Tem um ditado que eu gosto muito, que diz assim: “É isso que dá mexer com arte, essa moda que veio de Marte, eu duvido que me acerte, mas nem por isso permaneço inerte”. Vendo essa pauta e pensando na história do Centro Cultural Veras, que agora reabre as portas com esse projeto tão legal, meu coração vibra. Lembrei desse ditado e de minha própria trajetória em gostar de levar arte para as pessoas em suas mais variadas vertentes. Desafios e propósitos…
A chegada do Centro Cultural Veras foi anunciada como um edifício erguido como uma semente para o presente e futuro. Um lugar idealizado pelo curador catarinense Josué Mattos e inaugurado no Córrego Grande em agosto do ano passado.
Após a abertura, celebrada pelo setor de arte contemporânea nacional, o Veras teve que fechar as portas por um período para buscar apoios que permitissem concluir a etapa de construção e dar andamento às atividades propostas.
Agora, nesse fim de semana, dias 1 e 2 de julho, o Veras reabre ao público com a primeira edição do Veras Veritas Rede Colaborativa. A programação ocorre das 10h às 19h, com entrada gratuita e muitas atrações para visitantes de todas as idades. A começar pela Feira de Arte, Design, Artesanato, Publicação e Vestimenta, que reúne no local os trabalhos de mais de 30 criativos alinhados à proposta do espaço.
“Construir uma rede empenhada em desenvolver ações culturais, por meio de um sistema de autogestão e economia colaborativa, é um caminho para sairmos dos impasses relacionados com apoios que poderão deixar de existir de um momento para outro. Por isso inventamos meios para atuar em rede e fazer acontecer uma programação concebida desde muito antes de o primeiro tijolo ser assentado no edifício”, comenta Josué Mattos, historiador da arte e curador.
O mapeamento da primeira rede de profissionais em sincronia com os objetivos do Veras coloca em evidência processos artísticos e produtos elaborados a partir de técnicas manuais, numa lógica contrária à fabricação em grande escala da indústria. De acessórios, roupas, objetos decorativos, publicações, mobiliário, há uma diversidade de criações e propósitos que estarão em exibição e à venda nas datas.
E olha que programação legal
Entre as ações vai rolar, no sábado de manhã, uma visita guiada pela instalação do artista Samuel Casal, pela intervenção na fachada, de Ana Teixeira e por algumas ideias que definem a edificação do Veras. A visita será conduzida por Josué Mattos, co-fundador do Veras.
Na sequência, uma programação destinada ao público infantil. E o almoço está garantido, das 11h30 às 15h, com a Feijoada Vegana preparada pela Cantina do centro cultural.
À tarde a conversa será organizada com a colaboração de ceramistas presentes na rede colaborativa. “Aquilo que no barro contém” é o tema do bate papo coordenado por Diogo Chicatto, Irene Camargo, Korina Costa e Victoria Vélez.
Na sequência, às 15h, a jornalista Simone Bobsin, à frente do portal ARQ SC, assume a roda com o tema SABER FAZER: manualidades têxteis e suas conexões na contemporaneidade + agulhaço. A proposta aberta consiste em praticar manualidades com agulhas de bordado, tricô, crochê, fios e linha para tecer um bom papo com as convidadas e por aí vai…
Veja mais no @centroculturalveras
*****
*****
Transformadora! Foto Eloar Silva
A especialista em emagrecimento, Michelle Machado, que já assinou em Florianópolis mais de 3000 cases de transformação, lançou sua própria linha de polivitamínicos para auxiliar o processo: MACA PERUANA para dar mais energia; CROMO para reduzir a vontade de comer doce; e o POWER, que melhora o metabolismo, combate a queda de cabelos e fortalece as unhas.
*****
Trio de peso
Presente há mais de 30 anos no mercado catarinense e reconhecida pela qualidade dos empreendimentos entregues, a Alínea Urbanismo tem um trio de peso à frente de suas operações. Karina Correia, gerente comercial, Giovane Saragoça, diretor técnico, e Rafael Silva, diretor de negócios da urbanizadora (da esq. para dir.) comandaram recentemente o lançamento de mais um empreendimento em São José, o Vivenda Praianos. A empresa está em plena expansão e cidades como Imbituba, Criciúma, Itajaí, Joinville e Blumenau estão entre os locais que deverão receber novidades nos próximos dois anos.
*****
Temporada de sopas
Com a chegada do inverno a pizzaria Leone’s, localizado no Bairro Cacupé, lança um cardápio para lá de especial. Sopas servidas no pão Italiano. Ô delícia!
A temporada de sopas enta no cardápio la carte, servidas em pão italiano rustico, próprio para a sopa. Além, de um espaço familiar e aconchegante com lareira, vinhos selecionados, forno a lenha o restaurante possui uma vista espetacular para a beira mar norte, música ao vivo toda sexta e sábado, espaço kids e pizzaiolo mirim, onde as crianças podem produzem sua própria pizza. Já tô com roupa de ir!
*****
Arraiá do Avante
No próximo 09 de julho (domingo) tem festa na freguesia de Santo Antônio de Lisboa. Com barraquinhas de comidas típicas, apresentação do Boi de Mamão, quadrinha, bateria show, infláveis para a criançada e touro mecânico e lógico de muita diversão e música.
A Associação Recreativa Cultura e Esportiva Avante promove seu Arraiá para a comunidade com entrada gratuita a partir das 11h.
*****
Sucesso na primeira edição
Os anfitriões Vanessa Oliveira e Davi Cidade, comemoraram o sucesso da primeira festa do Bloco Bucica do Davi, que bombou e quem esteve por lá já está cobrando a segunda edição. Regada a muita música, boa comida e conversa entre amigos, o evento foi uma prévia do que virá para o Carnaval 2024.
A presença do garoto propaganda do bloco, o tricampeão mundial, Paulo Cezar Caju, já está mais que confirmada.
*****
Prêmio Personalidade de Vendas ADVB
O empresário Daniel Dimas, CEO da Dimas Construções, está entre os finalistas do 30º Prêmio Personalidade de Vendas ADVB/SC 2023. Ele foi escolhido para representar a Grande Florianópolis após votação regional. O grande vencedor será conhecido no dia 13 de julho.
Daniel Dimas concorre ao lado de outros cinco empresários. São personalidades catarinenses que apresentaram desempenho mercadológico de destaque durante o ano de 2022, conforme divulgou a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC).
*****
Arena Opus
A partir de junho/2023 o Hard Rock Live Florianópolis passará a se chamar Arena Opus. A gerência da casa passa a ser da Opus Entretenimento, maior plataforma de shows e espetáculos ao vivo da América do Sul. A decisão deu-se por conta da não renovação de contrato com a marca Hard Rock. A infraestrutura, qualidade de serviço e segurança seguirão os mesmos.
Produzindo entretenimento e grandes espetáculos desde 1976, a Opus Entretenimento é responsável pelo gerenciamento e operação de importantes casas de espetáculo do Nordeste ao Sul do Brasil. Entre elas, Teatro Bradesco, Vibra São Paulo e Teatro Opus Frei Caneca (SP), Teatro do Bourbon Country (Porto Alegre/RS) e muitas outras.
A mudança leva a novos horizontes e a um maior desenvolvimento profissional, visando oferecer o melhor do show business e eventos através de uma experiência plena. A empresa chega a São José para transformar o entretenimento, colocando a cidade na rota dos maiores shows já vistos no Brasil.