Novembro 26, 2021

Afegã famosa por capa da National Geographic recebe refúgio na Itália

Afegã famosa por capa da National Geographic recebe refúgio na Itália
Reprodução

Sharbat Gula, a afegã de olhos verdes imortalizada em uma capa da revista National Geographic em 1985, foi acolhida pela Itália depois que o Taleban retomou o controle do Afeganistão. Ela chegou ontem, 25, ao país.

“A cidadã afegã Sharbat Gula acaba de chegar a Roma”, anunciou o governo em nota, após lembrar que ela foi fotografada aos 12 anos, em um campo de refugiados no Paquistão, tornando-se inadvertidamente um símbolo mundial do sofrimento e da instabilidade política e social dessa região.

A foto foi tirada pelo fotógrafo de guerra americano Steve McCurry. Em 2002, Sharbat Gula voltou a ser capa da National Geographic.

Em 2016, Gula foi presa pela polícia paquistanesa por ter uma carteira de identidade falsa – acusações que ela negou. Não muito depois de ser presa, ela foi deportada ao Afeganistão, onde foi recebida pelo presidente afegão Ashraf Ghani, que lhe deu as chaves de um apartamento.

A chegada de Gula à Itália ocorre quase três meses depois que os Estados Unidos concluíram a retirada total das tropas e os esforços iniciais de evacuação de americanos e aliados afegãos do país.

Atualmente, Gula é viúva e mãe de quatro filhos.

Tags:
Radar MakingOf
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!