18.5 C
fpolis
18.5 C
fpolis
domingo, 29 maio, 2022

Aniversário, decepção, escândalo e seleção do BR

Últimas notícias

1 – A cidade que nasci

E cresci, de 1946 até 1951, na Vila Cosmos, no Rio de Janeiro. Fui e voltei de navio, não lembro quantas vezes. Vivi em Porto Alegre em ocasiões, num total de cinco anos; em São Paulo outros dois anos e por seis meses em Barcelona. Mas Florianópolis é a minha cidade, e no dia do seu aniversário lembrei-me de uma pergunta que me fizeram em POA, quando estava no Estádio Beira Rio: “Tua cidade tem time de futebol?”. Respondi – dois: Figueirense, um clube do Bairro da Figueira junto ao cais porto, e o Avaí, em homenagem a uma batalha, durante a Guerra do Paraguai. Os dois fazem parte da cultura da Ilha. Durante 50 anos são objetos do meu ofício de jornalista. O Figueirense foi fundado em 1921 e o Avaí em 1923. A cidade tinha mais de 200 anos.

 

2 – Escândalo a propósito

Reprodução
Reprodução

Lourenço e Jô não poderiam se divertir quando estavam de folga? Na segunda-feira, 21, os dois estavam na Boate 242, no Kobrasol, em São José, e a festa terminou com um tiroteio. Jô saiu ferido, com um corte na perna. Lourenço acompanhava o amigo. No local também estavam três jogadores do Figueirense. Este incidente a direção do Avaí aproveitou para desviar a atenção do fracasso do time neste inicio de temporada, sabendo que os dois jogadores deixariam o clube no mês que vem. Lourenço não renovou o contrato e Jô, a vitima, esperava uma decisão da justiça para se transferir para o Athletico PR. A diretoria pressionada pelas redes sociais trataram o fato como um escândalo.

 

3 – Semifinal do Estadual SC 22

Nesta quarta-feira, 23 o Camboriú jogava a sua “Copa do Mundo” e os jogadores do Figueirense, no Scarpelli, não se deram conta. Marcaram primeiro e não souberam aproveitar a vantagem de jogar em casa e deixaram o Camboriú empatar em 1 gol. Sábado, 26, às 16h30, os dois clubes voltam a jogar no estádio das Nações em Balneário Camboriú, com transmissão de TV. Ao Figueirense só interessa a vitória. Enquanto que o Brusque venceu ao Concórdia por 1 a 0, em Concórdia, e joga com vantagem do empate e derrota por um gol no jogo de domingo, às 16h, no Estádio Augusto Bauer na disputa pela outra vaga a final do estadual.

 

4 – Brasil e Chile na TV Direto do Maracanã

Nesta quinta, 24, no Maracanã, às 20h30, a seleção brasileira de futebol enfrenta o Chile, em jogo pela penúltima rodada da classificação sul-americana ao mundial de futebol do Catar. O treinador Tite vai de Neymar, Vini Júnior e Antony no ataque; Arana na lateral esquerda. O Real Madrid tentou jogar assim e tomou cinco gols do Barcelona.

 

5 – Barcelona x Madrid

Imagens Reprodução/Getty
Imagens Reprodução/Getty

Poderão realizar um clássico em Las Vegas, nos EEUU, em julho, nesta arena de nome Allegian Stadium. Las Vegas é considerada um bom mercado publicitário para a cidade, que disputa nos EUA o torneio: “Internacional Champions Cup” contra a Juventus e o Milan.

 

6 – Raphinha no Barcelona

Reprodução
Reprodução

Que fez uma oferta de 35 milhões de euros (R$ 5,30) ao Leeds United, 16º colocado na Liga. Se o time inglês for rebaixado, o valor cai para 22 milhões. Deco e Daniel Alves têm interesses. O Imbituba e Avaí podem dividir 0,5% do valor da negociação pela força do mecanismo de solidariedade da FIFA aos clubes formadores. Raphinha, na foto acima, posa como vice-campeão da Série B do Catarinense sub-20 de 2014, defendendo o Imbituba FC, levado por Roberto Rodrigues, o Robertinho. Lá ele ficou seis meses, em 2015, o tempo em que o Imbituba pode reivindicar parte do dinheiro da transferência. No Avaí, Raphinha ficou um ano e foi vendido por 600 mil euros ao Vitória de Guimarães, em 2016.

 

7 – No jogo de futebol

As defesas batem, pegam, agarram e despejam a bola. Os torcedores se levantam, batem palmas. Os atacantes jogam, atacam e carregam a bola. A torcida se levanta da cadeira. Os torcedores e, os entendidos de “latinha”, se fixam em quem marca gols, como se a bola chegasse por milagre aos goleadores. Poucos vêem méritos para quem defende e organiza o jogo.

 

8 – Tisne em Figueirense 1 x 1 Camboriú

Árbitro deste jogo esteve preocupado em cultivar o politicamente correto, agindo passivamente com os infratores das regras do futebol; parando as jogadas e invertendo faltas. Ele entrou em campo com medo, por cultura, não sabia se agia em favor do time local ou do adversário. Ainda não aprendeu que os árbitros são pagos para arbitrarem o jogo e não por fazerem política.

 

9 – Duh em Portugal

É um amigo, que vive no bairro Areias, em São José, e está viajando com a família por Portugal. Torcedor do Figueirense, quando estava se dirigindo perto da cidade do Porto, parou e tirou esta foto, como lembrança.

Reprodução
Reprodução

 

10 – Gaúcho 22

Ipiranga de Erexim e Grêmio farão os jogos finais do campeonato gaúcho, por causa dos resultados desta quarta-feira, 23 – Ipiranga 3 x 1 Brasil (0x 1) e Grêmio 0 x 1 Internacional (3 a 0) nos primeiro jogos.

 

11 – Segunda

I d’ont likes mondays – Não gosto das segundas, é uma frase da música da banda irlandesa: “The Boomtwon Ratz”. Eu gosto e também de quarta-feira, pois tenho assuntos para comentar.

FIM.

Paulo Brito
Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Jesse Koz e Shurastey serão homenageados com pintura e dog park em BC

O influenciador Jesse Koz e o cão Shurastey, que morreram em um acidente de trânsito nos Estados Unidos, na...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }