Outubro 19, 2021

A MELHOR – MAIS UMA VEZ

A MELHOR – MAIS UMA VEZ
Bodega Zuccardi/Divulgação

O que faz de uma vinícola um local inesquecível? A paisagem? A arquitetura do local? O vinho? O World´s 50 Best, concurso que colhe a opinião de jornalistas, enólogos, sommeliers e profissionais de turismo, mostra que é tudo isso – e um pouco mais. A última edição reconheceu a argentina Zuccardi como a melhor vinícola do planeta. É a terceira vez consecutiva que a bodega recebe o reconhecimento.

A arquitetura é um dos grandes diferenciais do prédio. Inaugurada em 2016 a estrutura é apresentada como uma “homenagem à montanha que define o clima e o solo da região”. O prédio foi construído com pedras calcárias da propriedade.




Bodega Zuccardi/Divulgação

O projeto dos arquitetos Tom Hughes, Fernando Raganato e Eugenia Mora procurou atender dois requisitos básicos: ser um edifício funcional para atender às necessidades do processo de vinificação e, agregar ainda mais valor turístico ao local que já possui uma paisagem imponente. O restaurante e espaço de degustação, por exemplo, tem como cenário a Cordilheira dos Andes (acima). O prédio tem três andares que foram pensados de maneira a otimizar a produção e, de sobra, encantar o visitante. O vídeo produzido pela própria Zuccardi, ilustra melhor a beleza do prédio e do entorno da vinícola.

Além da Zuccardi, outras 13 vinícolas da Argentina, Chile e Uruguai, figuram na lista das 50 melhores do mundo: a uruguaia Bodega Garzón está na 4ª. colocação; a também argentina Catena Zapata em 7º, e a chilena Viña Vik, na 8ª. A relação completa você pode acompanhar neste link.

______

 

DESCAMINHO

 
PRF/Divulgação

Por falar em vinho argentino o portal de notícias G1 fez um levantamento das apreensões de vinho realizadas de janeiro a setembro deste ano em Santa Catarina. Pelos cálculos do site, com base em informações da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal, foram recolhidas mais de 200 mil garrafas que entraram ilegalmente no país. O produto, que teria como destino mercados como Balneário Camboriú, Florianópolis, Curitiba e São Paulo, acaba transformado em álcool gel.   

______

 

CENOGRÁFICO

 
Muma/Divulgação

Um móvel perfeito para quem é apaixonado por um bom whisky. A proposta é da Muma, uma fabricante de móveis de Pernambuco, para marcar os 200 anos da Johnnie Walker. Além da cadeira com um toque industrial, há bancos e capas de almofada que valorizam a logomarca do cavaleiro andante. As peças podem ser encontradas nas lojas de Recife, São Paulo e também pelo e-commerce da empresa.

A comemoração dos 200 anos da marca de whisky mais vendida no mundo, iniciou no ano passado com o lançamento de séries especiais de whisky. Um deles, o famoso Blue Label, ganhou uma embalagem especial com ilustrações que mostrar a história da família Walker.

______

 

ACHOCOLATADO E SUSTENTÁVEL

  
Macallan/Divulgação

Já a The Macallan se uniu ao chef confeiteiro espanhol Jordi Roca, para produzir um whisky especial. A embalagem do Harmony Collection Rich Cacao (foto) é totalmente biodegradável e foi elaborada com subprodutos do cacau e outros ingredientes usados na fabricação de chocolate. Neste fim de semana a Whisky Advocate fez uma análise do single malt e ressaltou as marcantes notas de chocolate que tornam possível harmonizar o whisky até com doces. A garrafa está sendo vendido por aproximadamente US$ 160.

______

 

CINCO ANOS

 
Hemmer/Divulgação

Tradicional fabricante de molhos, temperos e conservas, a blumenauense Hemmer comemorou na última semana – de maneira discreta – os cinco anos da linha de cervejas. A linha foi concebida em 2016 para complementar a linha de produtos da empresa, que já possuía um portfólio amplo de produtos e uma estrutura de vendas e distribuição muito bem articulada. A produção ficou à cargo da cervejaria Blumenau, com supervisão do sommelier Eli Junior.

______

 

RUMO À EQUIDADE

Já a Heineken usou as redes sociais nos últimos dias para discutir a “masculidade saudável”. O vídeo publicado no dia 14 exibe colaboradores da empresa que discutem o assunto com um psicólogo.

Segundo a cervejaria, o conteúdo é um convite à reflexão, e mais um passo rumo à equidade dentro e fora da empresa. “Por meio de nosso poder de transformar e contribuir para uma sociedade com comportamentos mais saudáveis, incentivamos conversas abertas sobre temas sensíveis”, diz o material enviado à imprensa.

Tags:
vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

PARA POUCOS

Novembro 27, 2021
Exclusivo

THE BEST

Novembro 13, 2021
Exclusivo

Prepare o bolso

Outubro 02, 2021
Exclusivo

LARANJA NO WHISKY

Setembro 04, 2021

Jefferson Douglas da Silva

Jefferson Douglas da Silva

Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, atuou por mais de 25 anos em jornais e emissoras de televisão de Chapecó, Blumenau, Joinville e Florianópolis. Foi repórter, editor, apresentador e gestor de equipes de TV, entre elas a chefia de redação da RBS TV. Tem experiência em assessoria de comunicação e relações públicas nas áreas governamental e privada. Conhece em detalhes a rotina de cantinas que produzem vinho colonial no Oeste do estado e alambiques do Vale do Itajaí. Fez cursos de coquetelaria (Senac) e produção artesanal de cerveja (Escola Superior de Cerveja e Malte). Apaixonado por vinhos, estuda o assunto desde 2001.

Comentários

Onze LG Gd

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!