25.2 C
fpolis
25.2 C
fpolis
quinta-feira, 30 novembro, 2023

Advogado de Dirlei Paiz se mostra otimista com a soltura dele nas próximas semanas

Últimas notícias

O advogado Jairo Vieira dos Santos, que está cuidando do caso do Pastor Dirlei Paiz, esteve no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, na última quarta e quinta-feira, dias 25 e 26 deste mês, e conversou diretamente com a assessoria do ministro Alexandre de Moraes.

Segundo relato do advogado, houve um avanço significativo no caso do Pastor e ele teria ouvido do STF que a soltura de Paiz estaria próxima. O julgamento do caso ainda não tem uma data definida, mas ele poderia aguardar o desfecho do processo numa liberdade assistida.

Uma das alegações da defesa é que Dirlei não representa risco ao processo e as provas e sua prisão pode ser vista como desproporcional.

O Pastor foi preso pela Polícia Federal, na 14ª fase da Operação Lesa Pátria, no dia 17 de agosto deste ano e levado ao Presídio Regional de Blumenau, no bairro Salto Weissbach.

Ele é suspeito de incitar o que apelidaram de “Festa da Selma”, codinome usado para se referirem aos atos de vandalismo nos prédios dos Três Poderes, em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.

Segundo a PF, os fatos investigados constituem, em tese, para os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

VISITAS INDESEJADAS

O advogado Jairo Santos relata que o maior problema que vem enfrentando nesse momento são as inúmeras tentativas de visitar o seu cliente no Presídio Regional de Blumenau. De acordo com a lei, todo preso é incomunicável e qualquer tentativa que não esteja de acordo com a legislação, pode configurar como crime.

Santos fala que nem a família está visitando o Pastor no presídio, mas tem alguns colegas advogados que estão tentando usar da profissão para ir conversar com o seu cliente dentro do Presídio.

“Nem a família do pastor está visitando ele e penso que só insiste nisso quem está temendo algo ou pensa que presídio é zoológico para passear e ver o preso. Pasmem, tem até profissional que queria ir lá dar um abraço no Pastor, outros queriam fazer um vídeo. Talvez imaginem que ele esteja num Spa. Tudo isso é proibido por lei, preso é incomunicável e contato entre o cliente e o advogado basta”, enfatiza Jairo.

Referente ao seu trabalha técnico, o advogado diz que está tudo dentro do previsto e que não está no caso para se promover, não está pensando em política, não está pensando em like, mas sim pensando no Pastor e que ele tem que sair.

Ele reforça que a insistência nas visitas pode atrapalhar o andamento do processo, pois o STF pode querer investigar também esses nomes que insistem e o desfecho pode ser surpreendente.

“Tem gente que estava nesses movimentos pós-eleição de 2022 e quer visitar o pastor doidinhos para irem juntos, pois, por qual razão alguém que não é advogado do preso, quer visitar? Isso só atrapalha o trabalho técnico da defesa. Tenho as mensagens de todos que estão insistindo, e se em algum momento eu perceber que isso está atrapalhando o meu trabalho, vou informar ao ministro Alexandre de Moraes sobre esses nomes, pois a defesa não entende o que tanto querem visitar o Pastor. Será que alguém está preocupado com alguma coisa? Se sim, lamento, mas vou fazer a melhor defesa do Dirlei”, disse Jairo Santos.

O advogado agradeceu a postura de alguns políticos que, no primeiro momento, também queriam visitar o Pastor, mas entenderam a gravidade do caso e perceberam que essa atitude só o prejudicaria.

Ele lembra que, se alguém quiser falar alguma coisa contra algum ministro do Supremo Tribunal Federal, pode fazê-lo diretamente no STF e se responsabilizar pelo que fizer sem comprometer o nome ou a imagem do Pastor Dirlei Paiz.

Avatar photo
Sergio de Oliveira
Jornalista formado pela UniSociesc tem graduação também em Gestão Comercial pela Uniasselvi. Foi dirigente e consultor nas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau e Gaspar. Tem experiência em comunicação governamental, com passagem por órgãos públicos de Blumenau. Atua na área de comunicação desde 1993 com passagens por veículos como Rádio Atlântida FM, Rede TV Sul, Rádio Blumenau e Jornal O Município. Já foi produtor, editor e colunista, além de empreender na área de jornalismo digital. Há 14 anos estuda e escreve sobre o cenário político de Santa Catarina, procurando apresentar informações que orientem e ampliem a visão do leitor/internauta. Contato: sergio.redacao@gmail.com
Mais notícias para você
Últimas notícias

Grupo ND lança movimento ‘Oeste Nos Trilhos’ em Chapecó

O Grupo ND lançou o projeto ‘Oeste Nos Trilhos’ na última quarta-feira, 29, na sede da emissora NDTV Record,...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }