18.7 C
fpolis
18.7 C
fpolis
quarta-feira, 18 maio, 2022

A prévia que antecipa problemas

Últimas notícias
A prévia que antecipa problemas
DIVULGAÇÃO

O MDB, maior partido de Santa Catarina, vive um dilema shakespeariano onde o verbo ser foi trocado pelo ter ou não ter prévias em 2021 de olho na escolha do candidato ao governo pela sigla na eleição do ano que vem.

Encerrados os encontros regionais, poucos líderes emedebistas respaldam a consulta, enquanto os maiores interessados parecem ser mesmo o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, e o deputado federal Celso Maldaner, presidente estadual do partido, que colocaram seus nomes à disposição dos filiados.

Nem o senador Dário Berger sente-se confortável com o processo ainda este ano por fechar portas com outras siglas, dificultar e atrapalhar futuras composições, com o que concorda a bancada estadual na Assembleia, preocupada com o isolamento e inevitáveis repercussões negativas junto ao governador Carlos Moisés (sem partido), cujo futuro eleitoral interessa aos parlamentares e prefeitos.

 

Volta e meia

Primeiro foi o deputado Celso Maldaner que declarou que estava na hora de oficializar um convite a Moisés para se filar no MDB, agora é parte da bancada estadual que levanta a questão.

Reeditar a tríplice aliança com PSDB e PSD não saiu do radar dos emedebistas, mas o governador também conversa, há muito tempo, com o hoje ministro Ciro Nogueira (Casa Civil), senador e presidente nacional do PP, o que poderia pôr água no chope ou criar uma nova versão da coligação no Estado.

 

REPRODUÇÃO/WHATSAAP

AGENDA BOLSONARISTA

Depois de mudar a narrativa e dizer que ajudou a provocar o debate sobre a utilização dos recursos do governo do Estado nas rodovias federais (470, 280 e 163), o vice-líder do governo no Senado, Jorginho Mello (PL), embarcou em mais uma agenda dos conservadores, ao lado do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Nas redes sociais, Jorginho espalhou este vídeo em que reclama da quebra de sigilo feita pela CPI da Pandemia, da qual faz parte, de produtores de conteúdo e de sites de direita. Afirma que é “um verdadeiro atentado à liberdade de expressão. São decisões pautadas na mera perseguição política, e que servem exclusivamente à ânsia de atingir o Governo Bolsonaro”. O senador por Santa Catarina gravou o vídeo em Joinville, onde participava da Shot Fair Brasil, que se intitula a primeira feira para apaixonados pelo mundo das armas. Colar o nome cada vez mais aos Bolsonaro é considerado fundamental por Jorginho para o projeto ao governo em 2022.  

 

E agora?

A ação da Polícia Federal deflagrada para cumprir mandados de busca e apreensão contra o cantor Sérgio Reis e o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) por ataques à democracia não ficou restrita ao Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Ceará e Paraná.

Segundo a colunista Dagmara Spautz, do NSC Total, também teria quatro mandados em Joinville e um em São Francisco do Sul.

 

Discurso acirrado

Esta semana, em encontro nacional do PTB, o deputado estadual Kennedy Nunes, que preside a sigla no Estado, disparou nas redes sociais contra os ministros do STF, por conta ainda da prisão do presidente nacional do partido, o ex-deputado Roberto Jefferson no mesmo inquérito, e disse: “Podem me prender!”

Na noite desta quinta, durante encontro na Associação dos Municípios da Região Carbonífera, no entorno de Criciúma, kennedy participou de uma reunião com apoiadores e declarou: “Estamos preparando um partido que será a casa do conservadorismo”.

Aliás, uma catarinense, Graciela nienov, de Maravilha, assumiu a presidência nacional do PTB com o afastamento de Jefferson.

 

Só para reforçar

O inquérito que apura os ataques à democracia, aberto pelo Supremo, é um dos alvos de uma ação do presidente Jair Bolsonaro, que quer retirar a prerrogativa da mais alta corte sem que ocorra a manifestação da Procuradoria Geral da República.

No caso mais recente, a peça criminal é tocada pela Polícia Federal, que pede a emissão dos mandados e até das prisões, referendadas pelo ministro Alexandre de Moraes, e, ao contrário do que ocorreu na prisão de Roberto Jefferson, na sexta passada (13), desta vez o Ministério Público se manifestou favoravelmente à operação contra Sérgio Reis e Otoni de Paula.

 

Se fosse bom, não era de graça!

Vale um conselho para o governo federal em meio às investidas contra o Supremo e o Congresso, dê uma olhadinha no mundo real.

A cortina de fumaça ideológica e política sobre voto impresso e pedidos de impeachment de ministros da mais alta corte não encobre alta dos preços dos produtos nos supermercados, dos combustíveis, do gás de cozinha, ou seja, da inflação.

Crises econômicas têm potencial para provocar grandes derrotas nas urnas, sejam elas alimentadas de forma eletrônica ou com papel.  

 

Mais do que sonho

A prefeita de Rancho Queimado, Cleci Veronezi (MDB), presidente da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, acredita que a terceira pista na BR-282 saia do papel com o apoio da bancada federal catarinense e do governador Carlos Moisés, principalmente depois das declarações do ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), na audiência pública da última terça (17).

Motivos não faltam: a população da cidade passa dos 5 mil depois da pandemia, o turismo é uma das maiores riquezas da região, junto com a produção de morango, e a melhoria na rodovia alavancaria ainda mais a recepção dos visitantes.

