Janeiro 01, 2022

A propósito de um meteorologista

A propósito de um meteorologista
Reprodução NSC TV

Há muitos anos o sonho do diretor de jornalismo da RBS no Sul, Raul Costa Jr, e o meu, em Santa Catarina, era colocar um serviço exemplar de previsão do tempo. Conhecíamos o trabalho de emissoras de TV norte-americana e equipamentos para arte expostos em congressos de jornalismo por lá. Depois de muita batalha, finalmente importamos um serviço, chamado ACCU Weather, que depois de meses se mostrou insuficiente: os mapas eram recebidos com extrema lentidão e as previsões não captavam as peculiaridades regionais.

Já existia a Central RBS de Meteorologia, que procurava ampliar as informações, em Santa Catarina com o profisisonal  Glauco Freitas e apresentação da jornalista Janine Sommariva. Foi quando em 2008 comentei com Raul que faltava aqui um meteorologista que apresentasse o tempo, levando a informações sem intermediários. Raul disse “lá em Porto Alegre tem um, quem sabe?”.

A resposta definiu a transferência para Florianópolis de Leandro Puchalski, que hoje, 1º de janeiro, deixou a televisão 13 anos depois. Leandro vai continuar em voo solo, contribuindo inclusive com o portal da NSC.

Ele deixa um legado significativo na carreira em TV, contribuindo com a valorização de sua profissão e a as informações mais corretas possíveis. O esforço de Leandro foi notável no desenvolvimento de mapas do tempo e todo o tipo de arte que esclarece o que pode afetar a vida das pessoas. Quem vê a previsão do tempo feita hoje em Porto Alegre e a de Florianópolis entende a diferença que Leandro fez.

Boa sorte na nova jornada, Leandro.     

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há sete anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!