Portal Making Of

ARQUIPÉLAGOS DE REDES – ARTE E ALERTA

Conhecida nacionalmente por seu trabalho nas áreas de design e moda sustentáveis, o que lhe rendeu diversos prêmios nacionais e internacionais, Nara Guichon resolveu dar uma guinada em sua bem-sucedida carreira, passando a dedicar-se, desde 2017, exclusiva e silenciosamente à produção artística. Este ano, o público catarinense poderá conhecer o resultado dessa nova fase. O projeto “Arquipélagos de Nara Guichon” foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, possibilitando uma exposição inédita e itinerante por regiões de Santa Catarina.

Vivendo há quarenta anos na Ilha de Santa Catarina, Nara fez de seu trabalho um libelo ecológico e de preservação da Mata Atlântica, importantíssimo bioma brasileiro. A preocupação da artista com o meio ambiente foi o que dirigiu seu olhar a um material que transformaria totalmente sua obra: redes de pesca de poliamida, desgastadas e abandonadas às toneladas, junto ao litoral. Entre o choque e o fascínio, ela decidiu se apropriar desse material, dando-lhe novos usos. Desde então, redes de pesca são a matéria-prima de seu trabalho.

A mostra com curadoria da crítica e historiadora de arte, Paula Ramos, professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, contará com quinze obras de medidas e montagens variáveis, constituídas a partir de tramas e estruturas polimorfas sugerindo ora configurações animais, ora vegetais, ora formas insulares, mas sempre orgânicas e pulsantes. Elas serão exibidas suspensas, apoiadas em estruturas especialmente produzidas, ou sobre o chão, convidando o público a tocá-las.

Blumenau, Laguna e Chapecó foram as cidades escolhidas para receber a mostra, no segundo semestre, que terá também atividades paralelas. Além da conversa com a artista e a curadora, serão oferecidas oficinas gratuitas ao público, no cruzamento entre arte e ecologia.

Em se tratando de Nara Guichon não poderia faltar a proposta de uma ação coletiva de plantio de árvores nativas, a partir da doação de mudas para cada cidade. A artista faz da arborização uma missão de vida.

Assim que o calendário sair, a coluna vai informar data e local de cada mostra.

Obras de NARA GHICHON – Fotos: Renata Gordo

 

ARTE E SOLIDARIEDADE

A artista plástica doou e a obra vai a sorteio para arrecadar recursos que serão usados na compra do mobiliário da Casa de Apoio do CEPON, que trabalha com pesquisa e tratamento hospitalar na área de oncologia, entre outras especialidades. A Associação Cléia Beduschi coordenou o trabalho de revitalização e agora falta o mobiliário para a casa funcionar a pleno. Ao contribuir com 25 reais, você terá direito a concorrer ao quadro da Vera Sabino.
O sorteio será dia 07 de julho e mais informações sobre as doações e o sorteio pelo telefone (48)99633-1099.

Artista plástica VERA SABINO e a obra doada para o sorteio

 

MODA E VIBE CONSCIÊNCIA

Reconexão com a natureza e tudo aquilo que ela pode te oferecer e a defesa do equilíbrio do meio ambiente. Esse é o foco da Galápagos Outdoor Evolution, empresa catarinense que procura fazer moda para quem vive além do mundo digital. O contexto é de fazer produtos que possam ser sustentáveis e ao mesmo tempo integrar as pessoas num universo de verdade e que precisa de cuidados. No próximo sábado, a Galapagos lança sua coleção de inverno, num evento em Florianópolis. Será um sunset no Kai Floripa, na Lagoa da Conceição. O embaixador da marca, Teco Padaratz, estará recebendo os convidados e a vibe será aquela de quem gosta de simplicidade, vida ao ar livre e integração com a natureza.

Vibe GALAPAGOS foto/DIVULGAÇÃO

 

AÇÃO EDUCATIVA NA ARTE

Uma das atividades gratuitas realizadas pela Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, são as ações educativas. Coordenadas pelo arte-educador da Fundação Cultural BADESC, Denilson Antonio, elas buscam apresentar e potencializar os processos criativos de cada artista. “Olhar o mundo através da arte nos ajuda a pensar o mundo onde vivemos. E são nos espaços expositivos, como a Fundação, que conseguimos estabelecer debates sobre questões atuais e ainda desenvolver ações que possam aproximar os visitantes sobre o que o artista está apresentando, o que ele quer dizer e o que os trabalhos dizem”, destaca o artista.

Atualmente a Fundação recebe a exposição Prólogo Sobre Experiência Coletiva, do artista Giba Duarte. A imersão no processo criativo do artista possibilita um mergulho no universo criado por Giba. Os visitantes têm a chance de vestir as criações do artista e ainda participar de uma oficina de desenho coletivo. Para participar das ações educativas é preciso fazer um agendamento através do e-mail: fundacaoculturalbadesc@gmail.com.

Exposição Prólogo de GIBA DUARTE foto/JULIANO ZANOTELLI

__________________________________

Até a próxima semana e vamos ao começo do inverno, na passagem incansável das estações.

@anselmoprada no Instagram

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: