17.3 C
fpolis
17.3 C
fpolis
quinta-feira, 26 maio, 2022

A HISTÓRIA DAS OBRAS NA PONTE

Divulgação
Últimas notícias

Depois de amanhã, 13 de maio, a Ponte Hercílio completa 96 anos de existência. Ótima data para lembrar o trabalho realizado para a reabertura da ponte, um tema sempre espinhoso, dada a demora e as incontáveis denúncias de desvio e desperdício de dinheiro ao longo do tempo. Um recorte entre 2006, data da assinatura da primeira ordem de serviço para a reforma, e 2019, quando a Ponte Hercílio Luz foi entregue à comunidade, é o tema do documentário “Em obras”, da produtora Contexto Filmes, que foi lançado ontem à noite, 10 de maio, no Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis.

O filme de 23 minutos conta com depoimentos como do engenheiro fiscal da obra Wenceslau Diotallévy, o procurador do Ministério Público de Contas, Diogo Ringenberg, do secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano Michel Mittmann, do presidente da Associação Catarinense de Engenheiros, Roberto Oliveira e da empresária, professora e educadora, Anita Pires. Detalhes como prazos e valores estão no curta metragem assinado pelo documentarista Gustavo Zinder e equipe, que deixa registrado para as gerações futuras o longo processo de recuperação do cartão postal da Ilha, que ficou mais de três décadas fechada ao público em meio a muitas polêmicas. Além dos depoimentos, o documentário mostra também imagens da trajetória das obras na Ponte Hercílio Luz.

GUSTAVO ZINDER – Diretor do documentário

Abaixo teaser do documentário:

 

DELÍCIAS DO MEL

Criatividade, produtos e sabores na Feira do Mel de Santa Catarina
Fotos/CRISTINA GALLO

Uma infinidade de produtos para quem gosta de mel. O mel multifloral,o composto, própolis, cera de abelha, favos de mel, balas, biscoitos, pães, chás, produtos de beleza e estética e até cerveja, entre outras tantas criações feitas de mel. Tudo está na XXI Feira do Mel de Santa Catarina, que começou hoje (11 de maio) e prossegue até sábado, no Largo da Alfândega, no Centro Florianópolis.

A organização é da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina, Epagri, Sebrae-SC e Prefeitura de Florianópolis.

Quem não estiver estiver na cidade, a feira continua também no online, pelo site http://www.faasc.com.br/meldesantacatarina/.

Junto com a feira será realizada uma campanha do agasalho e de arrecadação de alimentos. Pela feira costumam passar em torno de 10 mil pessoas diariamente e a federação quer incentivar a solidariedade dos visitantes. As roupas e alimentos arrecadados serão encaminhadas para o Lar Recanto do Carinho e Asilo Irmão Joaquim, em Florianópolis.

Livros de receitas a base de mel estão disponíveis aqui.

A produção da última safra de mel catarinense ficou em 6,5 mil toneladas, a maior produção brasileira, de acordo com os organizadores da feira.

Largo da Alfândega – Florianópolis foto/CRISTINA GALLO

 

GELADEIRAS DO SABER

Geladeira biblioteca foto/DIVULGAÇÃO

Geladeiras que guardam alimento precioso, o conhecimento. O sabor fica por conta da imaginação e a leitura vai nutrir a educação e o futuro de muitas crianças. A iniciativa é do MPF – Ministério Público de SC – que viu no projeto uma oportunidade de promover educação e cidadania. Refrigeradores que seriam descartados foram customizados por artistas através do projeto Livroteca, Páginas de Cidadania, que transformam geladeiras que seriam sucatas em estandes de livros em comunidades vulneráveis de Florianópolis.

A proximidade da sede do MPF-SC da comunidade Santa Rosa despertou a necessidade de incentivar a leitura, algo manifestado por líderes comunitários do bairro. Além dos livros doados, as “geladeiras livrotecas” contam ainda com exemplares do Almanaque da Turminha do MPF, um projeto que busca contribuir com a formação cidadã. Em 40 dias, cinco geladeiras foram doadas ao projeto, sendo quatro pela Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap).

Quem quiser colaborar com o projeto pode doar livros, de preferência infantojuvenis, que podem ser entregues no próprio MInistério Público Federal de SC (Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876, no Bairro Agronômica) ou na Unidade Móvel do MPF, que no próximo sábado, dia 14 de maio, estará no Trapiche da Avenida Beira-Mar- Norte, das 10 às 13 horas.

 

A NOVA TURNÊ BEATLES 4EVER

Banda BEATLES 4EVER foto /DIVULGAÇÃO

A primeira banda cover de Beatles do Brasil e nos palcos desde 1980, Beatles 4Ever, faz nova turnê em Santa Catarina.

O espetáculo musical conta em detalhes a trajetória da banda mais importante de todos os tempos, seguindo o formato de apresentação ao vivo com todas as fases dos Beatles. Já são quarenta anos de shows e os mais variados projetos que mantêm viva a admiração pelos Beatles. A turnê começa no dia 19 de maio, em Joinville, e prossegue por Lages, Itajaí e fechando em Florianópolis, em 25 de maio.

As datas, locais e demais informações no site: http://www.c5producoes.com/

 

SHOW DE JORGE DREXLER

JORGE DREXLER foto/ANTON GOIRI

A distância é curta e o motivo é muito bom. A Orth Produções divulgou nas redes sociais o show do uruguaio Jorge Drexler, no dia 17 de setembro, em Curitiba, no charmoso Teatro Guaíra. “Tinta y Tiempo” é o nome do show que vai ter canções do mais novo trabalho do Jorge Drexler, além dos maiores sucessos da carreira, sempre esperados pelos fãs. Os ingressos já estão à venda e mais informações aqui.

Nunca é demais lembrar que a carreira do cantor e compositor deslanchou depois de Jorge Drexler ganhar o Oscar com “Al otro lado del río”, a primeira canção em espanhol a receber a estatueta. De lá pra cá, o artista ganhou o mundo e seus shows são sempre muito aguardados e prestigiados.

Trilha muito boa que ouvi enquanto escrevia a nota. Quem quiser ouvir a música fica aí o link:

 

QUESTÕES AFETIVAS

Os objetos e suas relações com pessoas e vivências, apresentados em sua forma original ou representados em desenhos e gravuras. Uma mostra que fala sobre morte, nascimento, renascimento, esquecimento e continuidade, uma espécie de diário e catalogação das relações do artista com os familiares e suas partidas de ordem física, emocional e mental. Até o dia 20 de maio, na Fundação Badesc, em Florianópolis, a primeira exposição do artista Jan M.O. apresenta 34 trabalhos e leva o nome de “Dileção-Direção”, com questões afetivas transformadas em obras pelo artista. A Fundação Cultural BADESC fica no Centro de Florianópolis e a visitação gratuita pode ser feita de segunda a sexta, das 13h às 19h.

Exposição do artista JAN M.O – Fundação BADESC

 

CONFRARIA EU ME PERMITO

A proposta é incentivar as mulheres a conquistarem emancipação financeira. Essa é a ideia central do projeto Eu Me Permito, que trabalha com moradoras do Morro da Mariquinha e da Comunidade Monte Cristo, em Florianópolis. As mulheres são desafiadas a buscar conhecimento e desenvolver o empreendedorismo. E hoje,11 de maio, elas se reúnem na Confraria Eu Me Permito, no restaurante Delfino 146, no Centro de Floripa. Além da gastronomia, o evento vai focar em discussões sobre autoconhimento, empreendedorismo e relações interpessoais. Informações pelo Whatsapp (48) 99904-0730. A renda do evento será toda revertida para o projeto.

Mulheres do projeto “Eu me Permito” foto/ ÁLIA GARCIA

______________________________________

Fico por aqui, obrigado pela companhia e até a próxima semana com mais gente e lugares.
@anselmoprada no Instagram.

Anselmo Prada
Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com, WhatsApp (48)99163-6710 e Instagram @anselmoprada.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Com vibração de Gean, Topázio e Bornhausen se filiam no PSD

Partido que já definiu o apoio ao ex-prefeito Gean Loureiro, pré-candidato do União Brasil ao governo, o PSD estendeu...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }