dar utilidade a algo já existente. 

Um exemplo de uma mudança simples, mas que se encaixa no que digo acima é o logo do Mercado Livre. Antes da pandemia, a marca apresentava um aperto de mão no tradicional fundo amarelo, e após as regras de distanciamento social entrarem em vigor, o logo passou a ter um toque dos cotovelos que se tornou o cumprimento desse período. É uma adaptação da já consagrada marca, mas surgiu em um momento no qual devemos nos lembrar dos cuidados necessários. Uma solução simples, mas muito criativa que ajuda a reforçar o discurso de precaução nesse momento. O nosso trabalho tem essa capacidade de mudar a visão das pessoas sobre algo, transformando a opinião que tem em relação a fatos e produtos.

O fruto do nosso trabalho pode fazer com que pessoas passem a comprar de empresa x ao invés de empresa y, por exemplo.  Além disso, quando atendemos empresas é a nossa ação que muitas vezes irá mudar a vida de outras pessoas. Se você desenvolve algo que fortaleça um produto do seu cliente, logo surgirão muitos clientes e a demanda por ele irá aumentar. Sendo assim, é possível que a empresa tenha que abrir uma nova vaga de emprego e dar oportunidade para alguém voltar ao mercado de trabalho. E sabe por que estou te dizendo tudo isso? É para que você perceba o quanto os negócios na internet são importantes e se mostraram ser ainda mais agora. Por isso, a criatividade é essencial para o nosso trabalho.

Lembra que no início do artigo eu comentei que a criatividade é a união de diversas coisas? Pois bem, na prática o que você deve fazer quando estiver achando que não está conseguindo ser criativo é buscar elementos e ferramentas para exercitar seu cérebro a encontrar as soluções que precisa. Separe um momento e dê uma olhada no que seus concorrentes estão produzindo, o que eles fizeram que teve um bom impacto, o que deu errado. Não é que você necessite copiar, mas sim entender como eles estão se posicionando e o que você pode tirar de proveitoso daquilo. Leia notícias, livros, histórias e tudo aquilo que você gosta de ler. Pode ser sobre qualquer assunto, a leitura vai estimular diversos pensamentos em sua mente e muitas vezes algo que você procurava, mesmo não tendo a ver com sua leitura, irá despertar e, então, é só colocar no papel para desenvolver. 

Reflita sobre viagens e lugares que você já visitou, repassando por fotos e vídeos desse momento. Te ajudar a relembrar algum costume do lugar, alguma experiência que você vivenciou, pois estimula a memória e pode aliviar seu cérebro da tensão de exigir dele uma ideia brilhante. Quando estamos com os pensamentos leves e sem preocupações na mente, nossa cabeça trabalha de forma diferente e dali pode surgir o insight que lhe faltava. 

Compartilhe. Você precisa conversar com sua equipe e fazer um momento para troca de ideias. Realize um brainstorming não somente quando já existe o problema que precisa de solução, mas também para ver o que cada um deles vê do trabalho e da situação que estão. Peça para que todos anotem as ideias e a partir daí comecem a separar aquilo que é viável e que pode render algo positivo para dar início ao trabalho. Posto em prática, é só analisar os resultados com bastante calma. Lembre: a criatividade é algo que todos nós temos e é importante para tudo em nossa vida. Ela é um talento que podemos aprimorar em qualquer momento, basta realizar a união das mais diversas coisas no mundo e colocar em prática. Ela não cairá do céu, mas sim será construída por cada um de nós. 


*Por Rodrigo Maciel, Acelerador de Agência Digital e Gerente de Produtos na Umbler.

Tags:
artigos opinião especialistas
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários