Portal Making Of

Amin diz que Contorno Viário da Grande Florianópolis “foi para o espaço”

O senador Esperidião Amin (PP) apresentou o 31º relatório de acompanhamento das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis que, segundo ele, era para estar concluída no ano de 2012.

O cronograma para a conclusão desta obra está anunciado para dezembro de 2023, mas a expectativa é que esse prazo novamente não seja cumprido.

Isso porque os aparelhos de interseção com a BR-282 e com a BR-101, que tem a previsão de conclusão para dezembro de 2023, deveriam estar com 66% e 83% executados, respectivamente, no mês de outubro de 2022.

No entanto, o estágio atual das obras é de 28% e 22% respectivamente, com a agravante de estarem completamente paralisados, aguardando a mobilização da nova empreiteira, o que não pode ser observado ainda no sobrevoo que a equipe de gabinete do senador Esperidião Amin realizou na última semana.

Em relação aos demais trechos, as obras no setor norte e intermediário estão fluindo normalmente. O ponto de preocupação é o Trevo Norte de acesso ao Contorno que iniciou com atraso, mas a obra está dentro do cronograma para conclusão em dezembro de 2023.

Já os túneis 4 e 1 estão bem adiantados, à frente do cronograma. No restante dos trechos Sul A e B, temos os túneis 2 e 3 que estão atrasados, no entanto as obras estão em execução em ritmo compatível com o objetivo.

AMIN AGUARDA POSICIONAMENTO DA ANTT

Esperidião Amin recebeu no seu gabinete na manhã desta quarta-feira, 9, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, para tratar dos atrasos nas obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis. A expectativa é que até o final da semana seja dado algum posicionamento sobre o cronograma das obras.

“Transmitimos aquilo que o nosso último relatório mostra, um desequilíbrio na obra do Contorno Viário. Temos no trecho norte um bom ritmo. Já no trecho sul paralisação da interseção no Alto Aririú, do Contorno com a BR-282, e o encontro com a BR-101 (Trombeta). Esses dois trechos paralisados inviabilizam o cronograma. Com isso, nós mencionamos quais as providências que nós teremos que tomar junto ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério Público, ou seja, aquilo que nós podemos fazer para penalizar, mas, na verdade, nós queremos a obra”, disse Amin.

O senador informou que vai aguardar até o final da semana essa manifestação para ver o que se pode salvar dessa expectativa de vermos a obra do Contorno concluída até o final de 2023. Para ele, hoje é praticamente impossível, “mas seguimos vigilantes e cobrando atitude dos responsáveis”, disse Esperidião Amin ao final da audiência.

COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA APROVA AUDIÊNCIA

Foi aprovada nessa quarta-feira, 9, na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, o convite para os representantes da ANTT e Tribunal de Contas da União (TCU) para analisar a efetividade das ações de fiscalização empreendidas pela ANTT acerca, especialmente, quanto aos novos investimentos relativos à execução das obras do Contorno Viário de Florianópolis. A data da audiência ainda será definida.

Veja o vídeo de Esperidião Amin (PP):

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais