Ciclo encerrado

O técnico Enderson Moreira, 53 anos, não seguirá no comando do Avaí. Após 34 jogos à frente da equipe, sua passagem se encerra com o término do contrato, que não foi renovado em comum acordo com a diretoria. O Avaí precisa respirar ares novos, novas ideias. Afinal, mesmo campeã, a equipe não demonstrava segurança. Ganhou o título com seis partidas sem vitória (foram duas derrotas e quatro empates).
Campeão estadual
Enderson deixa o clube após o Campeonato Catarinense, garantindo o 19º título estadual do Avaí. Com a conquista, o Leão da Ilha se isolou como maior campeão de Santa Catarina. O título foi importante para o Avaí, mas a meta do presidente Júlio Heerdt é voltar à elite do futebol brasileiro, posição que recebeu no início da gestão, há quatro anos.
Trabalho
Durante sua passagem, Enderson manteve a equipe competitiva e consolidou um sistema de jogo eficiente. A conquista do título estadual coroa um trabalho consistente, apesar dos desafios enfrentados ao longo da campanha.
Muito machucado

Após o título, uma frase enigmática chamou a atenção. “Fui muito machucado aqui dentro”. Forte suspeita de que o treinador esperava ser blindado pela diretoria azurra após as críticas dos torcedores e da imprensa. “Levei muita pancada que não merecia”, disse.
Reconhecimento
A diretoria por outro lado agradeceu ao treinador pelo comprometimento e profissionalismo demonstrados no período. Em nota, destacou sua importância na conquista do Estadual e desejou sucesso em seus próximos desafios. Posicionamento comum quando o técnico deixa o comando.
Paulo Autuori

Com a saída de Enderson, o Avaí já busca um substituto. Um dos nomes cogitados é Paulo Autuori, 69 anos, profissional experiente, com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro e também atuações em cargos de gestão esportiva.

O torcedor também especula Jair Ventura, que deixou o Goiás. O treinador é jovem, mas com passagem exitosas pelo Botafogo, Juventude e Atlético-GO. Aliás, ao deixar o Goiás, os torcedores ficaram espantados ao saber do salário do comandante esmeraldino, considerado elevado demais.
O gerente de Mercado, Giovani Dalla Valle pesquisou o mercado e chegou a vários nomes possíveis. O antigo diretor esportivo William Thomas, que há muito deixou o clube, ainda tem influência. É amigo pessoal de Paulo Autuori, nome que agrada aos dirigentes e poderia facilitar sua contratação. Último clube de Autuori foi o Cruzeiro.
Planejamento
A definição do novo treinador será fundamental para o planejamento do restante do ano. O Avaí pretende anunciar o substituto em breve, visando a continuidade do trabalho e os desafios do segundo semestre. Nesta quarta-feira (26), o presidente Júlio César Heerdt falará em coletiva sobre o assunto.