17.3 C
fpolis
17.3 C
fpolis
quinta-feira, 18 agosto, 2022

Analytics eficaz: a chave para um marketing de aplicativos de sucesso

shutterstock
Últimas notícias

Se sua campanha de app marketing é uma máquina de alta eficiência, então os dados são o combustível que a mantém funcionando. Todo profissional de marketing deveria saber disso. E, num ecossistema de marketing em que a privacidade de dados e a aquisição de usuários (UA) estão mais complexos do que nunca, criar estratégias para um melhor uso dos dados é essencial.

De acordo com o relatório State of Mobile Data 2022, o Brasil registrou cerca de 19.600 downloads de aplicativos por minuto em 2021. Além disso, os usuários brasileiros costumam passar mais de 5,4 horas por dia em dispositivos móveis. Ou seja, existe um grande público-alvo que pode ser atingido pelos criativos in-app caso as estratégias estejam seguindo análises que sejam efetivas e ideais.

Em um nível avançado, negócios que criam estratégias baseadas em dados geram de cinco a oito vezes mais ROI (Retorno sobre o Investimento) do que os que não o fazem. Não é surpresa nenhuma, então, que 87% dos profissionais de marketing dizem que os dados são os recursos mais subutilizados das empresas, e 40% das marcas planejam aumentar o orçamento para o marketing baseado em dados.

Mas nem sempre isso é fácil. A agilidade e a adaptabilidade são pontos importantes para o sucesso, à medida que profissionais de app marketing têm o trabalho de analisar dados de um número cada vez maior de fontes. Considerando que apenas alguns pontos de porcentagem podem determinar se uma campanha foi um sucesso ou um fracasso, é preciso agir rápido. Isso significa, no fim das contas, que bons resultados vêm de uma combinação entre as habilidades do profissional de marketing e a qualidade das ferramentas que ele tem à disposição.

Com conjuntos de dados vindos de APIs, atribuições, instalações com consentimento via AppTrackingTransparency (ATT) e postbacks do SKAdNetwork, por exemplo, há uma grande quantidade de fatores para acessar e analisar. Ter todos esses dados em um só lugar é essencial para tomar decisões aprimoradas e um componente indispensável para ter resultados com o marketing de aplicativos. Afinal, como um profissional de marketing pode comparar e contrastar informações se precisa ficar trocando de painéis, diferentes softwares e planilhas? As equipes gastam horas para conferir dados entre plataformas, enquanto poderiam utilizar esse tempo para focar em crescimento e estratégia.

O marketing de aplicativos não acaba na aquisição

Cada vez mais, o app marketing vai além da aquisição inicial. A retenção e o engajamento são importantes para garantir que o dinheiro gasto com a UA não esteja sendo desperdiçado com usuários que desistem rapidamente do aplicativo ou que não provam o ROI.

De acordo com os dados da Adjust, a média global para a taxa de retenção entre diferentes categorias e tipos de dispositivos é de 6% no dia 30. Isso significa que 94% dos usuários adquiridos ficarão inativos dentro de um mês.

Para melhorar esses números, é necessário ter uma visão completa da jornada do usuário. Essa visão permite descobrir exatamente quando o usuário deixa de usar o aplicativo e identificar comportamentos que indicam o lifetime value (ou LTV). A partir daí, adquire-se o poder de fortalecer e melhorar a experiência dos usuários, suprindo melhor as necessidades deles e reduzindo os problemas, além de entender as campanhas e canais que estão trazendo usuários mais valiosos para seu aplicativo. Com essa informação em mãos e a habilidade de alterar campanhas e alocar orçamentos com rapidez e facilidade, é possível melhorar o desempenho sem grandes obstáculos.

Tome decisões melhores e mais rápidas com dados centralizados 

Os profissionais de app marketing estão lidando com uma imensidão de informações. Os dados de redes, de atribuição e do SKAdNetwork podem acumular bem rápido, principalmente ao executar várias campanhas. Ter todos esses dados na palma das mãos em um lugar acaba com as dores de cabeça do trabalho diário.

Não é necessário perder tempo navegando em visualizações de painéis confusos, várias abas e telas, uma infinidade de planilhas do Excel e fazendo cálculos manuais. Seja para localizar anomalias com rapidez ou se aprofundar em um ROAS (Retorno sobre Ativos) para um criativo específico, os profissionais de marketing precisam de ferramentas que facilitem o trabalho de busca da informação de que necessitam. A habilidade de agir rápido pode fazer a diferença entre uma campanha de sucesso e uma mal sucedida. Dados claros e fáceis de entender também podem ser usados para criar estratégias de valor de conversão e a base para o LTV preditivo, entre outros.

Por fim, uma visualização agregada de dados permite que as equipes de UA e de marketing possam focar em tarefas mais estratégicas e criativas, o que contribui para campanhas mais efetivas e um uso mais eficiente do orçamento de marketing.

*Por Larissa Olival, Sales Executive da Adjust.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Gean Loureiro inicia a peregrinação pelo Oeste, meio Oeste e região serrana

O candidato ao Governador do Estado pelo União Brasil, Gean Loureiro, estará novamente cumprindo agenda de compromissos e visitas...