Portal Making Of

‘A OUTRA PELE’ – FLORIPA NO CINEMA

'A OUTRA PELE' - FLORIPA NO CINEMA
foto DIVULGAÇÃO – cena do filme A OUTRA PELE

Um dos lugares mais conhecidos e visitados da Ilha de Santa Catarina é um dos cenários da produção cinematográfica entre Brasil e Argentina. Quem conhece o Bar do Arantes, no Sul da Ilha, vai poder sentir o clima do lugar na tela do cinema, no filme “A Outra Pele”, que tem lançamento amanhã (12 de agosto) em Florianópolis. Dirigido pela cineasta argentina Inés de Oliveira Cézar, o filme mostra um pouco da cultura açoriana, com destaque para a praia do Pântano do Sul.

Milhares de bilhetinhos escritos por pessoas de várias partes do mundo, pregados nas paredes e teto do bar fazem parte do cenário da coprodução, inclusive com a atuação do Arantinho, Arante Monteiro Filho, que tem o mesmo nome do pai, fundador do bar, o “Seu Arantes”. Arantinho contracena com a protagonista do filme, Maria Figueras, que interpreta a personagem “Abril”.

A parceria brasileira na produção é entre a produtora Salta Una Rana, da Argentina, e a Plural Filmes, do Brasil e o filme conta a jornada de uma mulher procurando sentido para sua vida em busca de um amor incerto. A ilha catarinense é parte do cenário, trazendo um pouco de alívio aos dramas da personagem central e ao espectador, através das imagens cheias de beleza e a melancolia das paisagens, como os elementos afetivos da cultura açoriana. Um dos pontos altos da trama é o encontro da personagem “Abril” com a benzedeira Tia Ilda, que morreu aos 104 anos.

“Filmar em Florianópolis é uma experiência que sempre traz bons frutos, precisamos investir na preservação das riquezas naturais e culturais da ilha, garantindo qualidade de vida para todos e o valor agregado que o audiovisual precisa”, afirma Ralf Tambke, da Plural Filmes.

“A Outra Pele” estreia amanhã e permanece em cartaz até o próximo dia 18, no cinema do MULTI Open Shopping, no Rio Tavares, seguindo todos os protocolos sanitários.


foto divulgação – persongem “Abril” (Maria Figueiras) e a benzedeira Tia Ilda em cena 


foto divulgação – personagem “Abril” (Maria Figueiras) e Arantinho, no Bar do Arantes

 

REINVENÇÃO LUSITANA

Ela vive outro momento, sente falta do vídeo, da coluna no jornal, dos palcos, dos amigos e de Floripa. Mas a reinvenção foi necessária, a virada aconteceu e vai muito bem.

Luiza Gutierrez é uma daquelas mulheres inspiradoras, que foi em frente, cruzou o oceano e já está na história da comunicação catarinense.  Luiza encarou todas as oportunidades como apresentadora de TV e eventos, produtora, colunista social e voluntária de muitas entidades, chegando ao posto de madrinha do Movimento Outubro Rosa de Florianópolis por dois anos. Mas ela e a família queriam inventar e se reinventar, zeraram o cronômetro no Brasil e voltaram a acioná-lo em Portugal, em Lisboa mais precisamente.  E como a vida de imigrante nunca é fácil, tiveram que corrigir os rumos dos planos várias vezes, até que a mudança, a adaptação e a reinvenção começaram a fazer sentido. Passados quatro anos, está tudo fluindo e hoje Luiza Gutierrez atua no mercado imobiliário europeu, integrando o Staff do Grupo Century 21 Nações, selecionando, entrevistando e preenchendo vagas de consultores imobiliários na Europa. Empolgada com o futuro em Portugal, Luiza define sua jornada como “desbravamento de terreno desconhecido” e se diz surpresa e feliz com a virada.


foto  VICTOR BRUN consultora imobiliária  LUIZA GUTIERREZ

 

PEDE NO “BUTECO”

Prossegue com muita adesão do público um dos eventos mais cheios de sabor e descontração. Boteco, cerveja e petisco são sempre bons motivos para um programa divertido, em qualquer época do ano. Mas em tempos de pandemia, o boteco pode ser em casa mesmo.  

Esta é a proposta da 21a edição do concurso de comida de botecos, que este ano recebeu o nome de “Salve os Butecos”, que continua em Florianópolis e São José até o dia 22 de agosto. A ideia é que o “buteco” seja uma extensão da sua casa, uma forma mais barata de alimentação e uma ajuda necessária aos estabelecimentos, muito impactados pela pandemia. 

Nesta edição, o formato é híbrido, os consumidores podem provar os petiscos do concurso através do delivery ou buscando nos “butecos”, garantindo os protocolos sanitários.

Mas quem não resistir e preferir ir até um “buteco”, o evento prevê o agendamento e cardápio digital.  

O “Salve os Butecos” quer ajudar na recuperação dos estabelecimentos. E todos podem participar fazendo também doações em dinheiro ou produtos usados nos petiscos.

A meta é arrecadar 3 milhões de reais e dividir igualmente entre os “butecos” participantes do concurso. O acompanhamento das doações está sendo feito através do “butecômetro”, no site www.comidadibuteco.com.br. Lá estão também todas informações sobre o festival, serviço presencial e delivery, preços e o cardápio completo das comidas de “buteco”.


fotos  LINDA LARANJA FOTOGRAFIA

 

ILHA RURAL

Não são poucos os lugares na Ilha de Santa Catarina que nos levam ao clima de vida rural. Em muitos casos, basta se afastar um pouco das praias e já estamos numa paisagem de interior e de vida simples, com cercas de arame ou madeira, vacas e cavalos no pasto, riachos, plantações de alface, milho, aipim e muito mais, num cenário que mostra o modo de vida do manezinho agreste.

E um desses lugares acaba de ser redescoberto, fica a 20 quilômetros do centro de Florianópolis, Norte da Ilha, comunidade onde quase todo mundo se conhece.

Além dos valores históricos, das tradições e do jeito de viver dos ilhéus do interior, Ratones tem na vida rural a sobrevivência dos seus moradores. E para os visitantes, um passeio pela região pode ter colheita na horta, trilha e pôr do sol na Pedra da Bruxa, com vista para a Estação Ecológica de Carijós. A produção de cogumelos e kombucha é outro atrativo e quem gosta de meditar, existe um local próprio e integrado à natureza. O turismo de base comunitária está sendo cada vez mais incentivado e aprimorado, com foco na preservação do meio ambiente e nas tradições das comunidades. 


fotos REPRODUÇÃO comunidade rural de RATONES – FLORIPA/SC  

 

EM AÇÃO

+ A Fundação Cultural de Itajaí iniciou o cronograma de exposições de trabalhos dos artistas contemplados no Edital de Ocupação das Galerias. Foram selecionados 12 projetos de artistas de diversos lugares do Brasil e 7 trabalhos de autores de Itajaí. As exposições são virtuais devido aos problemas da Covid, e uma presencial, na galeria Dinyz Domingos, na Casa Burghardt, com protocolos sanitários.  Informações no site www.galerias.itajai.sc.gov.br

+ Durante todo o mês de agosto a programação de lazer e cultura do MULTI Open Shopping traz atrações gratuitas. As apresentações estão previstas para as noites de quinta, sexta e sábado, com dançarinos, mágica e música ao vivo, sempre a partir das 18h, no Palco da Praça MULTI. Nas quintas-feiras ocorre a Quinta Blues, nas sextas tem apresentações no Sexta Surf Music e aos sábados é dia de Som ao Vivo.  O MULTI shopping fica no Rio Tavares, em Florianópolis, e toda a programação pode ser acompanhada no site https://multiopenshopping.com.br/edital-cultural-multi-open-

+ Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, abre nova exposição chamada “Futuros Urbanos”, uma jornada imersiva sobre o futuro das cidades. A exposição conta com um vídeo mostrando quatro personagens em diferentes cenários possíveis para o futuro de suas vidas nas cidades onde moram. Os questionamentos são os problemas atuais, relativos a questões como moradia, mobilidade urbana e injustiça social e como esses problemas vão afetar a vida de todos nas próximas décadas se medidas não forem tomadas. A exposição segue até o dia 31 de outubro. Informações www.museudoamanha.org.br

+ Livros escritos por jornalistas de Santa Catarina ganham destaque num projeto tocado pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI). Resultado do trabalho de quatro jornalistas que escreveram suas obras durante a pandemia. Unindo humor, política, trabalho e superação, as obras são dos jornalistas Cláudio Schuster, Frutuoso Oliveira, Mário Medaglia e Viviane Bevilacqua. @imprensasc

+ Reverdecer é o nome da exposição que abre nesta quinta (12 de agosto) na Autoria Design, em Itajaí.  As peças são dos artistas Lairana e dos designers Jailson da Silva e Juliano Guidi. Entre as obras, esculturas feitas com troncos, raízes e pedaços de madeira. Trabalhos sem emendas, pregos, parafusos, colas, tudo feito de forma manual e sustentados pelo próprio de design de cada obra.

 

Até a próxima quarta, saudando o AGOSTO LARANJA, mês da conscientização e prevenção da Esclerose Múltipla.     

                                     

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: