Avaí e Figueirense terão time novo para a temporada 2025 na busca pelos resultados que faltaram este ano. A limpa começou nos dois lados com o anúncio das dispensas. Foram resultados pífios na temporada, não ganharam nada, fracasso em todas as competições e não há mais o que fazer a não ser mudar. Dentro e fora de campo, os dois em situações semelhantes. O Avaí com suplementação orçamentária depois de gastar demais e o Figueirense, sem dinheiro e com dívidas, conseguiu a Recuperação Judicial e deu novas garantias para a parceira tocar o futebol.
Barca saindo
A lista de dispensa do Avaí já tem até o momento doze nomes e inclui atletas que foram até titulares ao longo da temporada como Giovanni e Gustavo Vilar. As avaliações do técnico Enderson Moreira foram fundamentais para as decisões, afinal, ele teve tempo para isso. Como vai ficar no projeto, entende que precisa de um novo perfil, com qualidade, entrega e poder de decisão, que ficou faltando em muitos momentos desde que assumiu.
Giovanni e Cia.
O nome azurra que mais chama a atenção na saída é o meia Giovanni, 30 anos, em sua segunda passagem pelo clube. Na primeira em 2021 conquistou o título Catarinense e foi protagonista. O meia chegou no final do ano passado e sempre foi destaque pela qualidade do seu futebol. Fez um bom Catarinense e chegou a liderar o time como capitão. Quem não lembra do golaço na vitória sobre o Santos, na Vila Belmiro. As lesões, condicionamento físico e outros eventos foram decisivos para não permanência.
Novo time
O técnico Thiago Carvalho foi apresentado na semana no Figueirense, que terá um time novo. Foram dispensados 16 jogadores: Thiago Gonçalves, Rafael Ribeiro, Thomás Kayck, Genílson, Thiago Barbosa, Cedric, Titto, Matheus Machado, Glédson, Léo Baiano, Henrique Rodrigues, Guilherme Pato, Renan Bernabé, Jefinho, Ruan Levine e Bruno Michel. Nenhum vai deixar saudade. Renovaram contrato: JP Iseppe (volante), Nicolas (atacante), Samuel (lateral) e Natan Alves, um jovem da Base. Falta anunciar os jogadores contratados para a próxima temporada.
Mudanças na fórmula
Os clubes se reuniram semana passada, aprovaram uma fórmula de disputa para o Estadual e se arrependeram. Não era o que desejavam. Pediram uma nova reunião nesta sexta-feira. Agora sim, mudaram a fórmula de disputa para classificar oito equipes no turno único de todos contra todos e realizar um mata mata nas quartas de final, partida única. Semifinal também em partida única e a decisão em dois jogos. Para isso foi preciso antecipar o início para o dia 15 de janeiro. O Criciúma só estreia na segunda rodada, contra o Concórdia, jogo que vale a Recopa Catarinense, dia 20/01, uma segunda-feira. Encerramento no dia 22 ou 26 de março.
Final da Libertadores
Um sábado para ficar na história com a sexta final brasileira na Copa Libertadores entre Atlético-MG x Botafogo, no Estádio Monumental de Núñez, casa do River Plate, em Buenos Aires. Não há favorito, duas grandes equipes, com destaques importantes, mas o Botafogo, de John Textor, chega mais inflado com a liderança do Brasileiro e a vitória sobre o Palmeiras. Final é final e pode acontecer de tudo.
Confrontos brasileiros
Relembre as outras decisões entre brasileiros e os campeões, em dois jogos: 2005 – São Paulo 4 x 0 Athlético Paranaense (1 x 1 na ida); 2006 – Inter 2 x 2 São Paulo (2×1 Inter); em jogo único 2020 (Maracanã) – Palmeiras 1 x 0 Santos; 2021 – Palmeiras 2 x 1 Flamengo (Centenário, em Montevidéo): em 2022 – Flamengo 1 x 0 Athletico Paranaense ( Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador).
Saudade
Uma data para lembrar sempre a saudade que temos daqueles que nos deixaram precocemente no fatídico voo da Chape, que caiu em Medelín, na Colômbia em 29 de novembro de 2016. Foram 71 mortos e seis sobreviventes: Jackson Follman, Neto, Alan Ruschel e Rafael Henzel, que depois faleceu em Chapecó. Sobreviveram ainda os tripulantes Erwin Tumiri e Xemena Suarez. A Chapecoense, que depois foi declarada campeã Sul-Americana, ainda sente os reflexos da tragédia.
Decisão
O Criciúma vai precisar jogar muito mais do que vinha jogando no Estádio Heriberto Hülse para derrotar o Corinthians, neste sábado, 19h30min, pelo Brasileirão. Vitória será fundamental para sair do Z-4 e buscar a permanência. Tem condições de vencer, mas precisa estar focado e ser decisivo. O técnico Cláudio Tencatti tem que fazer o grupo aliviar a tensão e jogar futebol. O adversário é qualificado e tem os retornos de Yuri Alberto e Memphis Depay. Haja coração para mais uma decisão de casa cheia. Anderson Daronco no apito e Daniel Nobre Bins no VAR, um perigo sempre.
Gastou demais
O Conselho Deliberativo do Avaí, ainda meio atravessado com o presidente Júlio Heerdt por conta da permanência do executivo de futebol Eduardo Freeland, aprovou por 27 a 21 uma suplementação de mais de 21 milhões de reais. O pedido de suplementação foi aprovado pelo Conselho Fiscal, com ressalvas, por conta do prazo, mas o CD referendou o pedido depois de muita discussão. Conselheiros com um pé atras por conta dos gastos elevados com o futebol e sem resultados em campo. Que o último ano de gestão da atual diretoria seja de resultados em 2025, para não passar em branco.