Outubro 18, 2021

A volta da família Marinho à direção da Globo

A volta da família Marinho à direção da Globo

A notícia mais impactante em comunicação nos últimos meses foi divulgada esta semana: a partir de fevereiro de 2022, a família Marinho volta à direção executiva da Globo, com Paulo Marinho, neto do fundador, e com o presidente atual do conselho de administração João Roberto Marinho, que vai acumular a presidência do Grupo.

Sai de cena o executivo Jorge Nóbrega, que tocou a empresa nos últimos anos e a quem coube o trabalho pesado de implantar o projeto “Uma só Globo”, sinônimo de corte de custos. No final do primeiro semestre, ele contabilizava um enxugamento de 281 milhões, entre salários e outras despesas. Apesar disso, a Globo encerrou o balanço parcial no ano com o um prejuízo de 144 milhões.

Voltar ao azul será o desafio da nova direção, que certamente vai encontrar números melhores ao assumir, pois o segundo semestre oferece um melhor faturamento aos veículos devido as festas de fim-de-ano. 

 

Alê saiu

Sexta-feira é o dia consagrado às demissões nas grandes empresas. Parte da ideia que são menos traumáticas porque as redações têm menos gente trabalhando. As chefias intermediárias recebem a missão do percentual de corte e escolhem os profissionais. Foi assim que aconteceu sexta-feira passada com Alexandre Oliveira, com 15 anos de esporte. Alê, como é conhecido por seus colegas, começou a carreira em Florianópolis, ao mesmo tempo em que jogava vôlei pela Unisul. 

 

Tchau, Alexandre Garcia

O quadro “Liberdade de opinião” da CNN aumentou de audiência desde que Alexandre Garcia foi demitido. É mais uma prova de que ninguém engana a todos durante muito tempo.

A onda de correção de rumo para comentaristas retrógrados poderia dar uma passada por Florianópolis. Encontraria adeptos do estilo de Garcia.

 

Grande, Zé

O criciumense Zé da Silva acaba de ser premiado com a melhor arte no 3º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com a charge veiculada na NSC retratando as motociatas presidenciais na contramão da crise sanitária.

Parabéns, Zé.

 

Álbum

Textos e fotos com histórias de Jornalismo.

27 de novembro de 2008.

Próximo ao meio-dia, chegam no aeroporto de Florianópolis o apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, e o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel. Logo em seguida acompanho os dois ao helicóptero da RBS TV, um Robson44, que vai levar o apresentador à Blumenau para um JN especial sobre as enchentes na região. A primeira impressão dele é de susto, porque o aparelho é bem menor do que o que a Globo usa no Rio e em São Paulo, e está ocupado com equipamentos, o piloto e um operador. Mas, passa logo em seguida e ele sai de Florianópolis gravando uma reportagem ao sobrevoar as pontes, usada no telejornal (vídeo). O JN é feito ao vivo da prefeitura, retratando ainda mais a tragédia que resultaria em 135 mortes no vale. Depois do jornal, procuramos restaurante para jantar, mas estavam fechados. A solução foi dada pelo Hotel Plaza Hering para onde voltamos: o cozinheiro preparou uma refeição com o que tinha disponível e não estava inutilizado pela falta de luz. Sentamos os três à mesa iluminada por velas e conversamos até bater o cansaço do longo e difícil dia.     

  

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há sete anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!