 

Tucanos

Os ex-senadores Paulo Bauer e Dalírio Beber acompanharam de perto a visita do governador João Doria Júnior, de São Paulo, a Santa Catarina.

Saudados com pompa por Doria, terão a tarefa de conciliar as preferências com o equilíbrio na sigla, que ainda terá que ouvir os outros três participantes da prévia, prevista para 21 de novembro próximo.

Bauer já declarou voto a Doria.

 

Esperteza

Governador João Doria empossou o deputado federal Rodrigo Maia, do Rio de Janeiro, como secretário de Projetos e Ações Estratégicas do governo de São Paulo.

Maia prometeu sair do DEM depois da eleição que levou Arthur Lira (PP-PE) à presidência da Câmara, e, durante o ato no Palácio do Bandeirantes, na manhã desta sexta (20), não poupou críticas aos adversários, principalmente ao que qualificou de “vírus bolsonarista”.

 

BRUNO COLLAÇO/AGÊNCIA AL

DOIS EM UM

O deputado coronel Onir Mocellin (PSL) entrou em licença por dois meses e abriu a possibilidade de dois suplentes do partido assumirem a cadeira na Assembleia. Tiago Frigo (foto), engenheiro e advogado (foto), um quadro pra lá de preparado, reforça a representação da Grande Florianópolis pelos próximos 30 dias, ao lado de João Amin (PP), Bruno Souza (Novo) e Dirce Heiderscheidt (MDB). O próximo a assumir no Legislativo estadual será Rudinei Luís Floriano, primeiro suplente que abriu espaço para Frigo.

 

Pelas afegãs

Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho emitiu nota de apoio às mulheres e juízas do Afeganistão. Leia na íntegra:

NOTA PÚBLICA EM DEFESA DAS MULHERES E JUÍZAS AFEGÃS A ANAMATRA – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MAGISTRADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO, entidade da sociedade civil que congrega cerca de 3.600 magistradas e magistrados do Trabalho de todo o Brasil, vem a público reafirmar o respeito à liberdade em todos os sentidos e à igualdade de gênero, diante das graves ameaças e agressões que vêm sofrendo as mulheres afegãs nos últimos dias, em razão da tomada do poder no Afeganistão, pelo regime talibã.

As cenas impactantes que chegam aos nossos olhos pela imprensa e pelas redes sociais, acerca do nefasto contexto no qual as mulheres afegãs não são reconhecidas como pessoas dignas de direitos, causam repulsa, indignação, revolta, preocupação e abalo emocional.

O problema também passa pela liberdade de trabalho e pleno exercício das atividades inerentes ao cargo pelas juízas afegãs.

A igualdade de gênero é tema que norteia a atuação da ANAMATRA e figura como Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Busca-se a realização de um mundo em que mulheres e homens sejam livres para fazer suas escolhas, usufruindo das mesmas responsabilidades, direitos e oportunidades. Esse é o mínimo que se pretende ser assegurado, o que não detém as mulheres e juízas afegãs, neste momento.

Especialmente quanto às juízas afegãs, a ANAMATRA presta a sua solidariedade e manifesta seu apoio incondicional, bem como apela para concessão imediata de ajuda humanitária, para que a vida e a integridade física não só das magistradas, mas também de todas as mulheres afegãs e suas famílias sejam preservadas e asseguradas.

Exorta-se às autoridades e aos organismos internacionais a união de esforços em torno de medidas nesse sentido, que passam, inclusive, pela a saída do país e concessão de asilos, o mais breve possível.

De sua parte, a ANAMATRA coloca-se à disposição para auxiliar no que for possível.

A presente manifestação representa uma pequena fagulha no cenário mundial que, somada a várias e diminutas atuações, por certo alcançará o seu intento, em consonância com o sonoro clamor por socorro: liberdade, igualdade e respeito aos direitos humanos, de estudo e trabalho para as mulheres afegãs e suas famílias.

Ressalta-se que a solidariedade expressada nesta nota e a atuação de toda a sociedade têm significado de vida ou morte para as mulheres e juízas afegãs.

Brasília, DF, 19 de agosto de 2021.

LUIZ ANTONIO COLUSSI

Presidente da ANAMATRA

 

 

 

Roberto Azevedo
Roberto Azevedo tem 37 anos de profissão. Estudou jornalismo na UFSC, de Florianópolis, e direito na FURB, de Blumenau. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, chefe de Redação, editor-chefe, gerente e diretor de Jornalismo, na RBS TV de Blumenau e Florianópolis, na TV Record de Florianópolis, na Rede TV Sul! e na TVBV (Barriga Verde, BAND); comentarista na RIC TV Record e na Record News, e colunista no Diário Catarinense (onde também foi editor de Política) e no Notícias do Dia, tendo blogs nas versões digitais das edições. Atuou nas rádios União de Blumenau e União FM de Florianópolis, e na Rádio Record da Capital catarinense. Além de ter uma coluna no Portal Making Of, desde setembro de 2016, faz comentários sobre política e economia na Rádio Cidade em Dia FM, de Criciúma, e na TVBV (BAND), de Florianópolis.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Queda de avião que matou 132 pessoas na China foi intencional

O acidente com um Boeing 737-800, da China Eastern Airlines, que levava 132 pessoas a bordo e que caiu...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }