23.5 C
fpolis
23.5 C
fpolis
terça-feira, 5 julho, 2022

Asteroide de quase 2 km se aproxima da Terra nesta sexta

Foto: Nasa/Divulgação
Últimas notícias

Um gigantesco asteroide chamado 7335 (1989 JA), com cerca de 1,8 km de diâmetro, vai passar “relativamente perto” da Terra nesta sexta-feira, 27, em uma velocidade de 76.000 km/h ou 20 vezes mais rápido que uma bala em alta velocidade. Mas isso não é motivo para alarde, destaca reportagem do G1.

“Não há chance alguma de que este asteroide possa impactar a Terra. De fato, o sobrevoo de 27 de maio é o mais próximo que este asteroide se aproximará da Terra em pelo menos 2 séculos”, explicou ao portal Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near Earth Object Studies) da Nasa.

Ainda assim, dado o enorme tamanho da rocha espacial e a proximidade da Terra, a NASA classificou o asteroide como “potencialmente perigoso”, mas como explica o astrônomo Pedro Bernardinelli, isso não quer dizer que ele é uma ameaça para gente nem mesmo em futuro próximo. “A ideia não é assustar, mas chamar atenção ao objeto para observadores”, explica o especialista.

Bernardinelli disse ao g1 que essa classificação não deve ser interpretada como algo alarmista pois “conhecemos bem a órbita do 7335 e sabemos, de fato, que ele não representa perigo nenhum”.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Instagram nega que vai mostrar quem visitou seu perfil

O Instagram desmentiu os rumores e afirmou não vai revelar quem visitou o seu perfil. O rumor começou a...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }