Portal Making Of

Ala bolsonarista do PL catarinense vai vencendo a queda de braço com Jorginho Mello

 

É fato que o governador Jorginho Mello é o grande protagonista do PL em Santa Catarina, mas é fato também que a ala bolsonarista tem grande influência no eleitorado aqui no Estado.

Parlamentares como Caroline de Toni, Jessé Lopes, Daniel Freitas e Sargento Lima tem muita força junto a família do ex-presidente Jair Bolsonaro e a vinda de Jair Renan e Carlos Bolsonaro para o Estado tem feito o governador pensar muito antes de impor suas vontades visando a eleição de 2026.

Até o fim de 2025 era praticamente certo que Jorginho Mello ia sacramentar uma aliança com o MDB e com a Federação União Progressista (PP e União Brasil). Mas como no cenário nacional esses partidos, e até o PSD, tem se aproximado do presidente Lula, Jorginho Mello começa a pensar como isso poderia atrapalhar a sua reeleição em Santa Catarina.

Em 2022 ele se elegeu com chapa pura e só fez as alianças para não ter problemas na Assembleia Legislativa, haja vista que seus deputados estaduais não tiveram maturidade suficiente, mesmo sendo maioria, para ter o controle da casa.

Mas em 2026 o governador já pensa muito em colocar Caroline de Toni (PL) como o segundo nome ao Senado, ao invés de bancar o nome de Esperidião Amin (PP), e agora convida o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), para ser o seu vice no lugar do MDB, que foi seu parceiro de três anos no Governo do Estado.

A ala bolsonarista sempre quis ver o PL longe do MDB, União Brasil e do PP, mas em Joinville o deputado Sargento Lima e o vereador Cleiton Profeta são críticos vorazes da administração de Adriano Silva.

Mesmo assim, segundo muitos bolsonaristas, é muito melhor ter o Novo como parceiro do que ter três partidos que sempre votaram com o Governo Federal em troca de cargos.

Com isso, o deputado estadual Jessé Lopes lançou uma enquete que busca saber dos seus seguidores qual seria o melhor vice para Jorginho Mello em 2026.

Na postagem que fez nesta quinta-feira, 22, ele coloca como opções o deputado federal Carlos Chiodini (MDB), o deputado estadual Júlio Garcia (PSD), o prefeito Adriano Silva (Novo) e chapa pura.

Na verdade, essa é a última vontade dos bolsonaristas, pois entendem que o PL tem mais chances de vitória em Santa Catarina se mantiver Marilisa Boehm na vaga ou se colocar um nome ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro como vice.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais