O Avaí fará um “passeio” ao Nordeste neste fim de semana, onde cumpre tabela diante do Ceará, pela 35ª rodada da Série B, domingo, às 18h30min, no Castelão. Brincadeiras à parte, um final de campeonato melancólico para a equipe azurra em meio a frustração de não ter conseguido ganhar nada.
Cabe ao técnico Enderson Moreira dizer a que veio e encontrar junto ao grupo em reformulação, desanimado e frustrado, a força necessária para encerrar a competição de forma digna. Jogar o futebol que não apresentou até o momento, mesmo que os três pontos não ajudem em nada.
A tentação
Fortaleza é um dos destinos turísticos mais procurados no país nesta época do ano. Praias, culinária, passeios, resorts e vida noturna. Tudo que o turista quer. A delegação do Avaí vai jogar e não pode aproveitar, mas sempre dá vontade de estar num cenário de tantas atrações. Não é à toa um destino muito procurado no país e no exterior. O Castelão promete mais de 50 mil torcedores do Ceará ainda em busca do acesso.
Jorge Macedo
Quando o Avaí joga em Fortaleza, muitas lembranças vêm à cabeça. Quem não lembra daquela decisão com o Fortaleza pela vaga na Série A, quando até o presidente João Nilson Zunino foi para a cozinha do hotel. Lembranças também do episódio de 2022 o Avaí perdeu no Castelão para o Fortaleza pela Série A e foi rebaixado para a Série B. A notícia, porém, foi do dirigente Jorge Macedo, então executivo de futebol do clube, flagrado na balada em Fortaleza, antes da partida. Foi demitido na volta tamanha a repercussão. Todo cuidado é pouco.
Reformulação
A diretoria vai reformular o elenco e o presidente Júlio Heerdt adiantou na última segunda-feira (28), que pelo menos 18 atletas serão dispensados após a competição. Quase metade do elenco vai embora com o desempenho fraco. Dois nomes já são conhecidos: atacante Ademilson, jogador caro para os cofres do clube e que não apresentou nada nas poucas oportunidades, e o lateral direito Kevin, que em sua segunda passagem pelo Leão, não foi nada bem.
Na pauta
O executivo de futebol Eduardo Freeland segue na alça de mira da torcida, que pediu seu desligamento com veemência ao mandatário azurra. É provável que seja desligado mesmo, pois o torcedor está inconformado com os resultados pífios apresentados. A nota sete dada pelo presidente ao trabalho do dirigente revoltou o torcedor. A indicação do presidente Júlio Heerdt é pela permanência do dirigente, mas tudo pode mudar.
G-4 e Z-4
A campanha do Avaí na Série B foi bastante irregular, iniciando com Eduardo Barroca, quando a equipe ficou duas rodadas na zona de rebaixamento. Depois, quando o presidente bateu na mesa e escolheu Gilmar Dal Pozzo, a equipe reagiu e chegou a ficar seis rodadas no G-4. Mas engatou uma descida e veio Enderson Moreira para salvar o barco do naufrágio. Venceu quatro jogos de largada, mas não deu certo. São dois meses sem vencer fora. A última foi sobre o CRB no dia 31 de agosto.
Festa na Vila Belmiro
A Série B chega a quatro rodadas do encerramento com G-4 e Z-4 quase consolidados. Neste sábado, na Vila Belmiro, às 16 horas, o Santos deve confirmar o seu retorno à Série A diante do Vila Nova. Estádio lotado para a grande festa do retorno. Novorizontino, Sport e Mirassol deverão ser os outros clubes na Série A em 2025, muito embora o Ceará alimente a esperança de chegar lá. No Z-4 os rebaixados dificilmente deixarão de ser Guarani, Brusque, Ituano e CRB. Se tiver mudança será por conta de CRB e Ponta Preta. Quatro grandes times para brigar com o Figueira pelo acesso em 2025.
Decisão
O Maracanã vai lotar no domingo, 16 horas, para a primeira partida da final da Copa do Brasil entre Flamengo x Atlético-MG. Largar bem no confronto será fundamental. Duelo interessante entre o novato Filipe Luís, 39 anos, recém iniciando a carreira e o técnico finalista da Libertadores, Gabriel Milito, 44 anos, ex-zagueiro e que já treinou equipes de expressão. Está entre os 20 candidatos a melhor treinador do mundo na temporada 2024 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol. Galo embalado e Flamengo buscando afirmação.
Copa SC
Vamos conhecer no fim de semana os finalistas da Copa SC, aquela em que o Figueirense naufragou com seu time muito fraco e o Avaí deu de ombros, talvez esperando mudança nos critérios de convite. O Avaí não quis tirar o foco do acesso e ficou sem foco. Em Tubarão o Hercílio Luz recebe o Marcílio Dias, depois de empate sem gols na ida. Novo empate dá pênaltis. Em Concórdia, a Chapecoense vai com a vantagem do empate por ter vencido o primeiro jogo por 3 x 2. Tem uma equipe mais encorpada. Deve dar Hercílio Luz x Chapecoense na decisão.
Conselho Deliberativo
Dá até arrepio quando isso acontece, mas o Conselho Deliberativo do Figueirense vai se reunir na próxima terça-feira (5), a partir das 19 horas, no Memorial Norton Flores Boppré, no Scarpelli. A oportunidade será para explicar aos conselheiros os detalhes sobre o acordo com a Clave Capital para os investimentos no clube, com a presença dos dirigentes do Fundo. A ideia é conhecer o que será investido e a forma de pagamento dos compromissos após a aprovação da Recuperação Judicial, que aguarda homologação da Justiça. Sobre futebol, nada ainda. Nem técnico e nem jogadores.
Final no Santinho
Convite aos torcedores do Náutico do Santinho, que faz a final do Estadual Não profissional neste sábado, 15 horas, no Estádio Jair Alves, Norte da Ilha, diante do Aliança, de São João do Oeste. Foram as duas melhores campanhas. Será o jogo de ida e fundamental para encaminhar a vantagem para o jogo da volta, no Oeste do Estado. O Náutico ganhou nos pênaltis do Metropolitano e o Aliança eliminou o Bela Vista, de São José, chegando pela primeira vez na decisão. O árbitro será Willian Machado Steffen, do quatro da FCF.