Abril 15, 2017

Amélia Bellé - uma trajetória de sucesso e solidariedade

Amélia com o marido e empresário Cristiano Bellé

 

Amélia Bellè é graduada em Administração de Empresas, casada com Cristiano Bellé, mãe de duas meninas, de 4 e 6 anos. A bela vem se consagrando no universo da beleza como uma das empresárias mais bem sucedidas da Região Sul. 

É ao mesmo tempo proprietária e gestora do Soul's Beauty, completo e sofisticado centro de estética em frente à Casa do Barão, e representante da Keune em Santa Catarina, marca de cosméticos criada há 95 anos na Holanda e referência mundial em tratamentos capilares.

Para fazer jus à qualidade e ao status da Keune do Brasil, Amélia comanda dois showrooms: na requintada sede com 1.100 m² adquirida na Beira-Mar Continental para centralizar as vendas, os treinamentos e seu projeto social Beleza Fraterna -, e junto ao salão Soul's Beauty, onde investiu R$ 700 mil em 2016.

Nos 11 anos a serviço da Keune, até atingir este patamar com 40 colaboradores diretos, milhares de clientes no varejo e uma clientela no atacado formada pelos principais salões do Estado, Amélia pôde exercitar seus principais atributos: a coragem de empreender, a capacidade de mobilizar parceiros, a obstinação pela qualidade, o talento para compreender o cliente e a vontade de formar profissionais, pela certeza de que o trabalho transforma vidas.

Em 2016, por exemplo, criou uma rede com 30 cabeleireiros que, um dia por mês, dedicam-se voluntariamente ao projeto Beleza Fraterna. Nestas datas, os clientes pagam valores simbólicos por um atendimento com igual qualidade e atenção, lotando o showroom do Continente. Toda a renda é revertida para entidades assistenciais, com uma doação de quase R$ 40 mil em 2016.

Para 2017 a ambição é ainda maior. Conciliando a veia empresária e a formação em coach, Amélia desenvolveu um projeto de formação gratuita, a ser disponibilizado mediante comprovação de desempenho a quem deseja ser um profissional da beleza, porém não tem condições de financiar os cursos necessários para ingressar no mercado.

 


 

 

RAZÕES PARA CONCORRER
Critério Atuação inspiradora

Responsável e resoluta, sem tempo para alimentar temores, Amélia levou uma única semana para abrir seu primeiro salão, graças a uma "vaquinha" entre amigos. Um ano e meio depois, não só ressarciu quem financiou o negócio como ainda, adiando qualquer luxo na vida particular, reinvestiu os R$ 20 mil economizados para modernizar e duplicar as instalações.

Sem medir esforços para surpreender os clientes e consolidar sua carreira, se deslocou do interior do Rio Grande do Sul até Curitiba, durante dois anos, para frequentar uma formação da Keune, a fim de se tornar técnica nos produtos da marca e, futuramente, capacitar profissionais nos salões gaúchos. A mesma busca pela excelência a levou a investir em cursos no exterior e a assumir a concessão da Keune em Santa Catarina quando a marca tinha uma presença tão ínfima no mercado que Amélia precisou conciliar o salão de beleza em Cruz Alta e a representação da Keune no território catarinense até que o negócio começasse a prosperar. Adiando a faculdade e a maternidade, forjou uma trajetória de sucesso que hoje se reflete em sua equipe e inspira profissionais de beleza em todo o Estado.

 

 

Curso na Keune com o mestre Roberto Tarla

 

 

INÍCIO
Critérios Missão de vida e Iniciativa

Nascida em Cruz Alta, no interior do RS, Amélia estreou no mercado de forma bem precoce. Aos 9 anos, além de atendente na lanchonete de familiares, respondia por compras e pelo estoque em certos períodos. Pouco mais tarde, aos 13 anos, o senso de compromisso a levou a assumir dupla função no salão de beleza do pai, como recepcionista e auxiliar de cabeleireiro.

Apesar das experiências no Magistério e como vendedora de roupas, a vocação para cabeleireira despontava como missão de vida, pela certeza de que não cuidava apenas da aparência, mas também da alma de cada cliente. Sem recursos mas cheia de iniciativa, abriu seu primeiro salão aos 21 anos. Na carteira, dispunha de apenas R$ 2,00, mas algumas mudanças na rotina familiar não deixavam escolha: precisava da autonomia que só o seu negócio viabilizaria.

Humildemente, arrecadou entre amigos um empréstimo de R$ 550,00 a ser ressarcido ao longo do ano 2000. Três anos após inaugurar um salão improvisado de 40 m², Amélia já empregava 15 funcionários em um casarão de quase 400 m². Hoje, divide-se entre o showroom da Keune com ampla sede própria e o salão Soul's Beauty, com completo centro de estética e luxuoso ambiente para noivas.

 

 

 

 

DIFERENCIAIS
Critérios Criatividade e Sustentabilidade

Self-made-woman, conhecedora dos obstáculos do mercado como empresária e dos obstáculos da vida como voluntária, em creches e asilos, na Liga de Combate ao Câncer e na ong Vivendo Positivo, Amélia não abre mão de otimizar todos os recursos no seu dia-a-dia. Tirando proveito do nobre endereço de esquina ocupado pelo Soul's Beauty, o projeto arquitetônico do salão privilegia a sustentabilidade.

O gasto de água, inerente à atividade, é compensado com a economia de energia, pela iluminação natural da casa com duas frentes de vidro. Outra solução eficiente e criativa é a Poupança dos funcionários gerida pelo próprio salão e reiteradamente utilizada na capacitação profissional dos mesmos, que usufruindo das economias, obtêm significativo desconto no pagamento à vista dos cursos de aperfeiçoamento.

Uma das beneficiadas, Consuelo Lima, ingressou na equipe há 16 anos como manicure. Motivada por Amélia para galgar novos postos, investindo em capacitação sua cota na Poupança, hoje é cabeleireira e técnica da Keune, coroando com a excelência do seu trabalho as oportunidades que a empresária de apenas 38 anos cria o tempo todo e comemora com todo o seu time.
 

 

 

 

BATE-PAPO

Você, a cada dia, vem conquistando vários novos passos profissionais: formatura, indicação ao prêmio, formação em coaching, novo salão? quais são seus próximos passos?

Não costumo ser muito planejada em relação a novos negócios , deixo a minha intuição e o universo conspirar a favor, e ele incrivelmente conspira . Penso em novas empresas voltadas para a educação, saúde e bem estar.

Com certeza a única coisa que não quero nunca é parar de desenvolver o meu conhecimento , e principalmente ,conhecer mais sobre o outro, pois penso que ajudar ao outro a vencer, a se superar é como ajudar a mim mesma .

 


Como foi pra você ser indicada entre as mulheres que fazem a diferença na vida das pessoas, no trabalho, na sociedade em geral?

O que me deixou mais feliz e intrigada foi perceber que as pessoas acreditam mais em mim e na minha história do que eu mesma. Sempre penso que tudo na minha vida foi acontecendo de forma tão natural, com muito esforço com certeza, mas vejo esse detalhe como se de fato fosse uma obrigação. Então, para resumir não faço mais dos que minha obrigação como empresária, pessoa , mas faço com muita vontade, dedicação e amor.

 

Como você alia a formação em coaching as suas empresas: Keune e Soul's Beauty?

Uso desse conhecimento para fortalecimento da minha equipe. Foi por esse motivo que fiz a formação! Gosto de trabalhar com pessoas felizes e bem resolvidas e se eu puder fazer a diferença na vida deles, a minha dedicação valeu.

 

O que um bom salão de beleza precisa ter?

Além das coisas tradicionais como excelentes produtos, profissionais e ambiente físico, precisa ter alma! Explicando melhor... as pessoas que ali frequentam precisam se sentir entendidas, acolhidas , como se estivessem em suas casas e os serviços recebidos devem gerar prazer. Caso contrário, estou indo ao salão para qual finalidade? Fazer uma produção em um lugar que não tenha uma boa energia com toda a certeza não é um bom negócio.

 

 

Você tem um papel forte de formação de novos profissionais, que é mais do que dar o peixe, mas ensinar a pescar... isso é um objetivo de vida?

Acho uma super oportunidade de mudar a vida não só de uma pessoa, mas sim de uma família . A lógica é simples... o mercado precisa de profissionais, nós temos a capacidade de ensinar e as pessoas precisam trabalhar, então gera um bem coletivo .

 

E o Beleza Fraterna? você ajuda muita gente e formou um time do bem. onde você quer chegar com o projeto?

Sou super fã desse projeto e confesso que ele pode crescer muito e assim o faremos. Apesar de eu ser de uma família humilde que muitas vezes precisou de ajuda, sempre ajudamos a quem precisava, então isso já vem de casa . Estava com todas as ferramentas na mão ,só bastava organizar e colocar na prática . Sabe que vejo muitas pessoas com boa vontade, porém não tem ação, e é a ação que faz a diferença.

 

Amélia e o rei dos penteados no Brasil, Paulo Persil

 

 

Ping-pong:

 

O que vc não fica sem: leitura (foi um hábito conquistado depois de adulta)

O que mais admira: determinação. Fico encantada com pessoas que apesar de tudo parecer conspirar contra, vão lá e mostram que são capazes... superação!

O que não suporta: sem duvida arrogância. E pessoas que se acham as vítimas do mundo.

Um ídolo: Papa Francisco pela sua bondade e acima de tudo coerência.

Uma saudade: da minha avó materna

A melhor viagem: todas que as minhas filhas estão junto. Minha paixão é viajar e aproveito qualquer lugar, gosto de chegar nos lugares e conhecer tudo. Fiquei muito encantada com Bruges, na Bélgica.

Um lugar: estar na minha casa ou nas empresas .

Uma beleza masculina: Ricky Martin. Não sei muito sobre ele, mas por fora é espetacularmente lindo .. kkkkkk

Beleza feminina: Puxa! Difícil ! Gosto de saber mais da essência da pessoa, precisa ser linda por dentro também . Mas vamos lá ... Ivete Sangalo por ter essas duas belezas .

Uma palavra: Gratidão

Uma frase: "O universo conspira na tua vida de acordo com os teus valores. Tenha eles bem definidos e se prepare para receber!"

Um sonho: Ter a oportunidade de ver as minhas filhas crescerem, se tornarem profissionais, mães, adultas responsáveis e preocupadas com o outro.

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Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

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