Após quatro dias de premiações, a Ambev encerrou o Festival de Cannes Lions, o principal evento mundial da propaganda e do marketing, com 11 prêmios, sendo dois Leões de Ouro.
O futebol deu o tom para as conquistas da Ambev. E foi uma nova moda dentro dos gramados, e fora deles que abrilhantou os olhos dos jurados e do público do festival. O Cabelo Cremoso de Brahma deu sete prêmios para a companhia, sendo o primeiro Leão de Ouro da história da marca, na categoria Social & Influencer.
Em 2021, Brahma fez a cabeça dos jogadores e jogadoras ao levar sua Brahmosidade para dentro (e fora) de campo em parceria com Ariel Franco, o Rei do Blindado e conhecido pela criação de cortes icônicos. Assim, com criação da Agência Africa, a cerveja Nº1 da modalidade lançou tendência com um corte especial para os atletas e torcedores. Reinaldo, do São Paulo, Rossi, ex-Bahia, Cacau, ex-Corinthians, Thiago Silva, Jorginho, entre outros e outras, aderiram ao visual, assim como o influenciador Arthur Piccoli.
E foi dos campos que veio o outro Leão de Ouro da companhia, com Guaraná Antarctica, na categoria Entertainment for Sports, para o case #Presanos80. Logo no lançamento da iniciativa, a marca resgatou um de seus primeiros rótulos para lançar uma edição especial, que teve toda a renda das vendas revertida para a ONG Meninas em Campo, que trabalha o desenvolvimento da modalidade entre as mulheres. Nessa iniciativa desenvolvida pela agência Soko, Guaraná Antarctica ainda multiplicou o valor arrecadado por três e garantiu que o dinheiro fosse investido para fortalecer a descoberta e o desenvolvimento de novos talentos do esporte. Tudo isso para mostrar que, após ser regulamentado no país apenas na década de 80, o futebol feminino seguiu parado no tempo.
Mas se alguém pensa que acabou por aí, se engana. Tendo o esporte como plataforma, mas, agora, com o basquete e um outro importante viés social, Budweiser levou três Leões de Prata, com a iniciativa Unbreakable Courts, criada pela agência Africa – em um projeto em parceria com Rincon Sapiência para proteger as quadras de rua da expansão imobiliária, valorizando toda a cultura de rua e que faz parte da modalidade.
“Somos movidos pela criatividade, cultura e inovação, essa é uma jornada de toda a companhia. Deixamos de ser uma empresa de bebidas para nos transformar em plataforma de marcas que buscam socializar e encantar os fãs com consistência e propósito, impactando, de forma positiva, na cabeça, na boca e no coração. E o resultado de Cannes mostra que estamos no caminho certo”, afirma Daniel Wakswaser, VP de marketing da Ambev.
OS PRÊMIOS
LEÕES DE OURO
– #Presanos80 – Guaraná – Agência Soko – Categoria: Entertainment for Sports
– Cabelo Cremoso – Brahma – Agência África – Categoria: Social & Influencer
LEÕES DE PRATA
– Cabelo Cremoso – Brahma – Agência África – Categoria: Entertainment for Sports
– Cabelo Cremoso – Brahma – Agência África – Categoria: Direct
– Cabelo Cremoso – Brahma – Agência África – Categoria: Media
– Cabelo Cremoso – Brahma – Agência África – Categoria: Social & Influencer
LEÕES DE BRONZE
– Cabelo Cremoso – Brahma – Agência África – Brand Experience & Activation
– Cabelo Cremoso – Brahma – Agência África – Categoria: Social & Influencer
– Unbreakable Courts – Budweiser – Agência África – Categoria Entertainment for Sports
– Unbreakable Courts – Budweiser – Agência África – Categoria: Outdoor
– Unbreakable Courts – Budweiser – Agência África – Categoria: Direct