19.3 C
fpolis
19.5 C
fpolis
sexta-feira, 27 maio, 2022

A intolerância vai aumentar

Últimas notícias
A intolerância vai aumentar
Reprodução vídeo youtube

Quando faltam menos de onze meses para as eleições tudo indica que a intolerância contra a imprensa vai aumentar. Dar empurrão em jornalistas, até mata-leão como ontem, 12, em Salvador, ameaçar quebra de equipamento, estimula os radicais. E revelam também desorganização em atos que envolvem público e imprensa. Amadorismo é o nome disso.

A imprensa está no meio do caminho entre os pré-candidatos e o público. Sua ação livre e respeitosa deveria interessar a todos.

É de esperar que as entidades da classe jornalística ajam mais frente às autoridades, além das notas de repúdio, para que os exacerbados sejam banidos das comitivas e os responsáveis denunciados nas casas legislativas e nos tribunais. 

No Fantástico de ontem, a Globo relatou as agressões na Bahia contra equipes dela e do SBT, pedindo providências, mas não pode ficar sozinha nessa justa reivindicação. Uma atitude coerente e civilizada deveria partir também de quem vem à público pedir votos.

 

Tempo

Salvo alguns casos isolados, como o de Leandro Puchalski, quem fala do tempo na TV e no rádio são jornalistas e não meteorologistas. A Globo elevou à condição de estrela de quem faz isso. O maior exemplo é Maria Julia Coutinho, que de garota do tempo passou a apresentadora do Jornal Hoje e agora do Fantástico.

Quando ela saiu houve uma espécie de concorrência interna para substitui-la coordenada por William Bonner, cuja opinião final foi para Anne Lottermann que parecia estar cumprindo uma função enfadonha e abaixo das suas expectativas. Pois, ela acabou de sair para assumir uma posição no futuro programa de Faustão na Band ano que vem. 

A vaga do tempo a partir desta segunda-feira no Jornal Nacional não teve surpresa: vai ser de Eliane Marques, que há anos faz isso no JH. É uma apresentadora correta, que ganha vaga também por perseverança. Assim, não haverá nada de novo no ar, a não ser no JH para onde vai Jacqueline Brazil – outra perseverante e muito eficiente nos bastidores.

 

Entendimento

Leia com atenção este informa distribuído pela NSC:

“Com o objetivo de expandir e estar mais presente na mídia digital, o Grupo NSC anunciou a contratação do especialista…, que assume como head de Ecossistema de Influência do Be lovers, produto desenvolvido pela empresa que conecta influenciadores digitais e empresas.”

Entendeu?

 

F1

 


Reprodução vídeo F1

A decisão da Fórmula 1 ontem em Abu Dhabi – na última corrida e na última volta – mostra o tamanho do acerto da compra de direitos pela Band. E o tamanho da perda da Globo.

Mostrou também o espetacular autódromo todo iluminado e decorado para corrida à noite. Perto dele, Interlagos parece pista de kart. 

 

Álbum

Textos e fotos com histórias de Jornalismo.

Esta foto que o amigo Nilson Souza recuperou mostra a equipe da RBS – RS e SC – para a cobertura da Copa do Mundo nos Estados Unidos. É um documento que mostra o tamanho do envolvimento de uma empresa regional, sem comparação até o momento.  

 

Claiton Selistre
Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há sete anos.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Colombo enfrenta adversários dentro do PSD

Pelo menos três personalidades do cenário eleitoral catarinense, pré-candidatos assumidos, já receberam sinalizações do deputado Julio Garcia e de...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }