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A dança das tarifas e os destaques da economia

Foto: Sócios da tax & Co./ Os sócios Rodrigo Gosch, Diretor Executivo, e Cláudio Trovão, Diretor Tributário, apresentaram os novos sócios diretores Fábio Bana, Guilherme Nadalin, Júnior Rael, Paulo Anghinoni e Sandro Dall Averde / Crédito: Divulgação.
Foto: Sócios da tax & Co./Crédito: Divulgação.

Em expansão. A tax & Co., companhia catarinense com foco em soluções tributárias, anunciou, ainda para 2022, o lançamento de duas novas sedes localizadas em São Paulo e Curitiba, responsáveis pela expansão operacional e gestão de negócios da companhia nos estados paulista e paranaense, em evento realizado em Florianópolis, no início do mês. Com abrangência em mais de 15 estados brasileiros e ampla experiência em inteligência e estratégia tributária, aliada a alta tecnologia desenvolvida para o segmento, a companhia oferece soluções que agregam valor e impulsionam as empresas. Em 2021, a tax & Co. atendeu mais de 350 clientes realizando mais de 400 procedimentos, que geraram mais de R$700 milhões em benefícios econômicos. A previsão para 2022 é que esse valor chegue a 900 milhões.

 

Registro. O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) reforça seu posicionamento em defesa da sustentabilidade da Previdência, tanto em nível estadual, quanto federal. Para as entidades empresariais, as mudanças realizadas nos últimos anos são essenciais para garantir o pagamento dos benefícios aos atuais e futuros aposentados. O Cofem considera que o debate eleitoral em curso é uma oportunidade para valorizar as recentes reformas e avançar em novas mudanças, se necessário. O Conselho é composto pelas Federações das Indústrias (Fiesc), do Comércio (Fecomércio), da Agricultura (Faesc), dos Transportes (Fetrancesc), das Associações Empresariais (Facisc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (Fcdl), das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), além do Sebrae-SC.

Atenção! O momento que antecede as eleições também é uma oportunidade para analisar e comparar os planos de Governo apresentados pelos candidatos, inclusive para alertar a sociedade sobre aqueles que não apresentam consistência nos planos apresentados. Nas últimas eleições essa análise passou desapercebida diante da polarização dos debates e, se isso acontecer novamente, serão mais quatro anos de gestão ineficiente pela frente.

 

Foto: Profissional de TI / Crédito: Pixabay.
Foto: Profissional de TI / Crédito: Pixabay.

Recrutamento Tech. Levantamento feito pela GeekHunter, startup catarinense de recrutamento de pessoas desenvolvedoras de software e cientistas de dados, mostrou que estas são as principais dificuldades apontadas por 62,7% dos recrutadores. Além da desistência, 15,7% disseram que o alinhamento de salário e benefícios é o maior desafio e 11,9% a necessidade de muitas entrevistas até encontrar alguém compatível com a vaga. Processos com muitas etapas e testes técnicos complexos são alguns dos motivos para candidatos desistirem de uma vaga. A pesquisa reuniu respostas de tech recruiters, gestores e analistas de recursos humanos e produtos de pequenas, médias e grandes empresas para saber quais são os desafios dos RHs desde a atração até a contratação. A disputa pelos profissionais de TI já no mercado e a corrida contra o tempo para formar novos profissionais são dois grande desafios para o setor.

 

Crescendo.  Em um ranking inédito da revista Exame, BTG Pontual e PwC Brasil divulgado o início do mês de agosto, três empresas catarinenses figuraram entre as 205 em maior crescimento no Brasil levando em consideração as demonstrações contábeis (balanço patrimonial e demonstração de resultado do exercício (DRE)) referentes aos anos-base de 2020 e 2021. As empresas Codirect, na categoria R$ 2 a R$ 5 milhões de faturamento, a Checklist, categoria R$ 5 a R$ 30 milhões, e a Projuris, categoria R$ 30 a R$ 50 milhões estrearam no ranking com um ponto em comum: todas passaram pelo processo de posicionamento de mercado com o mesmo profissional catarinense, Iuri Forte, que há sete anos atua repensando a estratégia das instituições e seus modelos de negócios buscando expansão através do posicionamento de marca e Market fit.

Foto: Iuri Forte - Dakeny / Crédito: Divulgação.
Foto: Iuri Forte – Dakeny / Crédito: Divulgação.

“Estas três empresas representarem Santa Catarina no importante ranking mostra o potencial de tecnologia e inovação do ecossistema catarinense, e com um trabalho estratégico bem elaborado é possível potencializar ainda mais as corporações que já estão tendo tração no mercado, e em alguns casos recalculando a rota para encontrar o melhor caminho de crescimento e expansão de cada uma.”, resume Iuri sobre o quão fundamental é pensar os negócios estrategicamente para consolidá-los.

Iuri Forte, atualmente à frente da Dakeny, é formado em administração e tem MBA em marketing. É especialista em posicionar, acelerar empresas e desenvolver estratégias de negócios que solucionem problemas pro mercado.

 

Foto: Yeesco - Brusque / Crédito: Divulgação.
Foto: Yeesco – Brusque / Crédito: Divulgação.

1 milhão de visitantes. A marca de moda Yeesco, de Brusque/SC, comemora o sucesso dos primeiros dias da sua mega promoção de descontos. A Black de Inverno, que começou no dia 23 de julho, já vendeu mais de 250 mil peças. Foram mais de 1 milhão de visitantes na plataforma de estilo, que resultou em mais de 50 mil pedidos e mais de 46 mil clientes em compras. A promoção segue até o fim de agosto, com descontos de até 80% e peças a partir de R$ 15.

“A democratização e o acesso à moda são as nossas principais bandeiras de negócio. Queremos chegar a clientes de todas as idades, tamanhos e estilos, e a Black de Inverno é mais um meio de atingir esse objetivo”, destaca Victor Santos, co-fundador da empresa.

Desde abril de 2021, as vendas da Yeesco ocorrem exclusivamente pela loja online, e a marca já chegou entre os top 20 e-commerce de moda e vestuário do Brasil, de acordo com o relatório mais recente da ferramenta de análise de sites SimilarWeb. Somente de janeiro a maio deste ano, o e-commerce da Yeesco triplicou em vendas com relação a 2021, e a estimativa é de 5,5 milhões de peças vendidas em 2022, cinco vezes mais do que no ano passado. As roupas desenvolvidas pela marca atendem o público feminino e masculino, do tamanho PP ao G1 e dos mais variados estilos.

 

Crédito: Ágora Tech Park / Crédito: Divulgação.
Crédito: Ágora Tech Park / Crédito: Divulgação.

R$ 15 milhões em recursos. O Ágora Tech Park, com sede em Joinville (SC), é um dos parques tecnológicos com projeto aprovado pelo programa Ambientes de Inovação da Finep e do Ministério de Ciência, Tecnologia & Inovações (MCTI) e terá R$ 15 milhões em recursos não reembolsáveis que serão utilizados para o desenvolvimento do Agora.Uni – quarto prédio do complexo e que terá como foco a conexão entre academia, mercado, setor público e sociedade (a “quádrupla hélice” da inovação) para potencializar o ecossistema de inovação e empreendedorismo da região.

“Será um projeto que desde o início terá a participação de todos os atores do nosso ambiente de inovação, cocriando uma iniciativa de grande impacto econômico e social”, destaca Emerson Edel, presidente do Ágora Tech Park.

Nos últimos 16 meses, o parque tecnológico teve um crescimento de 168,4% em volume de operações. Ao todo, são 108 negócios em torno do ambiente de inovação que se tornou uma referência no Norte de Santa Catarina. Os recursos recebidos da Finep vão custear parte do projeto, que terá também contrapartida do Perini Business Park, onde o Ágora está instalado.

 

Foto: Manifestação por um Plano Diretor Participativo em Florianópolis - Associação dos Moradores de Cacupé- Amocapé/ Crédito: Divulgação.
Foto: Manifestação por um Plano Diretor Participativo em Florianópolis – Associação dos Moradores de Cacupé- Amocapé / Crédito: Divulgação.

Revisão do Plano Diretor de Florianópolis. A abertura do ciclo de debates sobre a revisão do plano diretor no âmbito do Conselho da Cidade, foi transferida para o dia 27/08/2022 (vinte e sete de agosto de 2022). As contribuições sobre o material apresentado na Abertura do Ciclo de Debates passam a se encerrar às 00h01 (meia noite e um minuto) do dia 02/09/2022 (dois de setembro de dois mil e vinte e dois). O comunicado foi  publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município de Florianópolis.

 

 

Dança das tarifas:

 

A Petrobras anunciou uma nova redução do preço da gasolina, válida a partir da última terça-feira (16). O preço médio de venda de gasolina A para as distribuidoras passou de R$ 3,71 para R$ 3,53 por litro, uma redução de R$ 0,18 por litro, ou de 4,85%. A companhia manteve o valor do diesel, após ter cortado o valor do combustível nas distribuidoras na semana passada, na segunda redução em agosto.

A queda no preço dos combustíveis está acontecendo por efeito da desaceleração econômica da China e os reflexos sobre a queda no preço do barril de Petroléo no mercado internacional. Desde as máximas em março deste ano, o barril de petróleo Brent já recuou cerca de 26% com a perspectiva dessa desaceleração.

 

A Celesc anunciou novas tarifas para as contas de luz, que entram em vigor no dia 22 de agosto. Para consumidores residenciais, o aumento será de 7,66%. O reajuste anunciado pela ANEEL é influenciado por vários itens, como custos com aquisição de energia de geradores por conta da escassez hídrica de 2021, encargos setoriais e componentes financeiros do ciclo anterior.

 

O leite e seus derivados sobram nas prateleiras dos supermercados e já fazem falta na mesa dos consumidores. Só em julho, o leite fluido registrou alta de 25,5%. No acumulado de 12 meses, a alta foi ainda mais significativa: de 66,5%, colocando o produto como um dos vilões da inflação.  Mas segundo nota de conjuntura da Embrapa o preço do produto já apresenta sinais de queda.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

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