
O secretário André Motta Ribeiro (Saúde) afirma que o governo do Estado tem insumos, seringas e agulhas, suficientes para fazer a vacinação, em uma primeira fase, em toda a população de Santa Catarina.
A notícia é boa e será melhor se, juntamente com este estique, for garantida, o quanto antes, a compra da vacina, seja Coronavac ou de Oxford (AstraZeneca), pelo governo federal, o que oscila entre o início e meados do mês que vem.
A eficácia de 78% nos testes com a Coronavac, a partir do que foi certificado pelo Instituto Butantan, em São Paulo, e a expectativa para a liberação do uso emergencial da vacina junto à Anvisa, assim como a da AstraZeneca, feito igualmente nesta sexta (8), nos deixam com uma perspectiva única de que, finalmente, podemos partir para uma próxima fase.
EMERSON GASPERIN/DIVULGAÇÃO
À BEIRA-MAR, À ESPERA DE BALEIA!
Presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP) chega a Florianópolis na segunda e a cúpula da sigla no Estado está entusiasmada. Vice-presidente do partido, o deputado federal Carlos Chiodini (à direita) tem trabalhado por Rossi com afinco na candidatura à presidência da Câmara defendida por Rodrigo Maia (DEM-RJ), o contraponto ao projeto do deputado Arthur Lita (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Na foto, na reunião em Barra Velha, em que o presidente estadual emedebista, o deputado federal Celso Maldaner, mais um voto para Rossi, conversa com Chiodini e o vice estadual, o prefeito Antídio Lunelli, de Jaraguá do Sul, o assunto era garantir a maioria dos 16 votos, algo complicado em uma bancada majoritariamente bolsonarista e com os resquícios das diferenças estaduais. Nas piadas internas e para alimentar o FLA-FLU entre emedebistas e pepistas, o pessoal desaconselha levar Baleia Rossi à Armação do Pântano do Sul, destino dos cetáceos que eram capturados no mar até a década de 1970, antes da legislação que protege os animais. Piada ruim!