Agosto 30, 2018

As maravilhas do Festival Nacional da Truta

As maravilhas do Festival Nacional da Truta
Divulgação

Está aberta a temporada de delícias! Ontem foi um dia especial. Dia de conhecer as maravilhas gastronômicas oferecidas por Urubici e Bom Retiro e que tem como estrela principal a truta. A FENATRUTA começa em alto estilo, merecendo uma coluna inteira para divulgar este festival de nobres sabores!

O III Festival Nacional da Truta vai de amanhã até 30 de setembro e conta com 16 restaurantes que criaram receitas especiais e pratos que chegam ao valor máximo de 49 reais. Todos valorizando a produção local desse peixe de sabor delicado e sensacional, que é cultivado ali mesmo, que vive e procria em águas frias e puras, e que elevou Urubici ao segundo maior produtor de trutas do Brasil.

 

Isso que vocês podem ver ao fundo são os cerca de 80 tanques de criação localizados em Urubici. A produção começa no berçário, que fica em espaço separado, e se estende até aos tanques onde estão as enormes e lindas trutas matriz.

 

O resultado é algo como a lasanha de truta com pinhão, do retaurante Bodegão, de minha querida amiga Regina, que arrancou suspiros e fez muita gente comer fechando os olhinhos, de tão deliciosa!

Os principais pratos, que fazem parte do cardápio oficial do Festival, com ingredientes típicos, foram degustados por autoridades dos municípios de Urubici, Bom Retiro e região, jornalistas e formadores de opinião da capital e da Serra Catarinense. Entre os convidados, nossa turma de profissionais da comunicação, que saiu cedinho de Florianópolis para participar do lançamento da FENATRUTA.

 

Como brinca nosso colega querido, Aldo Grangeiro, o PIB do jornalismo. kkk.

 

Para harmonizar as delícias gastronômicas, como essa truta com camarão, do Restaurante Barba, entre uma garfada e outra, vinhos de altitude, produzidos na região e reconhecidos mundialmente pela sua qualidade. Destaque para os vinhos e espumantes da Casa Cervantes, elogiadíssimos até pela sommelier da nossa turma, Márcia do Amaral, do Tudo do Vinho.

Ah, e em tempo, participando do Festival está também a Cerveja Serrana Boava, uma German Pils, simplesmente medalha de "ouro" conquistada no Concurso Nacional de Cervejas, que é realizado em Blumenau.

A cerimônia contou com a presença do presidente da SANTUR, Valdir Walendowsky, que ressaltou a importância da cultura da truta para a região. O festival é promovido pela Associação do Trade Turístico de Urubici - Pouserra e tem o propósito de, além de promover o maravilhoso produto local, movimentar a economia dos municípios nesse período de baixa temporada, pós inverno.

 

Programão certeiro garantido! Programe-se para subir a Serra e se deliciar! Por todos os cantos de Bom Retiro e Urubici, será possível viver o Festival em sua plenitude. As apetitosas receitas à base de truta estarão disponíveis nos bistrôs, cafés, empórios e restaurantes da cidade. 

"Quem nos visitar jamais esquecerá tão saborosa experiência", diz Adriane Zilli Rodrigues, presidente da Pouserra. E a gente assina embaixo!

*****

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

SOS Músicos SC

Dezembro 01, 2020
Exclusivo

A casa, a pandemia e o novo morar

Novembro 27, 2020
Exclusivo

Lives em Estúdio 360º

Novembro 26, 2020

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Rancho Açoriano

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!