A Amazon divulgou que está apresentando uma nova e mais inteligente assistente de voz Alexa, alimentado por IA. Segundo a indicação da própria empresa, a novidade pode beneficiar estações de rádio e desenvolvedores de aplicativos de rádio, pois pode oferecer comandos de voz mais intuitivos para streaming. As novidades também devem impactar positivamente as estações brasileiras.
O vice-presidente sênior de dispositivos e serviços da Amazon, Dave Limp, a Alexa reforçou que a atualização da Alexa vai melhorar o processamento de vários comandos. “A Alexa renovada será alimentada por um grande modelo de linguagem, melhorando significativamente suas capacidades de conversação, compreensão de contexto e processamento de vários comandos”, comentou.
Ainda segundo as informações da Amazon, os avanços nas habilidades de conversação do Alexa podem fornecer aos ouvintes uma experiência auditiva perfeita e com as mãos livres. Por exemplo, a capacidade de entender o contexto poderia permitir que os usuários simplesmente dissessem “Alexa, reproduza minhas notícias da manhã” e o assistente saberia qual estação de rádio ou serviço de streaming acessar.
Além disso, o novo programa para desenvolvedores permite integrações de terceiros para aproveitar as habilidades aprimoradas do Alexa, abrindo potencialmente recursos ativados por voz mais personalizados e eficientes para aplicativos de rádio. A Amazon está lançando duas novas ferramentas, Dynamic Controller e Action Controller, permitindo comandos de voz mais personalizados que se integram perfeitamente a dispositivos e serviços de terceiros.
Embora os recursos prometam uma experiência transformadora de casa inteligente, eles serão inicialmente lançados nos EUA como parte de um programa de pré-visualização. E embora os recursos atuais do Alexa permaneçam gratuitos, a Amazon poderá introduzir uma taxa para os recursos avançados no futuro.
*Com informações do Portal tudoradio.com